Logo
Regional

CIM Alto Minho pede reunião urgente com o ministro da Saúde

17 Maio, 2023 | 16:21
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) solicitou com carácter de urgência, um pedido de reunião ao ministro da Saúde, para abordar as prioridades de investimento e os desafios enfrentados na área da saúde no território do Alto Minho. Este pedido surge no seguimento das deliberações da última reunião do Conselho Intermunicipal, realizada na segunda-feira, dia 15 de maio.

Durante a reunião, foram abordados diversos aspetos, nomeadamente a necessidade urgente de criar condições adequadas de financiamento para investimento e funcionamento dos serviços de saúde no Alto Minho, com enfoque na reabilitação das estruturas e no reforço de recursos físicos e equipamentos nas instalações dos Cuidados de Saúde Primários.

A CIM Alto Minho já apresentou um dossier detalhado ao ministro da Saúde, que inclui um levantamento realizado pela Unidade Local de Saúde Alto Minho (ULSAM) e pelos municípios sobre as necessidades de investimento em saúde na região, onde apresentam projetos de execução e outras peças técnicas, para a posterior candidatura a fundos comunitários, em particular o PRR-PT, para a concretização de intervenções nas Unidades de Cuidados de Saúde Primários do Alto Minho.

Consideram ainda que a ULSAM tem vindo a ser penalizada pelo modelo de financiamento adotado nos últimos anos, enfrentando uma das mais baixas capitações a nível nacional. Esta situação coloca em risco a capacidade de investimento em equipamentos e infraestruturas essenciais para uma melhor resposta dos serviços de saúde no Alto Minho, assim como compromete o adequado funcionamento das diversas valências e especialidades oferecidas pela ULSAM.

Ainda durante a reunião, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou uma exposição realizada pela Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo, que dá nota do lançamento de um abaixo-assinado para auscultar a opinião dos utentes da ULSAM sobre a ausência de um Serviço de Radioterapia no Hospital de Viana do Castelo para o tratamento de pacientes com cancro. O abaixo-assinado já conta com a adesão de mais de 30 mil cidadãos dos 10 concelhos do Alto Minho.

Foi ainda salientada a necessidade de designação do Conselho de Administração da ULSAM, uma vez que o mandato dos atuais membros terminou em 2019 e foi prorrogado até 31 de dezembro de 2021, no sentido de dar estabilidade à gestão e funcionamento desta unidade de saúde.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Abril, 2024

Município de Ponte de Lima reforça frota de veículos

O Município de Ponte de Lima reforçou a frota de veículos com a aquisição de uma mini-pá carregadora e uma retroescavadora colocadas ao serviço da Divisão de Serviços Urbanos.

Regional 15 Abril, 2024

Alunas do Politécnico de Viana do Castelo conquistam o pódio no Encontro Internacional de Jovens Empreendedores

O Encontro decorreu, na sexta-feira, na Universidade de Santiago de Compostela, tendo sido apresentados perto de 40 projetos desenvolvidos por estudantes de uma dezena de instituições de ensino superior de Portugal e Espanha. As duas estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo destacaram-se ao vencer o prémio de Melhor Projeto Português – Categoria Projetos e o Prémio Especial Impacto Social.

Cultura 15 Abril, 2024

Valença: Segundo circuito de arte pública celebra a Revolução dos Cravos

O Município de Valença já está a receber o segundo circuito de arte pública. Esta edição é dedicada à “Liberdade e Participação – 50 Anos do 25 de Abril" e os trabalhos de execução das instalações artísticas prolongam-se até 19 de abril, em três pontos da cidade.

Cultura 15 Abril, 2024

Venda de livros cresceu de janeiro a março com preços a subir face a mesmo período de 2023

Perto de três milhões de livros foram vendidos em Portugal nos primeiros três meses deste ano, o que traduz um aumento de 5,8% face ao mesmo período de 2023, apesar do aumento médio de preços de 1,8%.

Regional 15 Abril, 2024

Ponte da Barca: Maior Bolo de Mel de Portugal atingiu um novo recorde

O Maior Bolo de Mel de Portugal regressou, este domingo, a Ponte da Barca com 216 metros, tendo alcançado um novo recorde. 

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.