Até dia 26 de janeiro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove “Arruada de Janeiras” no centro histórico da cidade. A iniciativa, enquadrada no âmbito da programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, visa estimular o comércio tradicional e dinamizar o casco histórico vianense no primeiro mês do novo ano.
Promovendo uma atividade cultural de grande tradição, o município conta com a colaboração de 28 grupos, associações e coletividades locais na dinamização destas arruadas de janeiras.
A iniciativa arrancou no primeiro fim-de-semana de janeiro e prolonga-se por todo o mês. Assim, dia 10 de janeiro, poderão ouvir-se Metamorphys – Casulo Abrigo e GRECANE – Grupo Folclórico de Castelo do Neiva.
Dia 11 de janeiro, atuam o Grupo Folclórico das Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos, Grupo Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha e Sport União Cardielense.
No dia 12, o Rancho Folclórico das Terras de Geraz, o Grupo de Janeiras Nossa Senhora das Boas Novas – Mazarefes e Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo apresentam-se na cidade.
No dia 18 de janeiro, atuam Ronda Típica de Carreço, Escola de Folclore de Santa Marta de Portuzelo, Grupo de Danças e Cantares de Serreleis, Grupo Folclórico de Viana do Castelo, Grupo Etnográfico de Areosa, Tuna de Veteranos de Viana do Castelo e Rancho Danças e Cantares de Afife.
A 19 de janeiro, Grupo de Danças e Cantares de Perre e A Casa – Comunidade Cristã em Viana.
De seguida, a 24 de janeiro, as Janeiras da Associação de Moradores da Abelheira apresentam-se pela cidade.
Dia 25 de janeiro, atuam ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical, Cantadeiras do Vale do Neiva, Grupo Etnofolclórico Renascer de Areosa, Modilhas do Neiva de A Mó, Cantigas da Rapaziada – Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, Grupo de Janeiras Luar das Neves – Centro Recreativo e Cultural das Neves.
A 26 de janeiro, Comissão da Capela de Santa Catarina – Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Monserrate, Grupo Associação Desportiva e Cultural de Vila Nova de Anha e Grupo Folclórico de S. Paulo.
Realizaram-se, no domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na primeira divisão cumpriu-se a 16ª jornada, na segunda a 17ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (5-1) do Desportivo de Monção frente ao Lanheses.
Realizou-se, este domingo, a 14.ª jornada do Campeonato de Portugal. O grande destaque vai para a vitória (1-0) do Vianense frente ao Bragança. Um golo solitário de Ricardo Bouças logo aos 3 minutos, resolveu o jogo a favor da equipa de Viana do Castelo.
O Santa Luzia Futebol Clube deslocou-se, no sábado, a Oeiras, para defrontar o Leões de Porto Salvo, em jogo da 15ª jornada da Liga Feminina Placard Futsal. A equipa vianense realizou uma excelente exibição e venceu (2-4) no terreno do 3º classificado.
Dos jogos referentes aos 16 avos de final da Taça de Portugal de seniores masculinos, em hóquei em patins, o destaque vai para a vitória (6-7) da Juventude Viana nos Carvalhos, frente ao líder da Zona Norte da 2ª divisão nacional.
Em jogo da 15.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado este sábado no Pavilhão de Santa Maria Maior, o Voleibol Clube de Viana derrotou (3-2) na negra, o Clube Atlântico da Madalena, com parciais de 25-22, 18-25, 22-25, 25-20 e 15-7.
O Benfica conquistou a Taça da Liga de futebol pela oitava vez, ao vencer na final o Sporting por 7-6 no desempate por grandes penalidades, depois do 1-1 no final do tempo regulamentar.
No próximo dia 18 de janeiro, às 21h30, o Auditório Municipal de Ponte da Barca será palco da recriação histórica da "Sopa dos Pobres", assinalando o centenário desta tradição local.