Logo
Regional

Associação de Pais do Agrupamento de Escolas da Abelheira pede audiência urgente ao Ministro da Educação

14 Setembro, 2023 | 14:22
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

No dia 25 de agosto, os corpos sociais da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Abelheira, em Viana do Castelo, emitiram um comunicado no seu site sobre indícios de plágio na "Carta de Missão" do Diretor do Agrupamento.

Num comunicado enviado à redação da Viana TV, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Abelheira, dá nota de que foi pedida uma audiência “urgente” ao Ministro da Educação para intervir no caso de plágio do diretor.

O comunicado para esse Conselho Geral, aprovado por todos os membros, foi feito por um representante dos pais, com assento nesse órgão, a 31 de agosto deste ano civil, cerca de uma semana depois da aprovação do documento.

Foi de entendimento desta associação esperar que os órgãos de gestão do agrupamento, após tomarem conhecimento adotassem uma atitude, porém, perante “total silêncio após 25 dias”, foi publicado um outro comunicado, dando conhecimento do sentimento de indignação que vários pais e encarregados de educação manifestaram.

Após, seis semanas a ser divulgada toda a comunicação dos factos, há uma declaração do Conselho Geral reconhecendo “que a carta de Missão apresentada, votada e aprovada em 25 de julho de 2023, não é um documento original, produzido para apreciação deste Conselho, mas constitui cópia de outra Carta de Missão”.

No primeiro comunicado pode ler-se que a “Carta de Missão do Diretor é um documento, de acordo com o artigo 6º da Portaria 266/2012 de 30 de agosto, deve ser entregue num prazo máximo de 90 dias após o início do mandato, bem como obedecer a um conjunto de requisitos previstos nesse diploma. Por não os cumprir, por ser entregue com cerca de dois anos de atraso em relação ao limite estipulado, por não quantificar os compromissos e por não apresentar uma calendarização plurianual, conforme requere o citado diploma legal, os representantes eleitos pelos encarregados de educação votaram contra”.

Apesar do Conselho Geral ter assumido e reconhecido ontem o plágio, esta associação continua a solicitar uma audiência urgente ao Ministro da Educação para o total esclarecimento e intervenção no caso.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar.