Logo
Regional

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

30 Abril, 2024 | 15:44
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.

De acordo com a proposta hoje apresentada pela vereadora com o pelouro da mobilidade, Fabíola Oliveira, e que foi rejeitada pelo vereador independente Eduardo Teixeira e por Hugo Meira, do CDS-PP, a autarquia vai candidatar-se até quinta-feira ao Fundo Ambiental.

A vereadora da CDU, Cláudia Marinho, votou a favor e Paulo Vale, do PSD, absteve-se.

No final da reunião camarária, aos jornalistas, o presidente da Câmara explicou que o objetivo é prestar um serviço de qualidade, que na campanha para as eleições autárquicas foi criticado por todas as forças políticas.

“Agora foi-nos conferida a possibilidade de assumirmos a competência de explorar este serviço. Há ferramentas financeiras para apoiar essa aposta. Cruzo os braços? Não, temos de ser proativos”, afirmou.

Questionado sobre o investimento, o número e a tipologia dos de autocarros elétricos que vão ser adquiridos, bem como os postos de trabalho a criar, Luís Nobre disse que essas questões estão a ser avaliadas por equipas externas à autarquia.

O autarca socialista disse que o concurso para o serviço intermunicipal de transportes públicos continua a ser conduzido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

“Se o serviço intermunicipal der resposta às necessidades dos utentes, manteremos o novo serviço só na área urbana de Viana do Castelo. Se virmos que não funciona dentro do concelho e com experiência que acumularmos relativamente ao serviço podemos pensar como fizeram outras cidades”, referiu.

O vereador Eduardo Teixeira justificou o voto contra por considerar que a proposta deveria incluir um estudo económico-financeiro “sobre o passo de gigante” que o município vai dar, e por se tratar de um investimento considerável.

O vereador do CDS-PP, Hugo Meira, também criticou a falta de informação sobre a proposta hoje apresentada.

“O CDS-PP não tem fundamento para tomar uma decisão favorável. É uma proposta dúbia e um capricho caro do município”, referiu.

Segundo a proposta hoje aprovada, a que a Lusa teve acesso, a candidatura a que a Câmara de Viana do Castelo vai concorrer, do Fundo Ambiental, visa “reforçar o investimento na descarbonização dos transportes públicos, aumentando o número de novos autocarros de zero emissões para o transporte público de passageiros”.

Pretende ainda incluir a instalação de estações de carregamento de eletricidade.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 12 Junho, 2024

Juventude Viana oficializa André Torres como treinador na 1ª divisão

A Juventude Viana oficializou a renovação de André Torres como treinador para a próxima época. O clube de hóquei em patins de Viana do Castelo recorda que Torres "foi o timoneiro na subida à 1ª divisão nacional".

Nacional 12 Junho, 2024

Aprovada na especialidade proposta do PS que elimina portagens nas ex-SCUT

Os deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação aprovaram hoje o projeto dos socialistas que elimina as portagens nas ex-SCUT, durante a votação na especialidade.

Regional 12 Junho, 2024

Câmara de Viana do Castelo esclarece diferendo com o grupo AVIC

Após o grupo Avic anunciar a suspensão, a partir de quinta-feira, de serviços de transporte público urbano e interurbano e em horários em várias carreiras, acusando a Câmara de Viana do Castelo de “impor prejuízos permanentes às empresas”, a autarquia liderada por Luís Nobre não se deixou ficar e respondeu de imediato com um longo comunicado.

Desporto 12 Junho, 2024

Oitava etapa da Volta a Portugal em bicicleta parte de Viana do Castelo a 2 de agosto

A 85.ª edição, cujo percurso foi hoje apresentado, arranca com um prólogo em Águeda, em 24 de julho, e percorre um total de 1.540,1 quilómetros até Viseu, onde, em 04 de agosto, será coroado o sucessor de Colin Stüssi (Vorarlberg) após um contrarrelógio individual. De Viana do Castelo partem os ciclistas para a oitava etapa com destino a Fafe.

Regional 12 Junho, 2024

“Respira a Vida”: O diário de uma aventura superada com orgulho

A Viana TV esteve a acompanhar o "Respira a Vida" do inicio ao fim. Marcamos presença em todas as etapas. "Orgulho", "resiliência", "solidariedade" são alguns dos adjetivos utilizados na receção dos 13 companheiros de aventura nas diversas autarquias. O grupo partiu Santa Marta de Portuzelo rumo a Lisboa a pedalar, num total de quatro etapas totalizando mais de 400 quilómetros.

Regional 12 Junho, 2024

Centros de Saúde de Ponte de Lima e Freixo vão ser requalificados

O Município de Ponte de Lima deu mais um passo significativo na melhoria dos cuidados de saúde prestados à população local com a assinatura dos contratos de Financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor superior a 1.5 milhões de euros. O investimento aprovado vai ser realizado até dezembro de 2025. 

Regional 12 Junho, 2024

“Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste” junta gastronomia, música e vinhos em Valença

O Município de Valença acolhe, este fim de semana, 14 e 15 de junho, a exposição transfronteiriça "Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste", na Coroada (Fortaleza).