Logo
Regional

Cerca de duas mil pessoas saborearam caldos feitos à moda antiga em Sabariz

19 Setembro, 2022 | 9:20
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Cerca de duas mil pessoas participaram na Festa do Caldo do Pote, em Sabariz, num verdadeiro arraial popular integrado Na Rota das Colheiras do concelho de Vila Verde.

Foram confecionados mais de 2.000 litros de 25 caldos diferentes, que puderam ser apreciados por pessoas vindas dos mais diversos pontos do país.

Os potes sobre as fogueiras, com cozinheiras e cozinheiros em trajes campestres, marcaram o cenário da festa, onde além dos caldos feitos à moda antiga – sem recurso a eletrodomésticos nem enlatados, como frisa a organização – são também disponibilizadas pataniscas de bacalhau.

No evento, a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, agradeceu aos cerca de 60 voluntários envolvidos na organização, que apontou como “valentes guerreiros”, enaltecendo a capacidade para darem resposta à enorme adesão popular, que excedeu todas as expectativas e obrigou a um esforço suplementar para que todos pudessem provar os caldos.

“Estão de parabéns pelo trabalho e pelo sucesso de uma iniciativa da Rota das Colheitas com grande impacto popular e que regressou em força depois do interregno imposto pela pandemia”, reconheceu Júlia Fernandes, que elogiou a qualidade dos caldos e também das pataniscas.

Os vereadores Manuel Lopes, Michele Alves e Patrício Araújo apreciaram também as iguarias da Festa do Caldo do Pote, assim como o eurodeputado José Manuel Fernandes, que aderiu ainda ao desafio para acompanhar os grupos de animação popular com concertina.

Organizado pela Junta de Freguesia e pela Associação Popular de Sabariz, a Festa contou também com o apoio da Associação de Freguesias do Vale do Homem e do Município de Vila Verde. 

Os legumes da região e as carnes saborosas são os principais ingredientes dos caldos, que fizeram as delícias dos visitantes dest5e evento, iniciado em 2012. Para confecionarem os mais de 2.000 litros de caldos, a fila de figueiras contava com potes de 100 litros, 80, 60, 50 e 40 litros. 

Na lista dos 25 caldos confecionados estavam Caldo Verde, Caldo da Pedra, Repolho com Nispo de Vitela, Couve galega com tora, à Camponesa, de Ossobuco com Feijão Moleiro, de Feijão Verde, de Farinha, de Feijão meirinho com castanhas, de Nabos, de Bacalhau, de Javali, de Rabo de Boi, e à Lavrador, de Tomate, de Penca com Tora, de Repolho com Carne de Vaca, de Repolho com Carne de Porco e também o Caldo de Galinha ou Canja. 

Os caldos da Aldeia e de Enxido Suíço foram também servidos, apesar de serem tradicionalmente confecionados por emigrantes vindos da Alemanha e da Suíça expressamente para a Festa do Caldo do Pote, mas que desta vez não puderam participar porque foram cancelados os voos da viagem devido a greve que bloqueou o espaço aéreo francês.

“Com a entreajuda habitual entre todos os que trabalham para manter esta tradição, conseguimos confecionar os caldos e disponibilizar os 25 caldos diferentes que prometemos”, explicou o presidente da Junta de Freguesia de Sabariz, Fernando Silva, assumindo a determinação para que o evento tenha continuidade, com o empenho das pessoas da terra que fazem questão de manter esta tradição dos caldos feitos à moda antiga, nos potes de ferro sobre as fogueiras a lenha.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Janeiro, 2023

Monção organizou “O Melhor Wrap da Alimentação”

O primeiro concurso “O Melhor Wrap da Alimentação” realizou-se na EPRAMI, tendo as duas equipas finalistas, apadrinhadas por alunos do 3º ano do Curso de Cozinha e Pastelaria, apresentado as respetivas receitas ao júri do concurso.

Regional 30 Janeiro, 2023

Atleta André Pinto do Viana Remadores do Lima bate record de 17 anos

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.

Regional 30 Janeiro, 2023

“Viana em Folia” de 17 a 21 de Fevereiro

De 17 a 21 de fevereiro, a iniciativa “Viana em Folia” promete trazer muita animação à cidade para celebrar o Carnaval.

Regional 29 Janeiro, 2023

Quatro autarquias do distrito de Viana formalizam constituição da Associação de Municípios da Serra d’Arga

Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima assinaram, em cartório, a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d’Arga. 

Desporto 29 Janeiro, 2023

Santa Luzia conquista mais uma vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC defrontou, este sábado, no Pavilhão José Natário, a EDC Gondomar, a quem venceu (7-2) em jogo antecipado da 18ª jornada da Liga Feminina Placar de Futsal.

Desporto 29 Janeiro, 2023

Juventude Viana perdeu em Paço d`Arcos e caiu para o último lugar do campeonato

A Juventude de Viana deslocou-se, este sábado a Paço de Arcos e perdeu na casa do último classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo foi derrotada (2-0) e trocou de posição com o seu adversário na tabela classificativa.

Nacional 29 Janeiro, 2023

Sindicato fala em mais de cem mil pessoas no protesto em Lisboa pelas escolas

O coordenador do STOP estima que mais de cem mil pessoas estejam na manifestação este sábado em Lisboa, um "mar de gente" que aderiu ao protesto marcado há uma semana contra os serviços mínimos nas escolas.