Logo
Regional

Caminha: SUMA assegura recolha de resíduos sólidos urbanos e limpeza urbana no concelho até 2027

3 Dezembro, 2023 | 9:40
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Desde o dia 1 de dezembro que os serviços de recolha e transporte de resíduos urbanos, fornecimento, manutenção e lavagem de contentores e limpeza urbana do Município de Caminha passaram a ser assegurados pela empresa SUMA S.A., vencedora do Concurso Público Internacional lançado para a prestação destes serviços durante quatro anos.

Para o presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, “é com otimismo que vemos a SUMA novamente a operar no concelho. Temos expetativas elevadas quanto a esta nova empresa e ao serviço que irá prestar. Estamos convictos de que a recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU) e a limpeza urbana irão melhorar”.

A empresa tem na sua responsabilidade a recolha e transporte de resíduos indiferenciados, biorresíduos (resíduos verdes e alimentares), resíduos volumosos, montureiras e resíduos de construção e demolição. Para além da operação de recolha e transporte de resíduos, a prestação de serviços inclui o fornecimento, manutenção de lavagem de contentores, o corte de vegetação de bermas e valetas da EN 13, a limpeza de praias, a limpeza urbana e a sensibilização ambiental.

No âmbito do novo contrato, o Município de Caminha disponibilizará aos munícipes novos serviços de recolha de resíduos, nomeadamente a recolha de resíduos verdes, através da disponibilização de contentores para recolha junto aos cemitérios e disponibilização de contentores para recolha nas freguesias.

Está ainda prevista a implementação de circuitos de recolha de bioresíduos de origem alimentar nos estabelecimentos de hotelaria, restauração e bebidas, IPSS´s, estabelecimentos de ensino, frutarias, floristas e mercados.

Para além do serviço de recolha porta-a-porta de resíduos volumosos (monos e monstros), será também disponibilizado o serviço de recolha porta-a-porta de montureiras e de resíduos de construção e demolição resultantes de pequenas reparações e obras de bricolage. Estes serviços serão realizados após prévio agendamento através do telefone: 258 027 968.

Com estes novos serviços, o Município de Caminha pretende dar continuidade às estratégias de valorização e promoção da sustentabilidade ambiental do território, contribuindo de forma eficaz para o cumprimento das metas nacionais e europeias no que à recolha seletiva e tratamento na origem de biorresíduos se refere, assegurando a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.

As informações sobre os dias e horários de recolha de resíduos indiferenciados em cada uma das freguesias bem como outras informações de interesse relacionadas com os serviços prestados estarão disponíveis no site do Município, aqui.

O agendamento de recolha de montureiras, resíduos volumosos e RCD’s deve ser efetuado das 8h00 às 16h30, de segunda a sexta-feira, através do 258 027 968.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.

Desporto 2 Março, 2024

Canal 11 transmite jogo do Santa Luzia em Fafe

A Liga Feminina Placard regressa este sábado, com seis jogos imperdíveis agendados para o final da tarde, e a contarem para a jornada 20.

Desporto 2 Março, 2024

Juventude Viana recebe hoje Académica de Espinho

A Juventude Viana recebe, este sábado às 21h00, no Pavilhão José Natário a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins.

Nacional 2 Março, 2024

Eleições: Mais de 200 mil inscritos para voto antecipado em mobilidade

Mais de 200 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade no domingo, uma semana antes das eleições legislativas, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).