Logo
Regional

Beatriz Batarda inspira alunos do Vale do Minho

21 Abril, 2025 | 14:01
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Entre 22 e 24 de abril, a atriz e encenadora Beatriz Batarda junta-se ao programa pedagógico das Comédias do Minho, assumindo as sessões do " Curso Alargado Sem Interesse Nenhum" (CASIN).

Nesta nova etapa do CASIN, Beatriz Batarda irá explorar a relação entre a palavra, o corpo e a interpretação, desafiando os alunos a mergulharem no universo da expressão teatral. O seu percurso multifacetado – que atravessa o teatro, o cinema e a encenação – será o ponto de partida para um conjunto de oficinas práticas, nas quais os jovens terão a oportunidade de desenvolver competências essenciais para a comunicação, a criatividade e a reflexão crítica.

Batarda junta-se assim a um leque de formadores que já passaram pelo CASIN, como Albano Jerónimo, Afonso Cruz, Marta Bernardes e José Maria Vieira Pinto, dando continuidade ao compromisso do projeto de trazer aos alunos perspetivas diversificadas e experiências enriquecedoras. A iniciativa tem como objetivo não apenas a transmissão de conhecimentos, mas também a criação de espaços de partilha e experimentação, onde a aprendizagem surge de forma dinâmica e interativa.

Sobre o CASIN

O “Curso Alargado Sem Interesse Nenhum” é um programa pedagógico das Comédias do Minho que decorre ao longo de três anos letivos. Com cinco grupos de alunos, em cinco municípios do Vale do Minho, e cinco convidados de referência, este ciclo formativo realiza-se entre dezembro e abril de cada ano letivo, promovendo sessões presenciais de 3h30.

O CASIN é um projeto que pretende fomentar o pensamento crítico e a colaboração, proporcionando aos alunos e professores um contacto direto com artistas e criadores de diferentes áreas. Para além das formações para os estudantes, o programa inclui também ações de capacitação para docentes, assegurando que a inovação pedagógica se reflete em toda a comunidade escolar.

O nome provocador – “Curso Alargado Sem Interesse Nenhum” – reflete o humor e a ousadia das Comédias do Minho, incentivando os participantes a olharem para o conhecimento e para a aprendizagem com um novo olhar, fora dos moldes convencionais.

O projeto, que envolve as escolas secundárias  de Melgaço, Monção e Valença e as escolas profissionais ETAP, em Vila Nova de Cerveira, e  EPRAMI, em Paredes de Coura, é financiado pela Fundação BPI/laCaixa e conta com o apoio do dstgroup.

As Comédias do Minho iniciaram a sua atividade profissional em 2004, com o objetivo de levar o teatro às aldeias do Vale do Minho, promovendo uma relação próxima e genuína com as comunidades locais. A Companhia tem investido na circulação de criadores nacionais e internacionais, oferecendo uma programação diversificada que reflete o seu compromisso com a arte e a cultura.

 A sua atuação é estruturada em três pilares principais: a Companhia de Teatro, o Projeto Pedagógico e o Projeto Comunitário, que trabalham de forma integrada e complementar. A missão das Comédias do Minho é clara: criar um projeto cultural adaptado à realidade socioeconómica do Vale do Minho, com um forte foco no envolvimento das populações.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 11 Julho, 2025

Teatro do Noroeste reconhecido internacionalmente

A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.

Regional 11 Julho, 2025

Estratégia Minho IN 3.0 apela ao investimento privado para impulsionar turismo regional

Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.

Desporto 11 Julho, 2025

Melgaço recebe Europeu de Mountain Bike 2025

Melgaço prepara-se para receber, de 23 a 27 de julho, o Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025. Este evento de referência no panorama desportivo internacional traz a Portugal a elite do BTT, marcando a estreia do país como anfitrião.

Regional 11 Julho, 2025

Freguesia da Montaria recebe I Jornadas de Montanha

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.

Nacional 11 Julho, 2025

Linha de Crédito de 100 milhões de euros assegura transição entre PDR2020 e PEPAC

O Ministério da Agricultura e Mar, em articulação com o Ministério das Finanças e o Banco Português  de Fomento, irá disponibilizar uma Linha de Crédito de 100 milhões de euros, com juros bonificados  a 100% e integralmente suportados pelo Orçamento do Estado para financiar os pedidos de  pagamento dos projetos do PDR 2020 que transitam para o PEPAC.

Regional 11 Julho, 2025

Politécnico de Viana do Castelo constitui centro tecnológico para valorizar o setor agroalimentar

O 3AR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do Agroalimentar será formalmente constituído esta sexta-feira, num momento simbólico que marca o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo e de um vasto conjunto de parceiros com a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos recursos endógenos da região.

Desporto 10 Julho, 2025

Aguiar-Branco destaca “trabalho de excelência” da canoagem portuguesa

O presidente da Assembleia da República (AR), José Pedro Aguiar-Branco, elogiou o "trabalho de excelência" da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), considerando que, "com mais condições", os lusos podem ombrear com os melhores do mundo.