Logo
Regional

Caminha: “Pedimos pão e deram-nos meras migalhas”

18 Março, 2023 | 12:52
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

O presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, mostrou ontem a sua indignação, através das redes sociais, com os apoios do Governo que irão chegar ao concelho de Caminha para fazer face aos danos provocados pelo temporal, no primeiro dia do ano. 

Na nota, Rui Lages dá conta que desde o dia 1 de janeiro que tem vindo “a insistir junto das entidades com responsabilidades na matéria” e que era “necessário ter um olhar diferente para aquilo que aconteceu no concelho de Caminha”.

Tendo agora conhecimento das verbas que irão chegar ao concelho, o presidente da Câmara Municipal de Caminha diz que a população merecia “muito mais”. “O esforço que pedimos ao Governo, a solidariedade que se exigia para o nosso território ficou muito aquém. Na verdade, pedimos pão e deram-nos meras migalhas”, atirou. “Solicitamos apoios no valor de 100% – atribuem 60%. Solicitamos a declaração de situação de calamidade – zero resposta. Solicitamos respostas que fossem ágeis e rápidas – deram-nos burocracia. A minha população aguardava por respostas robustas – tivemos promessas. Resposta às habitações particulares – zero”, lamentou o presidente da Câmara Municipal de Caminha, exprimindo que sente “muita revolta”.

“Mas, a toalha nunca vai parar ao chão. Somos gentes do Alto Minho, somos resilientes. Iniciaremos agora o trabalho que temos de fazer para capitalizar ao máximo este apoio que nos foi tão gentilmente concedido”, alertou ainda Rui Lages.

Caminha foi um dos concelhos, da região Norte, mais afetados pela intempérie, no dia 1 de janeiro, sendo os prejuízos superiores a 13 milhões de euros.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 15 Janeiro, 2026

Presidenciais 2026: Local de voto na Meadela muda para o Pavilhão Desportivo

Os eleitores da freguesia da Meadela irão votar num novo local nas Eleições Presidenciais de 2026, marcadas para o próximo dia 18 de janeiro.

Desporto 15 Janeiro, 2026

Santa Luzia e Freixo entram em ação na Taça de Portugal Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC e a Casa do Povo de Freixo entram em ação no próximo sábado na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal, fase que marca a entrada das equipas da Liga Feminina Placard.

Música 15 Janeiro, 2026

Tuna de Veteranos de Viana do Castelo assinala 23 anos com música nas ruas da cidade

A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo celebra este sábado, 17 de janeiro, o seu XXIII Aniversário, com uma arruada de Reis pelo centro histórico da cidade e um jantar comemorativo, marcando mais de duas décadas de atividade cultural e académica ligada a Viana do Castelo.

Nacional 15 Janeiro, 2026

Viana do Castelo e Figueira da Foz juntam-se para preparar empresas para a eólica offshore

As associações empresariais de Viana do Castelo e da Figueira da Foz estão a trabalhar em conjunto para analisar os projetos de energia eólica offshore previstos para as duas regiões e avaliar os seus impactos sociais, ambientais e económicos.

Regional 15 Janeiro, 2026

Ponte de Lima lança programa inovador de apoio a famílias vulneráveis

O Município de Ponte de Lima vai implementar, entre 2025 e 2028, o Programa CLDS-5G – Contratos Locais de Desenvolvimento Social, no âmbito do PORTUGAL 2030, com o objetivo de reforçar a inclusão social e combater a pobreza no concelho.

Desporto 15 Janeiro, 2026

Fafe elimina Sporting de Braga e faz história na Taça de Portugal

A Associação Desportiva de Fafe voltou a escrever uma das páginas mais marcantes da sua história ao garantir, esta quarta-feira, o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal, após vencer o Sporting de Braga por 2-1, em jogo dos quartos de final disputado no Estádio Municipal de Fafe.

Regional 15 Janeiro, 2026

GNR apreende 207 doses de canábis e detém dois suspeitos em Valença

A GNR deteve, no dia 9 de janeiro, dois homens, de 20 e 21 anos, por tráfico de estupefacientes no concelho de Valença.