Logo
Desporto

Campeonatos Nacionais Universitários pretendem ser o “motor” para a prática desportiva

5 Abril, 2023 | 15:30
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

Os primeiros confrontos das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, estão decididos e contou com a presença de representantes das 70 equipas, marcando a “contagem decrescente para a festa maior do desporto universitário” e o desejo para que este evento seja o “motor" para a prática desportiva.

A vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, elogiou, também, o sacrifício dos estudantes-atletas, que conciliam os estudos com o desporto. Dirigindo-se diretamente aos estudantes-atletas do IPVC, Ana Paula Vale desejou que os números continuassem a aumentar na instituição.

Na sessão de abertura da cerimónia, a vice-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, ressalvou o facto de o sorteio ser o momento que marca a “contagem decrescente para a festa maior do desporto universitário”, que “concilia duas dimensões muito importantes: a desportiva com a académica”. Elogiando, também, o “sacrifício” dos estudantes-atletas, que aliam estudo e desporto, Ana Paula Vale não esqueceu os estudantes que compõem as equipas desportivas do Politécnico de Viana do Castelo: “O IPVC tem muito orgulho na missão dos seus representantes no desporto universitário e, por isso, gostaríamos muito de alargar o número de representantes neste domínio”.

Enquanto representante maior do IPVC no evento, Ana Paula Vale recordou a importância do desporto universitário para as Instituições de Ensino Superior, recordando que cabe a estas a missão de “proporcionarem aos estudantes o ambiente necessário para o seu desenvolvimento no contexto desportivo”, facultando-lhes também “ferramentas importantes para enfrentar o mercado de trabalho”.

Ana Paula Vale, desejou que este evento que irá decorrer em Viana do Castelo, organizado pelo IPVC, a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, “fosse também motor para atrair mais jovens para a prática desportiva e para o desporto universitário”. Assumindo que desporto universitário assume um papel fundamental ao servir de ponte entre os estudantes nacionais e os internacionais: “A comunidade universitária é cada vez mais internacional, no IPVC já representa 7% dos nossos estudantes, e o desporto vence barreiras de raça, cor, religião ou língua, facilitando a integração”.

Manuel Vitorino, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, recorreu ao lema Olímpico “Citius, Altius, Fortius” e aplicou-o às fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários: “Viana do Castelo é uma cidade que se compagina com
esse ideário Olímpico. É uma cidade com um território paisagístico de beleza ímpar, mas também um território de pessoas acolhedoras que este ano tem a singularidade de ser a Cidade Europeia do Desporto e a prática desportiva universitária é o exemplo daquilo que o desporto pode fazer para a formação integral dos jovens”.

Já o diretor Regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias recordou o programa Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), desenvolvido no âmbito do Desporto Escolar, também possa ser alargado ao ensino superior.

Para terminar, o presidente da FADU, Ricardo Nora, é um evento importante na descentralização do desporto universitário. “Todas as condições nos foram dadas e estão reunidas para que os cerca de 1.500 participantes, das cinco modalidades, andebol, basquetebol, futebol, futsal e voleibol, possam viver em pleno o desporto universitário. Se na época passada os nossos estudantes-atletas alcançaram aquele que foi o melhor resultado desportivo da história da FADU, acredito que aqui começamos a definir aqueles que serão os nossos embaixadores a nível internacional para este ano e a trabalhar para superar aqueles que foram os feitos alcançados no passado. Este evento é também um meio para o apuramento de competições além-fronteiras como os campeonatos europeus universitários”, concluiu.

As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários irão contar com cerca de 1.500 participantes, 70 equipas, 138 jogos e 164 horas de competição distribuídas por oito recintos desportivos: Centro Cultural de Viana do Castelo, Pavilhão David Freitas, Pavilhão José Natário, Pavilhão Santa Maria Maior, Pavilhão Atlântico, Estádio Municipal Manuela Machado, Estádio AD Darquense e Estádio FC Vila Franca. No final dos 12 dias de competições, serão atribuídos nove títulos de campeão nacional universitário.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 15 Abril, 2024

Venda de livros cresceu de janeiro a março com preços a subir face a mesmo período de 2023

Perto de três milhões de livros foram vendidos em Portugal nos primeiros três meses deste ano, o que traduz um aumento de 5,8% face ao mesmo período de 2023, apesar do aumento médio de preços de 1,8%.

Regional 15 Abril, 2024

Ponte da Barca: Maior Bolo de Mel de Portugal atingiu um novo recorde

O Maior Bolo de Mel de Portugal regressou, este domingo, a Ponte da Barca com 216 metros, tendo alcançado um novo recorde. 

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense perde em casa com o Fafe mas continua vivo na Liga 3

A AD Fafe venceu (0-2), no estádio Dr. José de Matos, o SC Vianense, numa das partidas da jornada 8 da fase manutenção da Liga 3, com dois golos de Ivo Braz ainda na primeira parte.

Regional 14 Abril, 2024

Município de Vila Nova de Cerveira aprova apoio de 274 mil euros a associações

A Câmara de Vila Nova de Cerveira aprovou por unanimidade apoios financeiros a 44 associações e coletividades, num investimento a rondar os 274 mil euros, correspondendo a um aumento de 2% face a 2023, revelou, esta sexta-feira, a autarquia.