Logo
Regional

Chuva  de Estrelas, Luas de Júpiter e Anéis de Saturno no Parque Nacional da Peneda Gerês

11 Outubro, 2022 | 10:22
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A ARDAL-Porta do Mezio, em parceria com a Borealis, propõe para 22 de outubro um magnífico programa noturno dedicado à chuva de estrelas Orionidas, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês. Aproveitaremos para observar através dos nossos telescópios as luas de Júpiter e anéis de Saturno. 

De olhos postos em Orionte, vamos procurar estrelas cadentes provenientes desta constelação e cuja origem dos meteoros é o cometa 1P/Halley.

Será uma viagem surpreendente de conhecimento e descoberta para desvendar os mistérios das noites estreladas, iremos compreender as fases do ciclo de vida das estrelas, estabelecer contacto com as principais teorias físicas que regem o Cosmos a grandes escalas, apreender noções e métodos de orientação baseados nas estrelas, e entre muitas outras coisas estabelecer contacto com a magia das noites consteladas do norte de Portugal.

Num evento especialmente pensado para desfrutar entre família e amigos, para além das estrelas cadentes vamos aprender o nome das estrelas e constelações, ver Júpiter e as suas luas, Saturno e os seus anéis e sempre rodeados pela magia da noite e da montanha.

Num cenário perfeito para viajarmos pelo espaço e pelo tempo, será uma noite para ficar por muito tempo nas nossas memórias, acompanhe-nos!

O que está incluído:

  • O programa de trekking e astronomia, com observação de estrelas e planetas com telescópio.
  • Acompanhamento  técnico especializado por formador da área e pelos divertidos monitores.
  • Mapa celeste individual e dicas de leitura.
  • Seguro de acidentes pessoais

O que deve levar:

  • Roupa confortável e adequada ao clima (um agasalho é recomendado)
  • Snacks e água

Ponto de Encontro: 20h30m – Porta do Mezio (check-in da atividade)

Coordenadas GPS: 41°53’07.3″N 8°18’50.4″W
Hora prevista de início: 21h

Hora prevista de fim do evento: 24h00

Preço: 9,5€/adulto  

5€/criança e jovens (até aos 16 anos)

Informações e inscrições: www.portadomezio.pt / portadomezio@ardal.pt / 258 510 100

Data limite para inscrições: 20 de Outubro 2022

Link google maps: https://goo.gl/maps/Go4LTn3uvurkpx9D6 

 

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Junho, 2024

CIM Alto Minho promove sessão de esclarecimento sobre apoios na área da inovação social

Decorreu em Viana do Castelo, uma sessão de esclarecimento dedicada ao Aviso NORTE2030-2024-8 "Parcerias para a Inovação Social", aberto no âmbito do Norte 2030 – Programa Operacional Regional do Norte 2021-2027, para apoiar projetos inovadores com impactos sociais positivos.

Regional 14 Junho, 2024

Projeto para demolir habitações em risco na costa de Esposende concluído até dezembro

O projeto de execução para demolição das construções em risco em Cedovém, em Esposende, cuja conclusão esteve prevista para final de 2023, vai avançar, após aval do novo Governo, prevendo-se a sua conclusão até dezembro, foi hoje revelado.

Regional 14 Junho, 2024

APA defende interesse público de linha de Alta Tensão contestada por autarcas do Alto Minho

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que invocou em tribunal o interesse público para impedir o adiamento do licenciamento e avanço da linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza), contestada por autarcas do Alto Minho.

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.

Nacional 13 Junho, 2024

Governo vai auditar conselhos de administração dos hospitais

O Governo vai criar uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais, anunciou a ministra da Saúde, que considerou esta medida importante para aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde.