A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião ordinária de executivo, ceder gratuitamente, por contrato de comodato, o edifício da antiga Escola Primária de Vila Fria à União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria para apoio à comunidade.
O contrato de comodato, aprovado na terça-feira, em reunião ordinária de executivo, indica que a Escola Primária de Vila Fria se encontra encerrada, por não decorrerem nesse espaço quaisquer atividades letivas, e que a União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria, como forma de apoiar a população da freguesia, pretende promover um conjunto de atividades, a desenvolver por cedência do espaço, destinadas à formação, animação e apoio a toda a comunidade.
Nesse sentido, a autarquia cede gratuitamente o espaço pelo prazo de 10 anos, a contar da data de assinatura do presente contrato, podendo o mesmo ser renovado por igual período se se mantiver o fim e objeto previstos.
No caso de se verificar a não utilização do edifício, em prazo superior a 1 ano, cessa a cedência do uso do mesmo.
Durante a vigência do contrato, ficam a cargo da União das Freguesias de Mazarefes e Vila Fria todos os trabalhos de conservação e manutenção, ordinários e extraordinários, necessários para o bom estado das instalações. As despesas decorrentes do funcionamento das instalações, nomeadamente as resultantes dos contratos de fornecimento de energia, água, telecomunicações e outras, são também da responsabilidade da União de Freguesias.
O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.
Um homem, com cerca de 40 anos, foi resgatado na manhã desta quinta-feira da Ínsua da Lapela, no concelho de Monção, depois de ter ficado isolado devido à subida do caudal do rio Minho, na sequência do mau tempo.
Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participaram, entre os dias 22 e 23 de janeiro, numa ação de treino em montanha na Serra da Estrela, em parceria com outras forças de socorro.
A Romaria de Santa Marta prepara-se para animar a comunidade com o Baile de Carnaval, um evento que combina música, convívio e tradição. A iniciativa, aberta a todas as idades, promete celebrar a alegria e a união que marcam a identidade da romaria.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.