Logo
Regional

Foi hoje assinado o protocolo de vigilância e proteção da Serra de Santa Luzia

11 Julho, 2023 | 18:13
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o comandante da Escola de Serviços da Póvoa de Varzim, Coronel Coelho Santos, assinaram hoje o protocolo de vigilância e proteção da Serra de Santa Luzia na época de incêndios.

A vigilância, que começou a 15 de junho e que se prolonga até 30 de setembro, resulta de uma “parceria institucional com as entidades certas” que começou em 2011.

Militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim estão a promover ações de vigilância e patrulhamento na Serra de Santa Luzia graças a um protocolo de colaboração para a vigilância e patrulhamento durante o período de maior risco de incêndio rural.

O protocolo tem como objetivo assegurar o patrulhamento florestal na serra de Santa Luzia para a redução do número de comportamentos de risco, assim como a redução do tempo de deteção e resposta a incêndios rurais.

Assim, os militares do Exército percorrem e vigiam diariamente toda a serra em estreita articulação com as entidades que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).

Na cerimónia de assinatura, Luís Nobre falou de um momento especial e realçou o privilégio de ter o Exército em parceria na vigilância do coração do concelho.

Para o autarca, “a presença efetiva dos militares permite que a prevenção seja de maior proximidade e permite proteger o património nacional e um bem maior que é a proteção do ser humano”.

Já o responsável pela Escola de Serviços, o Exército, está “ao serviço dos portugueses e do bem-estar da população” e sublinhou que o protocolo hoje assinado é a demonstração de que “o Exército está do lado da solução”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense perde em casa com o Fafe mas continua vivo na Liga 3

A AD Fafe venceu (0-2), no estádio Dr. José de Matos, o SC Vianense, numa das partidas da jornada 8 da fase manutenção da Liga 3, com dois golos de Ivo Braz ainda na primeira parte.

Regional 14 Abril, 2024

Município de Vila Nova de Cerveira aprova apoio de 274 mil euros a associações

A Câmara de Vila Nova de Cerveira aprovou por unanimidade apoios financeiros a 44 associações e coletividades, num investimento a rondar os 274 mil euros, correspondendo a um aumento de 2% face a 2023, revelou, esta sexta-feira, a autarquia.

Regional 14 Abril, 2024

Ponte da Barca pede mais e maior flexibilidade na gestão de fundos para saneamento

O presidente da Câmara de Ponte da Barca reivindicou, esta sexta-feira, ao Governo mais e maior flexibilidade na gestão de fundos comunitários destinados ao ciclo da água, para que os municípios possam investir na rede de saneamento básico.

Regional 14 Abril, 2024

Viana do Castelo celebra 50 anos do 25 de Abril com 200 iniciativas culturais

Cerca de 200 iniciativas, promovidas pela Câmara e diversas entidades de Viana do Castelo celebram, ao longo do ano, os 50 anos da revolução do 25 de abril de 1974.