Numa altura em que se registam cada vez mais casos de abandono e maus tratos em animais, a Associação Resgate Adoção de Viana (RAV), do distrito de Viana do Castelo, apela a um apoio "mais consistente" do Estado.
Sediada em Santa Marta de Portuzelo, a Associação RAV tem nos dias de hoje mais de meia centena de animais no alojamento. “Só em alimentação são 60 quilos diários”, garantiu um voluntário à Viana TV.
Atualmente, a associação animal recebe “um apoio anual do Município de Viana de 3750 euros” que é o suficiente para operar, unicamente, 15 animais. “É imprescindível um apoio mais consistente do Estado”, apelou.
A Associação Resgate Adoção de Viana tem parceria com a Clínica Veterinária do Alto Minho que “só nos cobra o mínimo possível nos tratamentos e cirurgias e mesmo assim a dívida anda sempre nos milhares”.
A par das dificuldades financeiras, o voluntário da RAV relatou ainda à Viana TV que os casos de maus tratos contra animais são cada vez mais recorrentes pelo distrito. “Tivemos recentemente um caso de uma cadela que foi abandonada há oito meses, pariu no monte , matou ovelhas e dezenas de outros animais e quando soube da situação para a capturar já lhe tinham feito uma laçada ao pescoço”.
Entretanto, “já foi esterilizada e removido o cabo de aço revestido a plástico e a ponta de arame que tinha um nó”, contou.
No entanto, as “despesas são gigantes. Quem puder ajudar é só passar na Clínica Veterinária do Alto Minho e abater a dívida ou enviar um donativo através do mbway 964479589″, solicitou o voluntário.


Só no ano de 2022 a Associação RAV denunciou 125 queixas crimes, no distrito de Viana do Castelo, contra maus tratos em animais.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.