Logo
Regional

Capitanias de Viana do Castelo e Caminha com novos comandantes em setembro

24 Agosto, 2023 | 11:13
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

O capitão-de-fragata Rui Serrano da Paz e o capitão-tenente Fernando Vieira Pereira vão ser empossados, em setembro, como comandantes das capitanias de Viana do Castelo e Caminha, foi esta quarta-feira divulgado.

Em resposta escrita a um pedido de esclarecimento enviado pela agência Lusa, fonte da Autoridade Marítima Nacional (AMN) adiantou que a data da cerimónia de tomada de posse dos novos capitães dos portos e comandantes da Polícia Marítima (PM) de Viana do Castelo e Caminha ocorrerá em setembro, mas ainda sem data definida.

A portaria de “exoneração” do comandante da capitania de Viana do Castelo, Rui Silva Lampreia, foi esta quarta-feira publicada em Diário da República (DR).

Rui Silva Lampreia tomou posse em setembro de 2021 e não concluiu a comissão de serviço de três anos por ter sido promovido a capitão-de-mar-e-guerra. “O cargo de capitão de porto de Viana do Castelo deverá ser provido por um capitão-de-fragata, tendo o atual capitão do porto um posto superior. Assim e, de forma programada, por questões de gestão de carreira dos oficiais da Marinha, torna-se necessário atribuir-lhe um cargo compatível com o seu novo posto”, refere a AMN.

Na portaria publicada em DR, consultada pela agência Lusa, a AMN nomeou para o cargo de capitão do porto de Viana do Castelo, o capitão-de-fragata Rui Miguel Serrano da Paz. Prestes a completar 50 anos, Serrano da Paz ingressou na Marinha como cadete da Escola Naval de 1992 a 1997. Especializou-se em submarinos e armas-submarinas.

No mar totalizou cerca de 18.000 horas de navegação, tendo exercido diversos cargos, entre 1997 e 2006, embarcado nos navios patrulhas, NRP Rovuma e NRP Limpopo, nas Corvetas, NRP General Pereira D’Eça e NRP Baptista de Andrade, e nos submarinos, NRP Delfim e no NRP Barracuda.

Em terra, entre outras funções, prestou serviço como assessor técnico no âmbito da cooperação técnico-militar com a República Democrática de Timor-Leste.

Desde setembro de 2021, desempenha as funções de adjunto do capitão do porto do Douro, na AMN.

A área de jurisdição da capitania de Viana do Castelo estende-se desde o Forte do Cão, no concelho de Caminha, até à foz do rio Alto, na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, incluindo as águas interiores não marítimas do rio Lima, até à linha da igreja de Vila Mou à torre da igreja de Santa Maria de Geraz do Lima, em Viana do Castelo e, do rio Cávado, em Esposende, no distrito de Braga.

Na terça-feira, também em portaria publicada em DR, a AMN informou ter nomeado o capitão-tenente Fernando José Vieira Pereira para o cargo de capitão do porto de Caminha, substituindo o capitão-de-fragata Pedro Manuel Cruz dos Santos Jorge, que concluiu a sua comissão de serviço.

Com 41 anos, Vieira Pereira nasceu em Viana do Castelo, tendo frequentado e concluído os seus estudos básicos e secundários em Vila Praia de Âncora. Ingressou na Escola Naval em outubro de 2003, onde se licenciou em Ciências Militares Navais – Curso de Marinha, em novembro de 2007.

Comandou a lancha de fiscalização NRP Rio Minho de 2013 a 2015, assegurando a presença naval, tendo participado e desenvolvido ações de patrulha e fiscalização no Troço Internacional do Rio Minho em colaboração com a Comandância Naval del Miño e a Capitania do Porto de Caminha.

A partir de 2020 desempenhou funções de adjunto do chefe de divisão de navegação do Instituto Hidrográfico até ser nomeado para desempenhar funções na Agência Espacial Portuguesa como oficial de ligação às Forças Armadas, em simultâneo, com o cargo de especialista para os assuntos do Espaço no departamento do Espaço do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

A área de jurisdição da capitania de Caminha vai da foz do rio Minho, fronteira natural entre o Alto Minho e a Galiza, até ao forte do Cão, incluindo a Ínsua de Santo Isidro, uma pequena ilha rochosa situada na União das Freguesias de Moledo e Cristelo.

À capitania de Caminha pertencem ainda o rio Minho, desde a foz até ao rio Trancoso (curso internacional de água que nasce na Portelinha, na vila de Castro Laboreiro, concelho de Melgaço e desagua no rio Minho, rio Coura, desde a confluência com o rio Minho até à ponte de Vilar de Mouros, rio Âncora desde a foz até à linha ferroviária do Minho.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Vila Nova de Cerveira: Catarina Furtado apresenta espetáculo triplo no Palco das Artes

Como já tem sido habitual, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira de forma a assinalar o Dia Mundial da Criança (1 de junho), tem vindo a desenvolver atividades lúdicas de vertente pedagógica, culminando num dia de convívio marcado com algumas surpresas.  Este ano, não é exceção, e o município diz ter colocado "a cereja no topo do bolo" com "Doce Gotinha - Uma Grande Viagem" que traz, no dia 28 de maio, a reconhecida apresentadora Catarina Furtado ao Palco das Artes.

Nacional 21 Maio, 2024

Negociações entre o Governo e os professores terminam hoje

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) recebe hoje as organizações sindicais para a última reunião negocial com vista à definição dos termos para a recuperação do tempo de serviço dos professores.

Nacional 21 Maio, 2024

Operação Nacional “Tiro Seguro” apreende mais de 6 mil munições

Decorrente das ações de fiscalização realizadas, foram apreendidas 6182 munições da classe D, por suspeitas de tráfico de munições em campo de tiro, tendo sido constituído arguido o proprietário.

Regional 21 Maio, 2024

Câmara Municipal de Ponte de Lima distinguida pela sua presença na Internet

A Câmara Municipal de Ponte de Lima foi distinguida no âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) 2023, cujos resultados foram apresentados numa sessão pública realizada no dia 23 de abril, nas instalações da UNU Egov, em Guimarães. 

Regional 21 Maio, 2024

Monção: Polidesportivo da Escola da Estrada já abriu as portas

Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.

Regional 20 Maio, 2024

“Bendas de Bagageira” está de regresso a Vila Praia de Âncora

A 2ª edição da "Bendas de Bagageira" da Quinta da Quinhas e Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora acontece este domingo dia 26 de maio.

Nacional 20 Maio, 2024

Fisco alerta para mensagens falsas sobre pagamento de coimas

Alguns contribuintes estão a receber mensagens escritas (SMS) para pagarem determinada quantia a título de coimas ou contraordenações, o que levou a Autoridade Tributária e lançar um alerta avisando de que estas mensagens são falsas.