Numa altura em que se registam cada vez mais casos de abandono e maus tratos em animais, a Associação Resgate Adoção de Viana (RAV), do distrito de Viana do Castelo, apela a um apoio "mais consistente" do Estado.
Sediada em Santa Marta de Portuzelo, a Associação RAV tem nos dias de hoje mais de meia centena de animais no alojamento. “Só em alimentação são 60 quilos diários”, garantiu um voluntário à Viana TV.
Atualmente, a associação animal recebe “um apoio anual do Município de Viana de 3750 euros” que é o suficiente para operar, unicamente, 15 animais. “É imprescindível um apoio mais consistente do Estado”, apelou.
A Associação Resgate Adoção de Viana tem parceria com a Clínica Veterinária do Alto Minho que “só nos cobra o mínimo possível nos tratamentos e cirurgias e mesmo assim a dívida anda sempre nos milhares”.
A par das dificuldades financeiras, o voluntário da RAV relatou ainda à Viana TV que os casos de maus tratos contra animais são cada vez mais recorrentes pelo distrito. “Tivemos recentemente um caso de uma cadela que foi abandonada há oito meses, pariu no monte , matou ovelhas e dezenas de outros animais e quando soube da situação para a capturar já lhe tinham feito uma laçada ao pescoço”.
Entretanto, “já foi esterilizada e removido o cabo de aço revestido a plástico e a ponta de arame que tinha um nó”, contou.
No entanto, as “despesas são gigantes. Quem puder ajudar é só passar na Clínica Veterinária do Alto Minho e abater a dívida ou enviar um donativo através do mbway 964479589″, solicitou o voluntário.


Só no ano de 2022 a Associação RAV denunciou 125 queixas crimes, no distrito de Viana do Castelo, contra maus tratos em animais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.
O cantor e compositor Miguel Araújo encerrou no sábado a comemoração dos 20 anos da sua carreira com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. A noite contou com a participação especial do baterista vianense Mário Costa, que acrescentou ritmo e intensidade a cada canção.
A Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, em Viana do Castelo, vai finalmente avançar para uma intervenção profunda de conservação e valorização. A empreitada, no valor global de 480 mil euros, foi consignada esta terça-feira numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e do pároco local, Renato Oliveira.