Numa altura em que se registam cada vez mais casos de abandono e maus tratos em animais, a Associação Resgate Adoção de Viana (RAV), do distrito de Viana do Castelo, apela a um apoio "mais consistente" do Estado.
Sediada em Santa Marta de Portuzelo, a Associação RAV tem nos dias de hoje mais de meia centena de animais no alojamento. “Só em alimentação são 60 quilos diários”, garantiu um voluntário à Viana TV.
Atualmente, a associação animal recebe “um apoio anual do Município de Viana de 3750 euros” que é o suficiente para operar, unicamente, 15 animais. “É imprescindível um apoio mais consistente do Estado”, apelou.
A Associação Resgate Adoção de Viana tem parceria com a Clínica Veterinária do Alto Minho que “só nos cobra o mínimo possível nos tratamentos e cirurgias e mesmo assim a dívida anda sempre nos milhares”.
A par das dificuldades financeiras, o voluntário da RAV relatou ainda à Viana TV que os casos de maus tratos contra animais são cada vez mais recorrentes pelo distrito. “Tivemos recentemente um caso de uma cadela que foi abandonada há oito meses, pariu no monte , matou ovelhas e dezenas de outros animais e quando soube da situação para a capturar já lhe tinham feito uma laçada ao pescoço”.
Entretanto, “já foi esterilizada e removido o cabo de aço revestido a plástico e a ponta de arame que tinha um nó”, contou.
No entanto, as “despesas são gigantes. Quem puder ajudar é só passar na Clínica Veterinária do Alto Minho e abater a dívida ou enviar um donativo através do mbway 964479589″, solicitou o voluntário.


Só no ano de 2022 a Associação RAV denunciou 125 queixas crimes, no distrito de Viana do Castelo, contra maus tratos em animais.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.