O Arquivo Municipal de Viana do Castelo assinala hoje os 110 anos da data em que começou a disponibilizar documentação ao público. O arquivo vianense é o primeiro do século passado e o segundo no contexto nacional, dado que o de Lisboa data de 1863, a disponibilizar a sua documentação ao público, desde 3 de novembro de 1912, agregado à Biblioteca Pública Municipal.
O seu documento mais antigo data de 1262 e corresponde a um pergaminho que regista a troca com o Bispo de Tui para a fundação de Viana.
No seu valiosíssimo espólio possui dois documentos assinados por Fernão Lopes, patriarca dos nossos historiadores, guardador das escrituras do tombo e chaves delas, de quem se conhecem apenas vinte certidões por ele emitidas: 1437, junho, 25, Lisboa – Treslado das Inquirições de 1258 referentes a Viana; e 1437, junho, 26, Lisboa – Treslado do foral que o rei D. Afonso III concedeu ao concelho de Viana.
Júlio de Lemos (1878-1960), que dirige esta unidade administrativa e cultural entre 1911 e 1938, ordenou e catalogou cerca de 2.360 livros, testemunha que este arquivo é, entre os seus congéneres, um dos mais importantes do país, como reconheceu Herculano, quando por lá passou em setembro de 1854 e dele levou para a Torre do Tombo documentos que não voltaram ao seu lugar.
O notável diplomatista Dr. João Pedro Ribeiro, que em 1790 também visitou este cartório comunal, não o excluindo do número daqueles em que notara que “tudo se achava em confusão”, regista que no Arquivo Municipal de Viana do Castelo viu Cartas Régias e Provisões desde o reinado de D. João II e, entre elas, uma de D. António, datada de Lisboa a 24 de julho de 1580.
Recorde-se que, desde há cerca de um mês, está disponível para consulta gratuita dos cidadãos, a página do Arquivo Municipal de Viana do Castelo. A plataforma tem já disponíveis para consulta alguns milhares de documentos, sendo constantemente alimentada e atualizada com nova informação.
Assim, está disponível na página https://arquivo.cm-viana-castelo.pt/ um conjunto de informação variado, que inclui 2.000 postais, 1.600 fotografias e cerca de 300 livros de atas.
A página do arquivo municipal encontra-se dividida em secções, como Fotografia, Atas da Câmara Municipal e Arquivos Pessoais. Para consulta, em destaque, encontra-se uma Coleção de Postais, o Foral de Viana e uma Coleção de Iluminuras.
O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf do Cabedelo, em Viana do Castelo, vai ser alvo de obras de reabilitação e novos apetrechamentos no valor global de 700 mil euros, ao abrigo do programa nacional de modernização dos Centros de Alto Rendimento.
O rio Lima vai ser, no próximo 15 de novembro, o palco da Taça Remo Jovem / Troféu Primeiras Remadas, uma competição que promete animar Viana do Castelo entre as 9h00 e as 13h30. O evento, integrado na época 2025-2026, reunirá dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos, em representação de vários clubes da região norte.
A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.