O bispo de Viana do Castelo pediu ao Conselho Pastoral Diocesano para enfrentarem “o tempo atual” procurando “sem medo” as linhas de orientação para o futuro, e assinalou a importância de envolver todas “as estruturas” no Jubileu da Diocese.
“A par com a análise da realidade da Igreja e do mundo, no contexto da cultura atual e os desafios que ela provoca na comunidade diocesana, reconhecendo o esforço dos que nos antecederam e deram corpo à Diocese, é de premente exigência que nos projetemos no futuro”, disse D. João Lavrador, informa a Diocese de Viana numa nota enviada à Viana TV.
Na terceira reunião do Conselho Pastoral Diocesano “mais de três dezenas de participantes” refletiram sobre a vida pastoral da diocese do alto-minho, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, no Arciprestado de Viana do Castelo.
Segundo D. João Lavrador, uma “questão fundamental” que terá de os “inquietar” é o rosto desta Igreja, “as possibilidades e incapacidades em ser comunidade à maneira de Jesus Cristo”.
A Diocese de Viana do Castelo informa que o Conselho Pastoral Diocesano indicou o que impede esta Igreja diocesana de “ser verdadeiramente uma comunidade de discípulos missionários” e selecionou linhas orientadoras de “força pastorais” para os anos de preparação do jubileu diocesano.
“Este tempo de preparação do Jubileu da Diocese deve atingir as estruturas diocesanas, paroquiais, de grupos, associações, irmandades e movimentos”, salientou também o bispo diocesano.
O Conselho Pastoral da Diocese de Viana do Castelo, no momento de discussão, mostrou-se “preocupado” com os jovens e a sua importância na vida da Igreja, com a formação de agentes pastorais, com a promoção da espiritualidade, com o trabalho conjunto e com os momentos de partilha de experiências positivas, assinalando que “isto potenciará a renovação da Igreja diocesana”.
João Lavrador destacou também várias celebrações e encontros, como a celebração do Dia da Diocese, a 5 de novembro, – nesta data o SDPJ – Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (Jotas de Viana) promove o encontro ‘O pós-JMJ Lisboa 2023: «Maria levantou-se e …»’, e realçou a importância da “participação de todos” nas Jornadas Diocesanas de Pastoral, com o tema ‘Igreja de todos para todos: eclesiologia do Papa Francisco’, nos dias 18 de novembro e 1 e 2 de dezembro.
A Diocese de Viana do Castelo informa que, também no dia 18 de novembro e integrada nas Jornadas de Pastoral, a Comissão Diocesana de Justiça e Paz promove a conferência ‘Quem é o meu próximo?’, entre as 09h00 e as 17h00, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque.
A nota informa ainda que a próxima reunião do Conselho Pastoral Diocesano de Viana do Castelo realiza-se no dia 24 de fevereiro de 2024.
O presidente do grupo Vila Galé disse que já contestou o embargo parcial aplicado, quinta-feira, pela Câmara de Ponte de Lima à intervenção no castelo de Curutêlo, integrado num projeto de enoturismo.
Entre os dias 8 e 17 de novembro, Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe o 8º Festival de Teatro de Viana do Castelo, organização conjunta do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana e da Câmara Municipal de Viana do Castelo que tem como foco a acessibilidade dos públicos.
Portugal regressa hoje a Glasgow, onde no mítico Hampden Park, pode carimbar frente à Escócia o apuramento para os quartos de final da Liga das Nações de futebol, na quarta jornada do Grupo A1.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançaram hoje, a Campanha de Segurança Rodoviária "Ao volante, o telemóvel pode esperar", inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2024.
Transformar a nossa alimentação pode ser um verdadeiro elixir para a saúde do fígado. A crescente incidência de doenças hepáticas associadas à obesidade, diabetes e colesterol elevado tem levantado preocupações. Em Portugal, mais de um milhão de pessoas lidam com a esteatose hepática, uma condição que, se negligenciada, pode progredir para cirrose ou cancro do fígado.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou , em reunião ordinária de executivo, a proposta de Apoio à atividade desportiva em espécie para a época 2023/2024 que totaliza uma verba que ascende a mais de 222 mil euros.
A bandeira verde atribuída aos municípios com medidas de apoio às famílias, desde tarifas reduzidas da água até apoios a agregados em fragilidade social, é este ano atribuída a 110 autarquias, anunciou o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.