Desde o dia 1 de dezembro que os serviços de recolha e transporte de resíduos urbanos, fornecimento, manutenção e lavagem de contentores e limpeza urbana do Município de Caminha passaram a ser assegurados pela empresa SUMA S.A., vencedora do Concurso Público Internacional lançado para a prestação destes serviços durante quatro anos.
Para o presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, “é com otimismo que vemos a SUMA novamente a operar no concelho. Temos expetativas elevadas quanto a esta nova empresa e ao serviço que irá prestar. Estamos convictos de que a recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU) e a limpeza urbana irão melhorar”.
A empresa tem na sua responsabilidade a recolha e transporte de resíduos indiferenciados, biorresíduos (resíduos verdes e alimentares), resíduos volumosos, montureiras e resíduos de construção e demolição. Para além da operação de recolha e transporte de resíduos, a prestação de serviços inclui o fornecimento, manutenção de lavagem de contentores, o corte de vegetação de bermas e valetas da EN 13, a limpeza de praias, a limpeza urbana e a sensibilização ambiental.
No âmbito do novo contrato, o Município de Caminha disponibilizará aos munícipes novos serviços de recolha de resíduos, nomeadamente a recolha de resíduos verdes, através da disponibilização de contentores para recolha junto aos cemitérios e disponibilização de contentores para recolha nas freguesias.
Está ainda prevista a implementação de circuitos de recolha de bioresíduos de origem alimentar nos estabelecimentos de hotelaria, restauração e bebidas, IPSS´s, estabelecimentos de ensino, frutarias, floristas e mercados.
Para além do serviço de recolha porta-a-porta de resíduos volumosos (monos e monstros), será também disponibilizado o serviço de recolha porta-a-porta de montureiras e de resíduos de construção e demolição resultantes de pequenas reparações e obras de bricolage. Estes serviços serão realizados após prévio agendamento através do telefone: 258 027 968.
Com estes novos serviços, o Município de Caminha pretende dar continuidade às estratégias de valorização e promoção da sustentabilidade ambiental do território, contribuindo de forma eficaz para o cumprimento das metas nacionais e europeias no que à recolha seletiva e tratamento na origem de biorresíduos se refere, assegurando a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.
As informações sobre os dias e horários de recolha de resíduos indiferenciados em cada uma das freguesias bem como outras informações de interesse relacionadas com os serviços prestados estarão disponíveis no site do Município, aqui.
O agendamento de recolha de montureiras, resíduos volumosos e RCD’s deve ser efetuado das 8h00 às 16h30, de segunda a sexta-feira, através do 258 027 968.
O Governo corrigiu hoje os valores da despesa prevista no Orçamento do Estado para 2025 no setor do desporto para 54,5 milhões de euros, depois de ter anunciado 42,5 ME na proposta entregue na quinta-feira, na Assembleia da República.
O Santa Luzia Futebol Clube recebe, este sábado, às 18h00, no Pavilhão José Natário em Viana do Castelo, o Leões de Porto Salvo em jogo referente à 4ª jornada Liga Feminina Placard Futsal.
Valença recebeu a visita do Presidente do Comité de Geminação "Mine & Amitié" de Messeix, Gilles Battut e dos membros do Conselho de Administração, Nicolas Lavergne e Brigitte Lavergne.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na 'luta', na terceira jornada do Grupo A1.
Criado em 2014 pela Sociedade Internacional de Trombose e Hemostase (SITH) o Dia Mundial da Trombose é celebrado a 13 de outubro, simbolicamente escolhido pois foi o dia em que nasceu Rudolf Virchow, médico pioneiro na compreensão dos mecanismos da trombose.
O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez disse ter pedido à Infraestruturas de Portugal (IP) o reforço de medidas para travar os acidentes mortais no itinerário complementar 28 (IC28).
O Tribunal de Vila Real condenou três arguidos a penas entre os sete meses e os dois anos e dois meses de prisão, suspensas na sua execução, pelo abate de seis lobos no Gerês.