Logo
Desporto

Paulo Gomes apresentou projeto para “Centro de Treino e Formação Desportiva do SC Vianense”

26 Junho, 2023 | 23:05
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Na Assembleia Ordinária do Sport Clube Vianense, que decorreu na passada quinta-feira, para além do projeto da SAD, já noticiado pela Viana TV, foi também apresentado o projeto da direção do Clube, que prevê a requalificação total do Estádio Dr. José de Matos.

Com as instalações completamente degradadas, a direção do Sport Clube Vianense, que tem vindo a fazer algumas melhorias, reconhece que o Estádio Dr. José de Matos já não tem condições para acolher a atividade futebolística que se exige.

Assim, a equipa liderada por Rui Pedro Silva, apresentou aos seus associados um projeto de requalificação total do velhinho Estádio Dr. José de Matos, projetado pelos arquitetos, Paulo Gomes, antigo atleta do clube, e Artur Dionísio.

“Apesar de todas as obras que foram feitas no Estádio Dr. José de Matos, todos nós sabemos que já não tem capacidade para dar as condições mínimas a quem o frequenta diariamente. Provavelmente, os espectadores que só utilizam a bancada, não se apercebem que o Estádio está bastante degradado e não garante segurança nem conforto”, disse Paulo Gomes um dos arquitetos responsáveis pelo projeto.

A ideia passa por melhorar as condições criando um Centro de Treino e Formação Desportiva para o Clube centenário de Viana do Castelo.

Quanto à localização do Estádio, Gomes diz “ser excelente, muito central e com bons acessos, sendo mesmo uma referencia para a cidade”.

A proposta prevê a reorganização de todo o espaço, criando boas áreas de treino, conforto, alojamento para os jovens atletas, áreas de estudo e de lazer, estacionamento para 60 veículos ligeiros, 2 autocarros e 2 veículos de emergência.

Seria criado um Pavilhão (770m2) com dois campos de Padel com balneários para 10 pessoas “para o clube garantir rentabilidade” e um Polidesportivo em relva sintética “para a iniciação”.

O espaço contempla ainda uma Unidade de Alojamento (650m2) para 30 atletas, Loja oficial do clube (90m2) e um Bar/Restaurante (165m2) com capacidade para 32 pessoas sentada.

Na área desportiva, os arquitetos projetaram dois campos em relva natural (100×64 – jogos internacionais) e indicando que “até poderiam ser mais largos, fazendo com que as áreas de treino pudessem ser adaptadas a 4 campos de treino (80×50) e Bancadas cobertas para 700 pessoas, que pode ser aumentado para 1000 pessoas.

Para colmatar o desnível entre os dois campos a solução proposta passa por criar um edifício com 8 balneários, distribuídos por dois pisos, que podem ser utilizados em simultâneo por mais de 190 atletas.

O projeto prevê ainda valências como sala de conferencias e ginásio, e uma Portaria com 30m2.

No edifício principal no piso térreo seria instalada a rouparia; arrecadação; ginásio; 4 balneários para 24 atletas cada; salas de recuperação; gabinetes médicos; balneários e gabinetes de treinadores; balneários misto para árbitros 8 pessoas; sala de estudo; salas de reuniões; áreas técnicas.

No piso superior: sala de conferências; rouparia; arrecadação; ginásio; 4 balneários para 24 atletas cada; salas de recuperação; gabinetes médicos; balneários e gabinetes de treinadores; balneários misto para árbitros 8 pessoas; salas de reuniões; áreas técnicas; bar público; instalações sanitárias público masculino/feminino.

Área total do edifício principal 2820m2
Áreas técnicas complementares: 75m2
Total de área construída: 21 412m2

A requalificação total do espaço implica um investimento de cerca de 3,4 milhões de euros.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Julho, 2024

Viana do Castelo consolida indústria de produção de válvulas

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou hoje o contrato de investimento com a Valforjado Indústria de Válvulas, Unipessoal Lda, para que a empresa, com sede na freguesia de Chafé, avance com um investimento de 1,847 milhões de euros num novo projeto industrial.

Nacional 22 Julho, 2024

Proteção Civil alerta para risco de incêndio rural com temperaturas nos 40 graus

A Proteção Civil alertou esta segunda-feira para o perigo de incêndio rural muito elevado no interior norte e centro e no Algarve devido ao aumento da temperatura, que pode atingir valores próximos dos 40° e, pontualmente, dos 42º.

Regional 22 Julho, 2024

A partir de 4ª feira e até domingo “Caminha Medieval” comemora os 740 Anos da Outorga do Foral

O Centro Histórico prepara-se para uma viagem de mais de sete séculos, com Caminha Medieval, que abre portas no coração da Vila, já esta quarta-feira e fica até domingo, com um programa diversificado. Nesta edição o evento celebra os 740 anos da Outorga do Foral a Caminha: a 24 de julho de 1284, D. Dinis, Rei de Portugal, outorga a primeira Carta Foral à Vila de Caminha. Caminha pela sua posição marítimo-fluvial privilegiada cedo viu a sua importância estratégico-militar ser reconhecida, sendo a sede agraciada com o seu primeiro foral em 1284. A preocupação régia com o povoamento e a defesa, num território fronteiriço, implicou garantir aos seus habitantes segurança, isenção ou redução tributária, assim como novas formas de governação local. 

Regional 22 Julho, 2024

Viana do Castelo: Suspeita de burlas de milhares de euros com apresentações na PSP

O Tribunal de Viana do Castelo decretou a medida de coação de apresentações semanais na PSP a uma mulher de 30 anos, residente em Mazarefes, por alegada prática de burlas de milhares de euros.

Regional 22 Julho, 2024

Rede Expressos prepara operação especial para o Festival de Paredes de Coura

A Rede Expressos é o parceiro oficial de mobilidade e a única transportadora de longo curso para o festival Vodafone Paredes de Coura que se realiza entre 14 e 17 de agosto, tendo reforçado a sua oferta de serviços para o local a partir de 9 de agosto, abrindo até agora mais de 42 serviços adicionais perante a procura registada embora se espere que o número de serviços adicionais possa ultrapassar os 80.

Desporto 22 Julho, 2024

Luciano Amorim continua a comandar equipas de formação da Escola Desportiva de Viana

Luciano Amorim, ligado à iniciação da patinagem e ao Hóquei em Patins, Sub-11 e sub-13 na época anterior, renova funções para época 2024/2025 na EDV, sendo também o responsável pelos escalões da formação do emblema Auri-negra.

Regional 22 Julho, 2024

Câmara de Monção apoia alunos com 75 euros para material escolar

A Câmara de Monção revelou que estão abertas as candidaturas a um vale de 75 euros para a aquisição de material escolar dos alunos residentes no concelho, do 1.º ao 12.º anos de escolaridade.