O presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, mostrou ontem a sua indignação, através das redes sociais, com os apoios do Governo que irão chegar ao concelho de Caminha para fazer face aos danos provocados pelo temporal, no primeiro dia do ano.
Na nota, Rui Lages dá conta que desde o dia 1 de janeiro que tem vindo “a insistir junto das entidades com responsabilidades na matéria” e que era “necessário ter um olhar diferente para aquilo que aconteceu no concelho de Caminha”.
Tendo agora conhecimento das verbas que irão chegar ao concelho, o presidente da Câmara Municipal de Caminha diz que a população merecia “muito mais”. “O esforço que pedimos ao Governo, a solidariedade que se exigia para o nosso território ficou muito aquém. Na verdade, pedimos pão e deram-nos meras migalhas”, atirou. “Solicitamos apoios no valor de 100% – atribuem 60%. Solicitamos a declaração de situação de calamidade – zero resposta. Solicitamos respostas que fossem ágeis e rápidas – deram-nos burocracia. A minha população aguardava por respostas robustas – tivemos promessas. Resposta às habitações particulares – zero”, lamentou o presidente da Câmara Municipal de Caminha, exprimindo que sente “muita revolta”.
“Mas, a toalha nunca vai parar ao chão. Somos gentes do Alto Minho, somos resilientes. Iniciaremos agora o trabalho que temos de fazer para capitalizar ao máximo este apoio que nos foi tão gentilmente concedido”, alertou ainda Rui Lages.
Caminha foi um dos concelhos, da região Norte, mais afetados pela intempérie, no dia 1 de janeiro, sendo os prejuízos superiores a 13 milhões de euros.

Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.