Logo
Desporto

Campeonato da Europa de Cross Country Olímpico em 2025 realiza-se em Melgaço

13 Setembro, 2022 | 15:48
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Em 2025 o Campeonato da Europa de BTT Cross Country Olímpico (XCO) será disputado em Melgaço, na sequência da aprovação pela UEC - European Cycling Union da candidatura apresentada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, Associação de Ciclismo do Minho e Câmara Municipal de Melgaço.

Na análise das candidaturas de diversos países ao Europeu de 2025, a UEC considerou o histórico de Melgaço na organização de competições nacionais e internacionais de BTT, as valências do Centro de Estágios de Melgaço – onde está integrada a pista permanente de BTT XCO – e, entre outros fatores, a cultura multidesportiva melgacense.

Melgaço, o destino de natureza mais radical de Portugal, já foi palco de várias Campeonatos Nacionais de Ciclismo (Estrada, Ciclocrosse, XCO e XCM), provas da Taça de Portugal e dos Campeonatos do Minho, Clássica de Melgaço em ciclismo de estrada, Grande Prémio do Minho e, nos últimos anos, a competição anual de Cross Country Olímpico passou a integrar o calendário internacional da UCI.

A candidatura à organização do Campeonato da Europa de Cross Country Olímpico de 2025 foi formalmente apresentada a 22 de novembro de 2021, aquando do vigésimo aniversário do Centro de Estágios de Melgaço.

Na cerimónia, o então Ministro da Educação e titular da pasta do Desporto, Tiago Brandão Rodrigues, enalteceu “a boa sintonia” entre a FPC, a Associação de Ciclismo do Minho e o município de Melgaço e garantiu o apoio do Governo à candidatura: “Contem com o Governo, estou convencido que temos todas as condições e que, com a nossa ajuda e influência, podemos trabalhar para que a candidatura seja bem-sucedida”.

No passado dia 12 de julho, Enrico Della Casa, Presidente da UEC, liderou a comitiva da entidade europeia que – acompanhada por representantes da Federação Portuguesa de Ciclismo, Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport – realizou uma visita técnica ao Centro de Estágios de Melgaço.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar.