Logo
Regional

Cerca de duas mil pessoas saborearam caldos feitos à moda antiga em Sabariz

19 Setembro, 2022 | 9:20
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Cerca de duas mil pessoas participaram na Festa do Caldo do Pote, em Sabariz, num verdadeiro arraial popular integrado Na Rota das Colheiras do concelho de Vila Verde.

Foram confecionados mais de 2.000 litros de 25 caldos diferentes, que puderam ser apreciados por pessoas vindas dos mais diversos pontos do país.

Os potes sobre as fogueiras, com cozinheiras e cozinheiros em trajes campestres, marcaram o cenário da festa, onde além dos caldos feitos à moda antiga – sem recurso a eletrodomésticos nem enlatados, como frisa a organização – são também disponibilizadas pataniscas de bacalhau.

No evento, a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, agradeceu aos cerca de 60 voluntários envolvidos na organização, que apontou como “valentes guerreiros”, enaltecendo a capacidade para darem resposta à enorme adesão popular, que excedeu todas as expectativas e obrigou a um esforço suplementar para que todos pudessem provar os caldos.

“Estão de parabéns pelo trabalho e pelo sucesso de uma iniciativa da Rota das Colheitas com grande impacto popular e que regressou em força depois do interregno imposto pela pandemia”, reconheceu Júlia Fernandes, que elogiou a qualidade dos caldos e também das pataniscas.

Os vereadores Manuel Lopes, Michele Alves e Patrício Araújo apreciaram também as iguarias da Festa do Caldo do Pote, assim como o eurodeputado José Manuel Fernandes, que aderiu ainda ao desafio para acompanhar os grupos de animação popular com concertina.

Organizado pela Junta de Freguesia e pela Associação Popular de Sabariz, a Festa contou também com o apoio da Associação de Freguesias do Vale do Homem e do Município de Vila Verde. 

Os legumes da região e as carnes saborosas são os principais ingredientes dos caldos, que fizeram as delícias dos visitantes dest5e evento, iniciado em 2012. Para confecionarem os mais de 2.000 litros de caldos, a fila de figueiras contava com potes de 100 litros, 80, 60, 50 e 40 litros. 

Na lista dos 25 caldos confecionados estavam Caldo Verde, Caldo da Pedra, Repolho com Nispo de Vitela, Couve galega com tora, à Camponesa, de Ossobuco com Feijão Moleiro, de Feijão Verde, de Farinha, de Feijão meirinho com castanhas, de Nabos, de Bacalhau, de Javali, de Rabo de Boi, e à Lavrador, de Tomate, de Penca com Tora, de Repolho com Carne de Vaca, de Repolho com Carne de Porco e também o Caldo de Galinha ou Canja. 

Os caldos da Aldeia e de Enxido Suíço foram também servidos, apesar de serem tradicionalmente confecionados por emigrantes vindos da Alemanha e da Suíça expressamente para a Festa do Caldo do Pote, mas que desta vez não puderam participar porque foram cancelados os voos da viagem devido a greve que bloqueou o espaço aéreo francês.

“Com a entreajuda habitual entre todos os que trabalham para manter esta tradição, conseguimos confecionar os caldos e disponibilizar os 25 caldos diferentes que prometemos”, explicou o presidente da Junta de Freguesia de Sabariz, Fernando Silva, assumindo a determinação para que o evento tenha continuidade, com o empenho das pessoas da terra que fazem questão de manter esta tradição dos caldos feitos à moda antiga, nos potes de ferro sobre as fogueiras a lenha.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Setembro, 2022

João Manuel Esteves no arranque do ano letivo do IPVC em Arcos de Valdevez 

O Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, esteve nas instalações do IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Arcos de Valdevez, para dar as boas vindas e desejar um ótimo ano escolar aos alunos do ensino técnico superior do Curso Técnico Superior Profissional (CTESP) em “Mecânica Automóvel” e do de “Impressão 3D e Maquinação Automática”, sendo que este último será pela primeira vez aqui lecionado.

Regional 26 Setembro, 2022

Barcelos Cidade Medieval entre 30 de setembro e 2 de outubro

Depois de dois anos de interregno, Barcelos recua à Idade Média e vai realizar a VII edição de Barcelos Cidade Medieval, entre 30 de setembro e 2 de outubro, no Parque da Cidade.  Durante três dias – sexta, sábado e domingo - visitar o Parque da Cidade será como viajar no tempo até à Idade Média.

Regional 23 Setembro, 2022

Escola de Música de Perre volta a organizar concurso de Bandas de Garagem

A Escola de Música de Perre, associação sem fins lucrativos, com atividade anual na área do ensino da música, organiza pela oitava vez o A Escola de Música de Perre, associação sem fins lucrativos, com atividade anual na área do ensino da música, organiza pela oitava vez o concurso de Bandas de Garagem, denominado “SOUNDS OUT”.

Regional 23 Setembro, 2022

Dia do Treinador assinalado em Viana do Castelo no domingo

Viana do Castelo assinala este domingo, dia 25 de setembro, o Dia do Treinador com uma ação de formação. A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo será palco da celebração com uma ação moderada por Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, e quatro treinadores convidados.

Regional 23 Setembro, 2022

Viana do Castelo vai debater alterações climáticas e sustentabilidade do uso da água

O Comité de Geminações de Pessac e a Câmara Municipal de Viana do Castelo promovem, esta sexta-feira, 23 de setembro, uma videoconferência que visa debater as consequências das alterações climáticas e a sustentabilidade do uso da água.

Regional 23 Setembro, 2022

Viana do Castelo assinala Dia Mundial do Turismo com diversas iniciativas

O Dia Mundial do Turismo assinala-se a 27 de setembro e o Município de Viana do Castelo preparou, com os parceiros locais, uma programação variada para assinalar a efeméride com diversas iniciativas, entradas gratuitas, visitas guiadas e preços especiais.

Regional 23 Setembro, 2022

Politécnico de Viana do Castelo promove vindimas inclusivas

Cerca de uma dezena de utentes da Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana, participaram no último dia das vindimas que se encontram a decorrer na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.