O documentário "Cantadeiras do Vale do Neiva", realizado por Flávio Cruz, conquistou o prémio de Melhor Documentário na 6.ª edição do 3in1 Film Fest, realizado em Almeirim. Este ano, o festival contou com a inscrição de 115 filmes oriundos de 14 países.
Este é já o segundo prémio atribuído ao filme em 2024, depois de ter vencido o prémio de Melhor Documentário no Art&Travel International Film Festival, na Geórgia.
“Este prémio pertence às Cantadeiras e ao imenso legado cultural que representam. É um reconhecimento não só do esforço em preservar as nossas tradições, mas também da importância de manter vivas as vozes e histórias que moldam a nossa identidade coletiva”, afirmou Flávio Cruz durante a cerimónia de entrega de prémios.
Com direção de fotografia de Luís Lagadouro e banda sonora de Daniel Pereira Cristo e João Gigante, o filme celebra a rica tradição musical do Vale do Neiva, em Viana do Castelo. A obra destaca o trabalho da associação cultural que dá nome ao documentário, com especial enfoque no seu fundador, Manuel Delfim Pereira, que recolheu cerca de 200 cantigas ao longo do rio Neiva. Graças ao seu esforço em registar o património imaterial da região, muitas das canções cantadas em serões, no trabalho dos campos, do mar e do rio, ou nos percursos para romarias, continuam vivas.
O filme explora não apenas os primeiros passos do grupo, fundado em 1982, mas também como o ato de cantar impactou profundamente a vida de seus membros, proporcionando alegria e uma conexão com suas raízes culturais.
O festival foi organizado pela Alentejo e Ribatejo Film Commission, sob a direção de João Antero, e contou com um júri composto por 10 membros, presidido por Tony Costa, fundador da Associação de Imagem Portuguesa (AIP) e da Academia Portuguesa de Cinema, e coordenador dos Prémios Sophia Estudante.
Flávio Cruz, realizador vianense e licenciado pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), é docente no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Entre os seus trabalhos, destacam-se o filme “Havemos de Ir a Viana”, vencedor de 17 prémios internacionais, e “Herança”, além de filmes promocionais da Romaria d’Agonia em 2023 e 2024.
As Cantadeiras do Vale do Neiva integram a Associação de Canto a Vozes – Fala de Mulheres, criada em 2020 para defender os interesses dos grupos que interpretam repertório tradicional a três ou mais vozes, reconhecido como parte do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
O 3in1 Film Fest, realizado de 17 a 20 de novembro, destacou-se pela sua diversidade de participantes e programação, que incluiu sessões de cinema, workshops e encontros com realizadores, consolidando a sua relevância no panorama cultural e cinematográfico.
Viana do Castelo prepara-se para receber, este domingo, dia 21 de dezembro, a tradicional Chegada do Pai Natal. O evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h00, e destina-se a toda a família.
O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.