Logo
Desporto

Benfica e Sporting lutam pelo título em ronda de muitas decisões na I Liga

10 Maio, 2025 | 8:55
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

O título português de futebol pode ser atribuído já no sábado, no dérbi entre Benfica e Sporting, mas a 33.ª e penúltima jornada da I Liga pode definir também o último lugar europeu e os dois clubes despromovidos.

O confronto entre ‘águias’ e ‘leões’ monopoliza a atenção, numa altura em que os rivais lisboetas estão empatados na liderança, a grande distância de FC Porto e Sporting de Braga, embrenhados na luta pelo terceiro lugar, a única posição relevante que, garantidamente, não pode ficar decidida nesta ronda.

O Sporting, atual campeão, entrará no relvado do Estádio da Luz, em Lisboa, às 18:00, com a vantagem de continuar dependente de si para conquistar o 21.º título em caso de empate, mas só a vitória lhe permite assegurar antecipadamente o primeiro bicampeonato desde que alcançou o ‘tetra’, em 1954.

Se o triunfo por qualquer margem servirá para a equipa ‘leonina’ festejar na casa do maior rival, o Benfica necessita de se impor por dois ou mais golos de diferença para assegurar já no sábado o 39.º título, uma vez que perdeu por 1-0 no Estádio José Alvalade, na primeira volta.

O golo marcado nesse jogo pelo moçambicano Geny Catamo, aos 28 minutos, pairará sobre o dérbi lisboeta, que se repete duas semanas mais tarde, na final da Taça de Portugal, ainda que a vitória tangencial não deixe de colocar os ‘encarnados’ em posição privilegiada.

À exceção dos lesionados de longa data, o treinador Rui Borges conta com uma equipa na máxima força, na qual se destaca o avançado sueco Viktor Gyökeres, melhor marcador da I Liga, com impressionantes 38 golos, enquanto o suíço Zeki Amdouni pode ser baixa na formação benfiquista, orientada por Bruno Lage.

Na última jornada, Benfica e Sporting defrontam adversários complicados, mas sob pressupostos muito diferentes: a equipa da Luz desloca-se ao terreno de um Sporting de Braga em luta com o FC Porto pelo terceiro lugar e a presença direta na Liga Europa, enquanto o Sporting recebe o Vitória de Guimarães, provavelmente, já com o quinto lugar garantido.

Os portuenses, a viverem uma época conturbada, apanharam os bracarenses na ronda anterior e, uma vez que estão em igualdade no confronto direto (o FC Porto ganhou em casa por 2-1 e o Sporting de Braga impôs-se no seu estádio por 1-0), o último lugar do pódio só poderá atribuído dentro de uma semana.

Os ‘dragões’ disputam no domingo o dérbi da cidade do Porto, no recinto do Boavista, 16.º e antepenúltimo classificado, a necessitar de todos os pontos possíveis para evitar a despromoção, enquanto os ‘arsenalistas’ visitam o Casa Pia, tranquilo oitavo posicionado.

Os ‘axadrezados’ partem para a reta final do campeonato em igualdade com o AVS, 17.º e penúltimo colocado, que substituiu Rui Ferreira por José Mota no comando técnico, e o lanterna-vermelha Farense, todos a cinco pontos de distância do Estrela da Amadora, 15.º e primeira equipa acima da zona vermelha, mas ainda não totalmente a salvo.

A vitória do Boavista sobre o FC Porto, no jogo de encerramento da 33.ª jornada, aliada a um triunfo do Estrela da Amadora na receção ao AVS e à derrota do Farense em Guimarães, também no domingo, condenará de imediato avenses e algarvios à despromoção, enquanto os ‘axadrezados’ teriam de disputar o play-off de manutenção com o terceiro classificado da II Liga.

O Farense não terá tarefa fácil no estádio do Vitória de Guimarães, que ocupa o quinto lugar, com três pontos de vantagem sobre o Santa Clara, sexto, e vantagem no confronto direto, pelo que apenas terá de repetir o resultado dos açorianos na receção ao Famalicão para assegurar o último posto europeu, de acesso possível à Liga Conferência.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 12 Julho, 2025

Estádios de Benfica e Paços de Ferreira os melhores das Ligas profissionais

Os estádios do Benfica e do Paços de Ferreira foram votados como os melhores da Liga e II Liga da última época (2024/25), anunciou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Desporto 12 Julho, 2025

Portugal perde com Bélgica e confirma eliminação do Europeu feminino

A seleção portuguesa feminina de futebol viu confirmado o afastamento do Campeonato da Europa, ao perder por 2-1 com a Bélgica, em jogo da terceira e derradeira jornada do Grupo B, em que ficou na última posição.

Regional 11 Julho, 2025

Teatro do Noroeste reconhecido internacionalmente

A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.

Regional 11 Julho, 2025

Estratégia Minho IN 3.0 apela ao investimento privado para impulsionar turismo regional

Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.

Desporto 11 Julho, 2025

Melgaço recebe Europeu de Mountain Bike 2025

Melgaço prepara-se para receber, de 23 a 27 de julho, o Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025. Este evento de referência no panorama desportivo internacional traz a Portugal a elite do BTT, marcando a estreia do país como anfitrião.

Regional 11 Julho, 2025

Freguesia da Montaria recebe I Jornadas de Montanha

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.

Nacional 11 Julho, 2025

Linha de Crédito de 100 milhões de euros assegura transição entre PDR2020 e PEPAC

O Ministério da Agricultura e Mar, em articulação com o Ministério das Finanças e o Banco Português  de Fomento, irá disponibilizar uma Linha de Crédito de 100 milhões de euros, com juros bonificados  a 100% e integralmente suportados pelo Orçamento do Estado para financiar os pedidos de  pagamento dos projetos do PDR 2020 que transitam para o PEPAC.