Logo
Regional

Arcos de Valdevez promove curso de Astronomia

23 Janeiro, 2023 | 10:31
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

No âmbito do programa de atividades do Parque de Observação de Estrelas, a Porta do Mezio, certificada como "Starlight Stellar Park, irá realizar um curso de astronomia, no dia 18 de fevereiro, nas instalações da Porta do Mezio, em Arcos de Valdevez.

Este curso é direcionado para o público em geral, as inscrições são obrigatórias e os interessados devem se inscrever através do 258 510 100 ou www.portadomezio.com

Curso de Astronomia – Introdução à Observação de Estrelas

Data: 18 de fevereiro 

Local: Porta do Mezio, Arcos de Valdevez

Destinatários: Publico geral 

Preço: 20€/participante

Inscrições até 16 de fevereiro

Programa:

9:30 – 12h30

Introdução à Astronomia: definições e conceitos básicos; estrelas e o seu ciclo de vida; sistema solar; astronomia vs astrologia; princípios de mecânica celeste; constelações; mapas e cartas celestes: leitura e interpretação;

12:30 Pausa para Almoçar

14:30 – 18h30

Observação a olho nu: fisiologia, técnicas de observação, objetos observáveis; mapas, software e outras ferramentas; introdução aos instrumentos de observação do céu noturno (telescópios e binóculos);

19:00 Pausa para Jantar

20:00 – 23:00 

Aula prática de Astronomia e observação de astros: visita guiada às estrelas, identificação de estrelas e constelações; princípios de navegação usando as estrelas; mecânica celeste; lendas e contos contados pelas constelações; 

Introdução à observação de estrelas usando binóculos e telescópios; manuseamento de instrumentos de observação; aula prática de Astronomia e observação de astros. 

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Janeiro, 2023

Monção organizou “O Melhor Wrap da Alimentação”

O primeiro concurso “O Melhor Wrap da Alimentação” realizou-se na EPRAMI, tendo as duas equipas finalistas, apadrinhadas por alunos do 3º ano do Curso de Cozinha e Pastelaria, apresentado as respetivas receitas ao júri do concurso.

Regional 30 Janeiro, 2023

Atleta André Pinto do Viana Remadores do Lima bate record de 17 anos

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.

Regional 30 Janeiro, 2023

“Viana em Folia” de 17 a 21 de Fevereiro

De 17 a 21 de fevereiro, a iniciativa “Viana em Folia” promete trazer muita animação à cidade para celebrar o Carnaval.

Regional 29 Janeiro, 2023

Quatro autarquias do distrito de Viana formalizam constituição da Associação de Municípios da Serra d’Arga

Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima assinaram, em cartório, a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d’Arga. 

Desporto 29 Janeiro, 2023

Santa Luzia conquista mais uma vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC defrontou, este sábado, no Pavilhão José Natário, a EDC Gondomar, a quem venceu (7-2) em jogo antecipado da 18ª jornada da Liga Feminina Placar de Futsal.

Desporto 29 Janeiro, 2023

Juventude Viana perdeu em Paço d`Arcos e caiu para o último lugar do campeonato

A Juventude de Viana deslocou-se, este sábado a Paço de Arcos e perdeu na casa do último classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo foi derrotada (2-0) e trocou de posição com o seu adversário na tabela classificativa.

Nacional 29 Janeiro, 2023

Sindicato fala em mais de cem mil pessoas no protesto em Lisboa pelas escolas

O coordenador do STOP estima que mais de cem mil pessoas estejam na manifestação este sábado em Lisboa, um "mar de gente" que aderiu ao protesto marcado há uma semana contra os serviços mínimos nas escolas.