O Município de Caminha vai promover a primeira semana sénior do concelho de 23 a 27 de outubro, com uma panóplia de iniciativas dirigidas para a comunidade sénior, cuidadores formais e informais, mas também para a comunidade em geral.
Sandra Fernandes, vereadora com o pelouro da juventude e inclusão do Município de Caminha, sublinhou que “estamos empenhados em construir uma sociedade cada vez mais justa, coesa, inclusiva e segura para todos”. Nesse sentido e em parceria com todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho na área da terceira idade, a Câmara Municipal de Caminha “orgulha-se de organizar a primeira semana sénior do concelho com a qual se pretende enfatizar os direitos dos idosos, disponibilizando momentos formativos para os cuidadores, instituições e comunidade em geral, além de proporcionar momentos de lazer e de convívio”, revelou.
O programa inclui assim temas como a saúde e bem-estar, a segurança, a cultura e o lazer. “É também um momento de agradecimento, e reconhecimento público, pelo conhecimento, pelo saber e pelo trabalho desenvolvido pelas pessoas em idade maior do concelho”, reconheceu ainda a vereadora.
Entre as atividades levadas a cabo estão a sessão de abertura “À Conversa: “O que é ser idoso hoje e amanhã”; o momento musical pela Academia de Música Fernandes Fão; a inauguração da exposição de fotografia “Traços”; a ação de sensibilização “Prevenção de Burlas”; os workshops de dança, música e pintura; o desporto sénior; as olimpíadas do conhecimento; o yoga do riso e o concerto com “Siga a Farra”.
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, três propostas de apoio às Juntas e Uniões de Freguesia, num total de 262.500 euros, durante a reunião ordinária do executivo realizada esta quarta-feira.