A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) realiza no próximo dia 30 de novembro, em Ponte da Barca, o seminário “O rio Lima e os desafios do desenvolvimento e atração turística”, integrado no projeto de cooperação transfronteiriça “Fronteira Esquecida Limia-Lima”.
Com início a partir das 09h00, no Auditório Municipal de Ponte da Barca, a iniciativa contempla no seu programa um painel sobre “Desenvolvimento turístico, redes turísticas e coesão territorial”, que terá como intervenientes Cristina Mendes, representante da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal; Susana Ribeiro, diretora geral operacional da Associação de Turismo do Porto – Convention & Visitors Bureau; Cesáreo Pardal, presidente do Cluster de Turismo da Galiza; e António José Correia, coordenador da Rede de Estações Náuticas de Portugal.
Haverá também uma mesa redonda com operadores turísticos que desenvolvem atividades no Alto Minho, em particular no rio Lima, para partilha de experiências relacionadas com a construção de produtos turísticos integrados para a bacia hidrográfica do rio Lima, são eles: Isabel Sousa, da Explore Iberia; Joel Pereira, da Tobogã; Ricardo Viana, da Portugal Active; e Paulo Lopes, da Portugal Green Walks.
A sessão de abertura estará a cargo de Manoel Batista, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho; e de Augusto Marinho, presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca.
O programa completo do seminário e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt. A inscrição é gratuita.
O projeto “Fronteira Esquecida Limia-Lima”, cofinanciado pelo programa: INTERREG V-A España-Portugal (POCTEP), está a ser dinamizado pela CIM Alto Minho, em conjunto com a Deputación de Ourense (beneficiário principal), a Xunta de Galicia – Património Natural, a Confederação Hidrográfica Miño-Sil e os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo. Tem como principal objetivo proteger e valorizar o património cultural e natural, como suporte de base económica da região transfronteiriça, através da dinamização de atividades que promovam o espaço do rio Limia-Lima como um geo-destino turístico de qualidade e sustentável.
A Câmara Municipal de Caminha vai passar a disponibilizar dois novos serviços aos munícipes: o Serviço de Atendimento e de Acompanhamento Social (SAAS) e o Serviço de Rendimento Social de Inserção (RSI). Ambos entrarão ao ativo já esta segunda-feira, 3 de abril, e serão gratuitos.
Está aberto até às 16h00, do dia 14 de abril, o período de apresentação de propostas ao concurso público para a concessão do “Bar da Lenta”, espaço destinado à instalação de um estabelecimento de bebidas localizado na Praia Fluvial da Lenta, em Vila Nova de Cerveira.
O projeto "Contratos Locais de Desenvolvimento Social Quarta Geração" (CLDS 4G Monção) vai promover no Dia Mundial da Atividade Física, 6 de abril, em Monção, jogos interfreguesias, destinados a pessoas com mais de 65 anos.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira distribuiu 1200 chocolates pelas crianças e jovens dos estabelecimentos de ensino público e privado do concelho, para assinalar a quadra pascal que se aproxima.
A prova integra duas competições do circuito nacional, das quais uma delas é o Campeonato Nacional de Trail, sábado, onde se esperam cerca de 600 atletas. Domingo iniciam-se as partidas das provas abertas nas distâncias de Ultra Trail 50km, Trail Longo 30km, Trail Sprint 18km, Mini Trail 14 km, esperando reunir cerca de 1.500 atletas.
Foi publicada em Diário da República a abertura de um concurso público para a “Empreitada de Reabilitação e valorização do Rio Neiva nos concelhos de Esposende e Viana do Castelo”, com valor base superior a 552 mil euros.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e o Município organizam as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que irão decorrer de 17 a 28 de abril em oito recintos desportivos. O evento irá contar com a presença de cerca de 1 500 participantes, entre estudantes-atletas, treinadores, oficiais e voluntários.