Logo
Regional

Cerca de duas mil pessoas saborearam caldos feitos à moda antiga em Sabariz

19 Setembro, 2022 | 9:20
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Cerca de duas mil pessoas participaram na Festa do Caldo do Pote, em Sabariz, num verdadeiro arraial popular integrado Na Rota das Colheiras do concelho de Vila Verde.

Foram confecionados mais de 2.000 litros de 25 caldos diferentes, que puderam ser apreciados por pessoas vindas dos mais diversos pontos do país.

Os potes sobre as fogueiras, com cozinheiras e cozinheiros em trajes campestres, marcaram o cenário da festa, onde além dos caldos feitos à moda antiga – sem recurso a eletrodomésticos nem enlatados, como frisa a organização – são também disponibilizadas pataniscas de bacalhau.

No evento, a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, agradeceu aos cerca de 60 voluntários envolvidos na organização, que apontou como “valentes guerreiros”, enaltecendo a capacidade para darem resposta à enorme adesão popular, que excedeu todas as expectativas e obrigou a um esforço suplementar para que todos pudessem provar os caldos.

“Estão de parabéns pelo trabalho e pelo sucesso de uma iniciativa da Rota das Colheitas com grande impacto popular e que regressou em força depois do interregno imposto pela pandemia”, reconheceu Júlia Fernandes, que elogiou a qualidade dos caldos e também das pataniscas.

Os vereadores Manuel Lopes, Michele Alves e Patrício Araújo apreciaram também as iguarias da Festa do Caldo do Pote, assim como o eurodeputado José Manuel Fernandes, que aderiu ainda ao desafio para acompanhar os grupos de animação popular com concertina.

Organizado pela Junta de Freguesia e pela Associação Popular de Sabariz, a Festa contou também com o apoio da Associação de Freguesias do Vale do Homem e do Município de Vila Verde. 

Os legumes da região e as carnes saborosas são os principais ingredientes dos caldos, que fizeram as delícias dos visitantes dest5e evento, iniciado em 2012. Para confecionarem os mais de 2.000 litros de caldos, a fila de figueiras contava com potes de 100 litros, 80, 60, 50 e 40 litros. 

Na lista dos 25 caldos confecionados estavam Caldo Verde, Caldo da Pedra, Repolho com Nispo de Vitela, Couve galega com tora, à Camponesa, de Ossobuco com Feijão Moleiro, de Feijão Verde, de Farinha, de Feijão meirinho com castanhas, de Nabos, de Bacalhau, de Javali, de Rabo de Boi, e à Lavrador, de Tomate, de Penca com Tora, de Repolho com Carne de Vaca, de Repolho com Carne de Porco e também o Caldo de Galinha ou Canja. 

Os caldos da Aldeia e de Enxido Suíço foram também servidos, apesar de serem tradicionalmente confecionados por emigrantes vindos da Alemanha e da Suíça expressamente para a Festa do Caldo do Pote, mas que desta vez não puderam participar porque foram cancelados os voos da viagem devido a greve que bloqueou o espaço aéreo francês.

“Com a entreajuda habitual entre todos os que trabalham para manter esta tradição, conseguimos confecionar os caldos e disponibilizar os 25 caldos diferentes que prometemos”, explicou o presidente da Junta de Freguesia de Sabariz, Fernando Silva, assumindo a determinação para que o evento tenha continuidade, com o empenho das pessoas da terra que fazem questão de manter esta tradição dos caldos feitos à moda antiga, nos potes de ferro sobre as fogueiras a lenha.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

ESCE-IPVC já abriu as inscrições para as “VIII Jornadas de Contabilidade e Fiscalidade”

A biblioteca da Escola de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC), em Valença, vai acolher, na próxima quinta-feira, 7 de março, as "VIII Jornadas de Contabilidade e Fiscalidade".

Cultura 1 Março, 2024

Livro “Procissões e Celebrações na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia” é apresentado hoje

O livro “Procissões e Celebrações na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia”, edição da VianaFestas, é lançado esta sexta-feira, na BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa.

Regional 1 Março, 2024

Associação RAV pede apoio “mais consistente” do Estado face ao aumento do abandono animal

Numa altura em que se registam cada vez mais casos de abandono e maus tratos em animais, a Associação Resgate Adoção de Viana (RAV), do distrito de Viana do Castelo, apela a um apoio "mais consistente" do Estado. 

Regional 1 Março, 2024

“Saudade” a bordo do Navio Gil Eannes

No dia 23 de março, sábado, a bordo do Navio Gil Eannes vai ser realizado um espetáculo sob o tema “Saudade”. O espetáculo está integrado na participação da Fundação Gil Eannes, na 3ª Edição da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, que se realiza de 16 a 30 de março.

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.