Logo
Regional

Associação de Viana do Castelo pede apoio a sócios para suportar aumento de renda

25 Julho, 2023 | 16:05
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Viana Taurino Clube pediu apoio aos sócios e à Câmara de Viana do Castelo para suportar a “renda avultada” exigida pelo senhorio, até o tribunal decidir sobre o despejo do edifício no centro histórico, foi hoje revelado.

“O senhorio propôs um aumento de renda e a direção procurou um acordo que nunca foi conseguido. O senhorio avançou para tribunal com uma ordem de despejo e, até que haja uma decisão do tribunal, o Taurino tem, mensalmente, de fazer o depósito de uma renda avultada. Para a suportar, o clube precisaria de uma receita adicional de 1.000 a 1.100 euros, de que não dispõe. Na assembleia geral [de segunda-feira], foi pedido apoio financeiro direto, donativo ou quota suplementar facultativa no valor que cada sócio entenda”, explicou, em declarações à Lusa, João Valença, presidente da mesa da Assembleia Geral da instituição de Interesse Municipal de Viana do Castelo, que completa 113 anos a 10 de agosto.

O responsável adiantou que o clube, que nos anos 80 suportou as despesas de várias obras de reabilitação do edifício, que acolhe também dois estabelecimentos comerciais na Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, vai ter em breve uma reunião com a autarquia, tendo em vista avaliar a possibilidade de apoio perante a subida da renda por parte do senhorio.

“O esforço maior terá de ser dos associados. Mas julgo que a autarquia, tendo até em conta o aumento das nossas atividades – fomos recentemente campeões de bilhar na 2.ª divisão, temos bridge e xadrez -, também apoiará”, disse João Valença, revelando que haverá em breve uma reunião com a autarquia para “ver o que pode ser feito” pelo Taurino Clube.

O presidente da mesa da Assembleia Geral explicou que a associação, com “250 a 300 sócios”, sempre esteve, e continua, “disponível para negociar um aumento de renda”, mas não o aumento proposto pelo senhorio.

Até porque, sublinha, toda “o clube fez o edifício de novo, a expensas suas, permitindo sempre o funcionamento dos dois estabelecimentos comerciais”.

“Atualizando a valores de hoje, foram cerca de 750 mil euros”, indicou o responsável.

Sem aceitar negociar o aumento da renda, o senhorio avançou para tribunal com uma ordem de despejo do clube, explicou, acrescentando que o Viana Taurino já respondeu e aguarda pela decisão judicial.

“Queremos que a nossa praça tenha vida, mas há vida para lá do imobiliário”, observou João Valença.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita.