A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) organiza durante o mês de dezembro, em colaboração com os municípios da região, diversos workshops temáticos intitulados “Múltiplas Literacias”, com o objetivo de facilitar múltiplas aprendizagens, num contexto informal, a migrantes residentes no Alto Minho e favorecer a sua integração.
Esta iniciativa insere-se no projeto AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho, que está a ser desenvolvido pela CIM Alto Minho e financiado pelo FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, concentrando neste último trimestre do ano uma agenda de atividades muito forte, que envolve diretamente técnicos e migrantes.
Assim, este programa tem início no próximo dia 14 de dezembro com uma ação de capacitação destinada a agentes locais e profissionais que atuam na área da integração de Nacionais de Países Terceiros (NPT), sobre “A importância da mediação intercultural”. Esta ação realiza-se nas instalações da CIM Alto Minho, em Valença, das 09h30 às 12h30.
No mesmo dia, tem lugar em Ponte de Lima, na Clara Penha – Edifício Casa dos Sabores, o primeiro workshop dirigido aos NPT residentes no Alto Minho. Esta sessão decorre das 18h às 20h e será dedicada ao tema “Perspetivas e Expectativas – Processos de Inclusão”.
No dia 16 de dezembro, estão programados mais dois workshops, em Monção e em Viana do Castelo. Entre as 10h e as 12h30, a Biblioteca Municipal de Monção acolhe este evento, centrado nas representações sociais, teatro experimental e narrativas recontadas. Também de manhã, das 10h às 13h, realiza-se no Navio Gil Eannes – Auditório do Centro de Mar, em Viana do Castelo, uma sessão sobre “Dar voz à Cidadania”.
A CIM Alto Minho acredita que eventos como este têm o potencial de contribuir para a transformação e melhoria das condições de vida dos NPT, promovendo o exercício pleno da cidadania e o bem-estar de todos.
Em resposta à crescente diversidade de migrantes no quotidiano do Alto Minho, a CIM Alto Minho e os municípios reconhecem a importância de validar boas práticas de acolhimento e integração. O projeto AMAM surge como resposta a esta necessidade, procurando promover o empoderamento, o diálogo, a autonomia, a integração e a participação cívica deste público específico, baseado no conhecimento científico, na evidência empírica e no saber profissional.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.