Logo
Regional

Caminha: “Pedimos pão e deram-nos meras migalhas”

18 Março, 2023 | 12:52
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

O presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, mostrou ontem a sua indignação, através das redes sociais, com os apoios do Governo que irão chegar ao concelho de Caminha para fazer face aos danos provocados pelo temporal, no primeiro dia do ano. 

Na nota, Rui Lages dá conta que desde o dia 1 de janeiro que tem vindo “a insistir junto das entidades com responsabilidades na matéria” e que era “necessário ter um olhar diferente para aquilo que aconteceu no concelho de Caminha”.

Tendo agora conhecimento das verbas que irão chegar ao concelho, o presidente da Câmara Municipal de Caminha diz que a população merecia “muito mais”. “O esforço que pedimos ao Governo, a solidariedade que se exigia para o nosso território ficou muito aquém. Na verdade, pedimos pão e deram-nos meras migalhas”, atirou. “Solicitamos apoios no valor de 100% – atribuem 60%. Solicitamos a declaração de situação de calamidade – zero resposta. Solicitamos respostas que fossem ágeis e rápidas – deram-nos burocracia. A minha população aguardava por respostas robustas – tivemos promessas. Resposta às habitações particulares – zero”, lamentou o presidente da Câmara Municipal de Caminha, exprimindo que sente “muita revolta”.

“Mas, a toalha nunca vai parar ao chão. Somos gentes do Alto Minho, somos resilientes. Iniciaremos agora o trabalho que temos de fazer para capitalizar ao máximo este apoio que nos foi tão gentilmente concedido”, alertou ainda Rui Lages.

Caminha foi um dos concelhos, da região Norte, mais afetados pela intempérie, no dia 1 de janeiro, sendo os prejuízos superiores a 13 milhões de euros.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 20 Dezembro, 2025

Câmara de Viana do Castelo leva calor e votos de Natal às IPSS do concelho

A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, visitou esta semana 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo, para transmitir votos de Feliz Natal e Boas Festas e entregar mantas aos utentes, proporcionando-lhes mais conforto durante os meses frios.

Cultura 20 Dezembro, 2025

Teatro do Noroeste celebra 35 anos com programação diversificada em 2026

A Companhia de Teatro do Noroeste assinala, em 2026, 35 anos de atividade artística ininterrupta com a estreia da sua criação número 180. A programação do próximo ano já foi apresentada e promete abranger teatro, música, dança, circo contemporâneo, ópera e cinema, reforçando o Teatro Municipal Sá de Miranda como espaço de criação e debate cultural.

Regional 20 Dezembro, 2025

Pai Natal chega este domingo ao Centro Cultural de Viana do Castelo

Viana do Castelo prepara-se para receber, este domingo, dia 21 de dezembro, a tradicional Chegada do Pai Natal. O evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h00, e destina-se a toda a família.

Nacional 20 Dezembro, 2025

Seis homens detidos e colocados em prisão preventiva por furtos em lares e juntas de freguesia

O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.

Regional 19 Dezembro, 2025

Obras na Ponte Eiffel de Viana do Castelo arrancam em janeiro

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.

Regional 19 Dezembro, 2025

Ponte de Lima mantém benefícios fiscais para 2026 e aposta em famílias e empresas

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.

Regional 19 Dezembro, 2025

Viana do Castelo lança 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”

O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.