Numa altura em que se registam cada vez mais casos de abandono e maus tratos em animais, a Associação Resgate Adoção de Viana (RAV), do distrito de Viana do Castelo, apela a um apoio "mais consistente" do Estado.
Sediada em Santa Marta de Portuzelo, a Associação RAV tem nos dias de hoje mais de meia centena de animais no alojamento. “Só em alimentação são 60 quilos diários”, garantiu um voluntário à Viana TV.
Atualmente, a associação animal recebe “um apoio anual do Município de Viana de 3750 euros” que é o suficiente para operar, unicamente, 15 animais. “É imprescindível um apoio mais consistente do Estado”, apelou.
A Associação Resgate Adoção de Viana tem parceria com a Clínica Veterinária do Alto Minho que “só nos cobra o mínimo possível nos tratamentos e cirurgias e mesmo assim a dívida anda sempre nos milhares”.
A par das dificuldades financeiras, o voluntário da RAV relatou ainda à Viana TV que os casos de maus tratos contra animais são cada vez mais recorrentes pelo distrito. “Tivemos recentemente um caso de uma cadela que foi abandonada há oito meses, pariu no monte , matou ovelhas e dezenas de outros animais e quando soube da situação para a capturar já lhe tinham feito uma laçada ao pescoço”.
Entretanto, “já foi esterilizada e removido o cabo de aço revestido a plástico e a ponta de arame que tinha um nó”, contou.
No entanto, as “despesas são gigantes. Quem puder ajudar é só passar na Clínica Veterinária do Alto Minho e abater a dívida ou enviar um donativo através do mbway 964479589″, solicitou o voluntário.


Só no ano de 2022 a Associação RAV denunciou 125 queixas crimes, no distrito de Viana do Castelo, contra maus tratos em animais.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.