Logo
Regional

Bispo de Viana do Castelo anuncia alterações em várias paróquias

19 Julho, 2024 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

D. João Lavrador, Bispo diocesano de Viana do Castelo, acaba de tornar públicas as nomeações para o próximo ano pastoral.

Aos sacerdotes com novas funções e àqueles que deixam ofícios, a Diocese vianense deixa um” enorme obrigado pela disponibilidade que demonstram no serviço à Igreja”.

Nomeações para o próximo ano pastoral:

O Revdo Padre Fernando Gomes Loureiro é dispensado, por motivo  de saúde, da paroquialidade de Âncora (Santa Maria), Dem (S. Gonçalo) e Freixeiro de Soutelo (S. Martinho), do Arciprestado de Caminha. 

O Revdo Padre Manuel Joaquim Barros de Oliveira é dispensado, por  motivo de saúde e de idade, da paroquialidade de Riba de Âncora (Santa  Maria), Arciprestado de Caminha, e continua pároco de Vile (S.  Sebastião), Arciprestado de Caminha. 

O Revdo Padre Rafael da Costa Gomes, svd, com autorização do  Provincial da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, é nomeado  pároco de Riba de Âncora (Santa Maria), Âncora (Santa Maria), Dem (S.  Gonçalo) e Freixeiro de Soutelo (S. Martinho), do Arciprestado de  Caminha, e é nomeado Notário do Tribunal Eclesiástico da Diocese de  Viana do Castelo até ao fim do mandato dos restantes membros deste  Tribunal.

– O Revdo Padre José Correia Vilar é dispensado de Capelão da Santa  Casa da Misericórdia de Ponte de Lima. 

O Revdo Padre José António Araújo de Freitas, pároco in solidum, é  dispensado da paroquialidade de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S.  Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria),  Arciprestado de Ponte de Lima, e é nomeado Capelão da Santa Casa da  Misericórdia de Ponte de Lima. Ficará também a colaborar  pastoralmente, de acordo com as suas possibilidades, com o Pároco de  Ponte de Lima. 

O Revdo Padre Miguel José Lopes de Moura, pároco in solidum, é  dispensado, por motivo de saúde, da paroquialidade de Gandra (S.  Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do  Lima (Santa Maria), Arciprestado de Ponte de Lima. 

O Revdo Padre Carlos Oliveira Lopes, com autorização de Sua  Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo de Aire et Dax (França), é  nomeado pároco de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa  Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria), Arciprestado de  Ponte de Lima. 

– O Revdo Padre Christopher Vaz de Sousa é dispensado de  Administrador Paroquial de Neiva (S. Romão), Arciprestado de Viana do  Castelo, e de Director do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino  Superior. 

– O Revdo Padre Renato Filipe da Silva Oliveira continua a elaboração  da tese doutoral e é nomeado pároco Neiva (S. Romão), Arciprestado de  Viana do Castelo, Director do Departamento Diocesano da Pastoral do  Ensino Superior e Director-Adjunto do Secretariado Diocesano da  Pastoral Litúrgica.

– O Revdo Padre José Manuel Afonso Alves, continuando pároco de  Deocriste, é nomeado pároco de Vila Franca (S. Miguel) e Portela Susã (Divino Salvador), Arciprestado de Viana do Castelo. 

O Revdo Mons. António Fernandes Alves, por idade avançada e  limitações de saúde, é dispensado de pároco de Alvarães (S. Miguel),  Arciprestado de Viana do Castelo. 

– O Revdo Padre José Domingos Leal Meira da Rocha, continuando  pároco de Vila de Punhe (S. Eulália), é nomeado pároco de Alvarães (S.  Miguel), Arciprestado de Viana do Castelo. 

– O Revdo Padre Domingos Lourenço Vieira, a seu pedido, é dispensado  da paroquialidade de Afife (S. Cristina e S. Silvestre) e Carreço (Santa  Maria). 

Viana do Castelo, 18 de Julho de 2024 

João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 11 Julho, 2025

Teatro do Noroeste reconhecido internacionalmente

A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.

Regional 11 Julho, 2025

Estratégia Minho IN 3.0 apela ao investimento privado para impulsionar turismo regional

Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.

Desporto 11 Julho, 2025

Melgaço recebe Europeu de Mountain Bike 2025

Melgaço prepara-se para receber, de 23 a 27 de julho, o Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025. Este evento de referência no panorama desportivo internacional traz a Portugal a elite do BTT, marcando a estreia do país como anfitrião.

Regional 11 Julho, 2025

Freguesia da Montaria recebe I Jornadas de Montanha

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.

Nacional 11 Julho, 2025

Linha de Crédito de 100 milhões de euros assegura transição entre PDR2020 e PEPAC

O Ministério da Agricultura e Mar, em articulação com o Ministério das Finanças e o Banco Português  de Fomento, irá disponibilizar uma Linha de Crédito de 100 milhões de euros, com juros bonificados  a 100% e integralmente suportados pelo Orçamento do Estado para financiar os pedidos de  pagamento dos projetos do PDR 2020 que transitam para o PEPAC.

Regional 11 Julho, 2025

Politécnico de Viana do Castelo constitui centro tecnológico para valorizar o setor agroalimentar

O 3AR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do Agroalimentar será formalmente constituído esta sexta-feira, num momento simbólico que marca o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo e de um vasto conjunto de parceiros com a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos recursos endógenos da região.

Desporto 10 Julho, 2025

Aguiar-Branco destaca “trabalho de excelência” da canoagem portuguesa

O presidente da Assembleia da República (AR), José Pedro Aguiar-Branco, elogiou o "trabalho de excelência" da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), considerando que, "com mais condições", os lusos podem ombrear com os melhores do mundo.