Logo
Regional

Associação RAV pede apoio “mais consistente” do Estado face ao aumento do abandono animal

1 Março, 2024 | 15:05
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

Numa altura em que se registam cada vez mais casos de abandono e maus tratos em animais, a Associação Resgate Adoção de Viana (RAV), do distrito de Viana do Castelo, apela a um apoio "mais consistente" do Estado. 

Sediada em Santa Marta de Portuzelo, a Associação RAV tem nos dias de hoje mais de meia centena de animais no alojamento. “Só em alimentação são 60 quilos diários”, garantiu um voluntário à Viana TV.

Atualmente, a associação animal recebe “um apoio anual do Município de Viana de 3750 euros”  que é o suficiente para operar, unicamente, 15 animais. “É imprescindível um apoio mais consistente do Estado”, apelou.

A Associação Resgate Adoção de Viana tem parceria com a Clínica Veterinária do Alto Minho que “só nos cobra o mínimo possível nos tratamentos e cirurgias e mesmo assim a dívida anda sempre nos milhares”.

A par das dificuldades financeiras, o  voluntário da RAV relatou ainda à Viana TV que os casos de maus tratos contra animais são cada vez mais recorrentes pelo distrito. “Tivemos recentemente um caso de uma cadela que foi abandonada há oito meses, pariu no monte , matou ovelhas e dezenas de outros animais e quando soube da situação para a capturar já lhe tinham feito uma laçada ao pescoço”.

Entretanto, “já foi esterilizada e removido o cabo de aço revestido a plástico e a ponta de arame que tinha um nó”, contou.

No entanto, as “despesas são gigantes. Quem puder ajudar é só passar na Clínica Veterinária do Alto Minho e abater a dívida ou enviar um donativo através do mbway 964479589″, solicitou o voluntário.

Pode ser uma imagem de cão e acupuntura

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, cão e acupuntura

(Fotografias Associação RAV)

Só no ano de 2022 a Associação RAV denunciou 125 queixas crimes, no distrito de Viana do Castelo, contra maus tratos em animais.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe o tradicional “Viana, Moscatel e Banana” com bom tempo nesta quarta-feira

Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Postais de Boas Festas

Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?

Nacional 23 Dezembro, 2025

Canábis é a droga ilícita mais consumida em Portugal

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Beherit e outras bandas de renome confirmadas no SWR Barroselas Metalfest 2026

O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.

Regional 23 Dezembro, 2025

Valença aprova orçamento recorde de 39,8 milhões de euros para 2026

A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.

Nacional 23 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda denuncia problemas graves em hospitais do Alto Minho

O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.

Regional 23 Dezembro, 2025

Darque recebe investimento de 935 mil euros para requalificação do centro de saúde

O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.