Foi ontem apresentado publicamente, durante a abertura oficial da Feira do Cavalo de Ponte de Lima o cartaz das Feiras Novas 2023, autoria do artista limiano Ricardo Ferreira. As típicas Feiras Novas de Ponte de Lima “a romaria de noite e de dia” realizam-se de 6 a 11 de setembro.
Segundo o autor do cartaz, este retrata a “animação das festas de Ponte de Lima, a mascote das Feiras Novas, os lugares onde se concentra a festa, como o Largo de Camões, a Ponte sobre o rio Lima, o largo da Matriz, a estátua da rainha D. Teresa, e ainda os elementos mais populares e típicos das Feiras Novas, desde as bandas de música, os cantares ao desafio, os gigantones, os trajes regionais do cortejo etnográfico, o fogo-de-artifício, a feira e as iluminações.”
Para Gonçalo Rodrigues, Presidente da Associação Concelhia das Feiras Novas, a imagem convida para a festa: “Acredito que o seu autor conseguiu isso de forma plena. A riqueza das nossas Feiras Novas, a sua energia transbordante, assim como algumas das suas características mais únicas e singulares, figuram neste cartaz do Ricardo Ferreira de um modo bem explícito. A nossa aposta, mais uma vez, é transformar ruas e praças de Ponte de Lima num cenário festivo, vivo e colorido”.
Também o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, disse que as Feiras Novas “são a melhor mostra do que temos para oferecer como vila que somos, como concelho que somos, como comunidade que somos.”
“Tudo o que as Feiras Novas são e representam cabem aqui neste Cartaz que apresentamos ao público, como que num abrir de apetite para o que aí vem. (..) Estão aqui os espaços centrais, como o Largo de Camões, o areal e a ponte, o Largo da Matriz. Estão aqui o fogo, as rusgas, os gigantones, os bombos, a música. Estão aqui as pessoas, a vida, a animação, o sentimento festivo e alegre. Estão aqui as feiras Novas”, disse o autarca.
O Presidente da Câmara Municipal e o Presidente da Associação Concelhia das Feiras Novas, agradecem ao artista limiano Ricardo Ferreira por “ter aceite o desafio, sem condições ou reservas, e pelo excelente resultado do seu trabalho que em muito dignifica o nome de Ponte de Lima e das Feiras Novas”.
Organizado pela Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo, a XXI edição do Viana à Noite - Crédito Agrícola do Noroeste está de regresso a Santa Marta de Portuzelo para o já habitual passeio cicloturistico noturno. O evento acontece esta sexta-feira, 18 de julho, com a concentração marcada para as 20h00 na Avenida Comendador Parente Ribeiro em Santa Marta de Portuzelo.
O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP, através de equipas do Núcleo de Armas e Explosivos, esta quarta-feira, 16 de julho, no período compreendido entre as 10h00 e as 16h00, na praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, vai realizar uma ação de atendimento móvel, com o objetivo de atender e esclarecer os munícipes de Caminha para as questões relacionadas com as armas e os explosivos.
O Grupo Etnofolclórico RENASCER de Areosa, Viana do Castelo, foi selecionado para representar Portugal e o concelho de Viana do Castelo no prestigiado festival internacional "Beskidy Highlanders' Week of Culture", que se realiza entre os dias 24 de julho e 4 de agosto de 2025, na Polónia e Chéquia.
O Município de Monção promove, até 18 de julho, a Semana Intergeracional, uma iniciativa pensada para aproximar gerações, através da realização de diversas atividades lúdicas, criativas e saudáveis.
A nova casa mortuária de Deão foi inaugurada, após um investimento de 320 mil euros. A empreitada, fruto de uma parceria entre a União de Freguesias e a Câmara Municipal, integra a aposta do município neste tipo de infraestruturas, sendo que nos últimos quatro anos foram investidos mais de cinco milhões de euros para construir 15 novas capelas e casas mortuárias em diversas freguesias do concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, na sequência do processo de descentralização de competências da administração central para as autarquias locais em matéria da Ação Social, assumiu, em 2023, competências no acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão, com especial enfoque na emergência social.
A 13ª edição do IKFEM Festival Tui – Valença contará com espetáculos de artistas de referência da música da Península Ibérica, que atuarão em dois cenários incomparáveis: a histórica Fortaleza de Valença e a Alameda de Tui.