Logo
Regional

Celebração Celta do Solstício de Inverno assinalada em Viana do Castelo

19 Dezembro, 2024 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Uma experiência imersiva de natureza, cultura e magia irá assinalar e reconstituir a mística celebração do "Nascimento do Sol", no próximo sábado, no sopé nordeste da Serra de Santa Luzia. 

Evocando a histórica identidade celta do Norte de Portugal e da Galiza, o Yule, comemoração do solstício de inverno dos povos indo-europeus, que remonta a tempos pré-históricos, será celebrado no próximo sábado, dia 21 de dezembro, no Vale do rio Âncora, num bosque secreto, no sopé da vertente nordeste da Serra de Santa Luzia, concelho de Viana do Castelo.

A Northsoul, organizadora do evento, descreve esta celebração inédita como a reconstituição de uma tradição milenar, com valores intemporais e contemporâneos, prometendo uma experiência de sintonia com os ciclos da natureza e com a sua energia, plena de simbolismo e conexão com as origens, uma festa vivida no bom espírito celta de comunidade e partilha.

O solstício de inverno, fenómeno astronómico que, no hemisfério Norte, habitualmente ocorre entre os dias 21 e 22 de dezembro, representa na cosmogonia celta a vitória da Luz sobre a Escuridão, marco de um novo ciclo do Sol. Até ao próximo solstício, a duração do dia irá crescer, deixando para trás a noite mais longa do ano. Na mitologia celta assinala a vitória do Rei Carvalho (Rei Sol) sobre o Rei Azevinho (Senhor das Sombras), sendo, nessa data, celebrado o espírito da Terra, a sua essência cíclica de vida – morte – renascimento.

Unindo natureza, cultura e sustentabilidade, o programa propõe, a partir das 15h30, um percurso pedestre interpretado do bosque ripícola de um afluente do rio Âncora, e da sua paisagem humanizada, seguindo através de um trilho, de dificuldade reduzida, que percorre veredas seculares, sulcadas no ventre da floresta, árvores centenárias, velhos muros de granito, poldras ancestrais e quedas de água secretas.

Após a caminhada, com duração estimada de 1 hora, o visitante será acolhido num bosque secreto de carvalhos, castanheiros e azevinhos, preparado para o receber com fogo, luz e música. Serão oferecidas bebidas revigorantes, um reconfortante caldo de subsistência e um magusto celta, finalizando com um bolo de abóbora do outro mundo.

Em redor da fogueira comunitária será narrada a lenda de Burdozido, lugar habitado há mais de dois séculos a meia encosta da Serra de Santa Luzia, cujo povo misteriosamente desapareceu. Deste povoamento, real e lendário, restaram vestígios pétreos de arcaicas habitações, que o octogenário guarda da floresta e os mais velhos pastores ainda recordam. Hoje, apenas ao alcance dos venturosos conhecedores dos caminhos da Serra.

No fim, o esconjuro da queimada celta unirá os espíritos num desejo comum de comunhão e prosperidade, abençoado pela chama que se eleva da taça de fogo.

Programa e mais informação: https://shorturl.at/JKeFQ

Inscrições em:  https://forms.gle/95WGau5dH8yXr7Lw6 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Dezembro, 2025

Inauguração da Iluminação de Natal no Penedo do Castelo reúne a comunidade

Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.

Regional 14 Dezembro, 2025

Defensor Moura apresenta “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”

O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.

Música 14 Dezembro, 2025

Vianenses em destaque no novo projeto de Bárbara Bandeira

Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.

Regional 14 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Arrancou a betonagem da nova ponte entre Deocriste e Nogueira

A construção da nova ponte que vai ligar a Estrada Nacional 203, em Deocriste, à EN 202, em Nogueira, Viana do Castelo, entrou numa fase decisiva com o início da betonagem da estrutura. O avanço dos trabalhos assinala mais um marco numa obra considerada estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento da região.

Desporto 14 Dezembro, 2025

Vianense recebe Desportivo de Monção no Dr. José de Matos

O Sport Clube Vianense volta a entrar em campo este domingo para defrontar o Desportivo de Monção, em jogo referente à 12.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A. A partida tem início marcado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos.

Desporto 14 Dezembro, 2025

Santa Luzia FC perde em casa com o Nun`Alvares no regresso da Liga Placard

O Santa Luzia FC não conseguiu evitar a derrota no regresso à fase regular da Liga Placard de Futsal Feminino, mas deixou uma exibição positiva frente a um adversário de elevado nível. Em jogo da 10.ª jornada, realizado este sábado no Pavilhão José Natário, a equipa de Viana do Castelo perdeu (0-6) diante do Nun’Álvares, formação de Fafe que apresentou um plantel recheado de experiência internacional.

Nacional 14 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe Congresso da ANMP e elege Pedro Pimpão presidente

O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.