O Município de Caminha vai promover a primeira semana sénior do concelho de 23 a 27 de outubro, com uma panóplia de iniciativas dirigidas para a comunidade sénior, cuidadores formais e informais, mas também para a comunidade em geral.
Sandra Fernandes, vereadora com o pelouro da juventude e inclusão do Município de Caminha, sublinhou que “estamos empenhados em construir uma sociedade cada vez mais justa, coesa, inclusiva e segura para todos”. Nesse sentido e em parceria com todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho na área da terceira idade, a Câmara Municipal de Caminha “orgulha-se de organizar a primeira semana sénior do concelho com a qual se pretende enfatizar os direitos dos idosos, disponibilizando momentos formativos para os cuidadores, instituições e comunidade em geral, além de proporcionar momentos de lazer e de convívio”, revelou.
O programa inclui assim temas como a saúde e bem-estar, a segurança, a cultura e o lazer. “É também um momento de agradecimento, e reconhecimento público, pelo conhecimento, pelo saber e pelo trabalho desenvolvido pelas pessoas em idade maior do concelho”, reconheceu ainda a vereadora.
Entre as atividades levadas a cabo estão a sessão de abertura “À Conversa: “O que é ser idoso hoje e amanhã”; o momento musical pela Academia de Música Fernandes Fão; a inauguração da exposição de fotografia “Traços”; a ação de sensibilização “Prevenção de Burlas”; os workshops de dança, música e pintura; o desporto sénior; as olimpíadas do conhecimento; o yoga do riso e o concerto com “Siga a Farra”.
O Município de Ponte de Lima acolhe hoje 13 de novembro, às 18h30, a apresentação do livro “António Silva Monteiro: O homem, a casa e as suas circunstâncias (1822-1885)”, da autoria dos historiadores Gonçalo Maia Marques e José Augusto Maia Marques.
Um homem de 40 anos foi intercetado pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, ao início da tarde do passado domingo, 10 de novembro, na Rua de Santo António, na sequência de uma operação de combate aos crimes contra o património.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a acolher a tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro com abertura de portas às 23h00. O evento promete muita animação, surpresas e música, prolongando-se até às 06h00.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.