Logo
Regional

“Colouring the cities” quer tornar o meio urbano mais colorido e sustentável

23 Fevereiro, 2023 | 12:29
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

“Colouring the Cities” é o nome do projeto vencedor da quarta edição do Link Me Up 1000 Ideias. Um projeto que juntou 13 Institutos Politécnicos portugueses e que visou dar apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo, através da capacitação de jovens estudantes.

Idealizado por alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Ana Cunha, Miguel Soares-Oliveira, Mónica Miranda, Paulo Dias e Ricardo Luz, juntamente com a docente Mafalda Laranjo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o “Colouring the Cities” consiste num conjunto de ideias para dar mais cor às cidades. Com base em conceitos de sustentabilidade, poderão ser adotadas várias práticas que tornarão os espaços urbanos, já densamente povoados e com perspetivas de crescerem ainda mais no futuro, em zonas onde o bem-estar se assume como elemento central.

O projeto visa dar cor às cidades, mas de uma forma mais consciente e estratégica, indo muito além da componente visual e abraçando conceitos fundamentais como a sustentabilidade ambiental, a solidariedade social e a tolerância. O “Colouring the Cities” quer transformar o meio urbano, em muitos casos, desprovido de natureza e cor, em algo bem mais agradável onde as pessoas gostem de viver, passear e visitar.

Criar mais espaços verdes e substituir árvores ornamentais por árvores de frutos: duas medidas defendidas no projeto

A docente Mafalda Laranjo explica que o processo de trazer cor às cidades foi desenvolvido de três formas: “Numa perspetiva mais visual, incluir espaços verdes, como jardins, coberturas e fachadas ajardinadas, e substituir as árvores ornamentais por árvores de fruto, com a criação de hortas comunitárias, promovendo uma alimentação mais saudável e mais económica; apostar nos princípios da cromoterapia e utilizar cores em edifícios que transmitam boas sensações às pessoas; e, por fim, apostar numa política de bom acolhimento a estrangeiros, que possam trazer às cidades diferentes cores de pele, nacionalidades ou etnias”.

Formada em Engenharia Civil, Mafalda Laranjo explica que o projeto surgiu sob a temática da sustentabilidade: “Como engenheira civil, pensei no tema do ponto de vista do desenvolvimento de novas ideias para o planeamento urbano, para a organização de infraestruturas e para o funcionamento da própria cidade. No entanto, tratando-se de um processo de cocriação, os alunos acabaram por interpretar a minha cor de outra perspetiva, muito visual, ambiental e com uma enorme preocupação social”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita.