Logo
Regional

Arcos de Valdevez junta 400 alunos junto ao rio para celebrar a natureza

13 Março, 2024 | 13:20
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Quatrocentos alunos, orientados por 30 investigadores, vão participar na próxima semana em ilhas científicas junto ao rio Vez, em Arcos de Valdevez, para aprenderem a preservar e proteger o ambiente e a biodiversidade, foi hoje divulgado.

A ação, promovida pelo Centro Ciência Viva -Oficinas de Criatividade Himalaya e a Câmara de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, a propósito das celebrações dos Dias Mundial da Árvore e Internacional das Florestas, vai decorrer no dia 21, pelas 10:00, na praia fluvial da Valeta.

Em comunicado hoje enviado às redações, a organização explica que as ilhas científicas, semelhantes a oficinas ou ‘workshops’, pretendem abordar “temas ligados à natureza e na natureza, promovendo o conhecimento e a educação ambiental”.

Durante a ação serão criados “comedouros para animais, estudado o mundo invisível que habita o rio Vez, construídos abrigos para insetos polinizadores, aves e animais”.

A “qualidade da água, o ecossistema ribeirinho, as plantas comestíveis, a importância ecológica das formigas, fotografia da vida selvagem, os drones e o seu potencial científico, a tinturaria natural e as temáticas relacionadas com as árvores são outros dos temas que serem abordados por formadores e investigadores de diferentes universidades, entidades e áreas de saber científico”.

A iniciativa pretende proporcionar aos 400 alunos do agrupamento de escolas Valdevez, da Escola Profissional do Alto lima (EPRALIMA) e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), bem como aos professores, “experiências diferenciadoras, impactantes e inspiradoras que visam explorar o rio Vez e a sua biodiversidade”.

Intitulada “Viva o Vez – Uma ação pela Natureza”, a iniciativa visa ainda “dar a conhecer algumas técnicas e procedimentos que contribuem, significativamente, para a preservação e proteção do meio ambiente”.

O IPVC marcará presença através da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e Escola Superior de Saúde (ESS), ambas situadas em Viana do Castelo, da Escola Superior Agrária (ESA), em Ponte de Lima, e da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL), em Melgaço.

Aqueles estabelecimentos de ensino superior vão dinamizar “atividades complementares que visam chamar a atenção para a importância do desporto, do lazer de qualidade, saúde, trabalho colaborativo e ecologia”.

A ação pretende ser “um contributo efetivo para a preservação do meio ambiente, da biodiversidade e do rio Vez” e culmina com a entrega de um lápis de semear a cada participante”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 12 Junho, 2024

Juventude Viana oficializa André Torres como treinador na 1ª divisão

A Juventude Viana oficializou a renovação de André Torres como treinador para a próxima época. O clube de hóquei em patins de Viana do Castelo recorda que Torres "foi o timoneiro na subida à 1ª divisão nacional".

Nacional 12 Junho, 2024

Aprovada na especialidade proposta do PS que elimina portagens nas ex-SCUT

Os deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação aprovaram hoje o projeto dos socialistas que elimina as portagens nas ex-SCUT, durante a votação na especialidade.

Regional 12 Junho, 2024

Câmara de Viana do Castelo esclarece diferendo com o grupo AVIC

Após o grupo Avic anunciar a suspensão, a partir de quinta-feira, de serviços de transporte público urbano e interurbano e em horários em várias carreiras, acusando a Câmara de Viana do Castelo de “impor prejuízos permanentes às empresas”, a autarquia liderada por Luís Nobre não se deixou ficar e respondeu de imediato com um longo comunicado.

Desporto 12 Junho, 2024

Oitava etapa da Volta a Portugal em bicicleta parte de Viana do Castelo a 2 de agosto

A 85.ª edição, cujo percurso foi hoje apresentado, arranca com um prólogo em Águeda, em 24 de julho, e percorre um total de 1.540,1 quilómetros até Viseu, onde, em 04 de agosto, será coroado o sucessor de Colin Stüssi (Vorarlberg) após um contrarrelógio individual. De Viana do Castelo partem os ciclistas para a oitava etapa com destino a Fafe.

Regional 12 Junho, 2024

“Respira a Vida”: O diário de uma aventura superada com orgulho

A Viana TV esteve a acompanhar o "Respira a Vida" do inicio ao fim. Marcamos presença em todas as etapas. "Orgulho", "resiliência", "solidariedade" são alguns dos adjetivos utilizados na receção dos 13 companheiros de aventura nas diversas autarquias. O grupo partiu Santa Marta de Portuzelo rumo a Lisboa a pedalar, num total de quatro etapas totalizando mais de 400 quilómetros.

Regional 12 Junho, 2024

Centros de Saúde de Ponte de Lima e Freixo vão ser requalificados

O Município de Ponte de Lima deu mais um passo significativo na melhoria dos cuidados de saúde prestados à população local com a assinatura dos contratos de Financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor superior a 1.5 milhões de euros. O investimento aprovado vai ser realizado até dezembro de 2025. 

Regional 12 Junho, 2024

“Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste” junta gastronomia, música e vinhos em Valença

O Município de Valença acolhe, este fim de semana, 14 e 15 de junho, a exposição transfronteiriça "Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste", na Coroada (Fortaleza).