A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) organiza durante o mês de dezembro, em colaboração com os municípios da região, diversos workshops temáticos intitulados “Múltiplas Literacias”, com o objetivo de facilitar múltiplas aprendizagens, num contexto informal, a migrantes residentes no Alto Minho e favorecer a sua integração.
Esta iniciativa insere-se no projeto AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho, que está a ser desenvolvido pela CIM Alto Minho e financiado pelo FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, concentrando neste último trimestre do ano uma agenda de atividades muito forte, que envolve diretamente técnicos e migrantes.
Assim, este programa tem início no próximo dia 14 de dezembro com uma ação de capacitação destinada a agentes locais e profissionais que atuam na área da integração de Nacionais de Países Terceiros (NPT), sobre “A importância da mediação intercultural”. Esta ação realiza-se nas instalações da CIM Alto Minho, em Valença, das 09h30 às 12h30.
No mesmo dia, tem lugar em Ponte de Lima, na Clara Penha – Edifício Casa dos Sabores, o primeiro workshop dirigido aos NPT residentes no Alto Minho. Esta sessão decorre das 18h às 20h e será dedicada ao tema “Perspetivas e Expectativas – Processos de Inclusão”.
No dia 16 de dezembro, estão programados mais dois workshops, em Monção e em Viana do Castelo. Entre as 10h e as 12h30, a Biblioteca Municipal de Monção acolhe este evento, centrado nas representações sociais, teatro experimental e narrativas recontadas. Também de manhã, das 10h às 13h, realiza-se no Navio Gil Eannes – Auditório do Centro de Mar, em Viana do Castelo, uma sessão sobre “Dar voz à Cidadania”.
A CIM Alto Minho acredita que eventos como este têm o potencial de contribuir para a transformação e melhoria das condições de vida dos NPT, promovendo o exercício pleno da cidadania e o bem-estar de todos.
Em resposta à crescente diversidade de migrantes no quotidiano do Alto Minho, a CIM Alto Minho e os municípios reconhecem a importância de validar boas práticas de acolhimento e integração. O projeto AMAM surge como resposta a esta necessidade, procurando promover o empoderamento, o diálogo, a autonomia, a integração e a participação cívica deste público específico, baseado no conhecimento científico, na evidência empírica e no saber profissional.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.