A APPACDM de Viana do Castelo dinamizou, com parceiros internacionais de França e Polónia, uma semana de desenvolvimento e partilha de práticas de desportos aquáticos para pessoas com deficiência intelectual, para o encontro transnacional do projeto Aquality Erasmus+Sport.
A semana iniciou-se com uma visita às instalações da Unidade de Areosa da APPACDM de Viana do Castelo, onde foi possível dar a conhecer as dinâmicas da Escola de Educação Especial, do Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão, do Centro de Formação Profissional e do Centro de Emprego Protegido, entre outras, que se realizam na instituição.
A prática de desportos náuticos passou pelo Stand Up Paddle, com uma sessão de SUP Para Todos, dinamizada pela equipa Desporto Para Todos da instituição, seguindo-se o Remo com colaboração do clube Viana Remadores do Lima, mais o Surf em articulação com o Clube Náutico e Ambiental do Neiva e ainda a Canoagem com o apoio do Darque Kayak Clube. Nestas sessões promoveu-se a partilha de práticas mas também o convívio internacional entre pessoas com deficiência que são apoiadas por instituições de países diferentes, tendo sido muito importante a participação dos técnicos e utentes das unidades e delegações da APPACDM de Viana do Castelo.
No dia 21 de setembro a APPACDM de Viana do Castelo realizou, com os parceiros internacionais e apoio de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto, o Seminário Internacional “Aquality: Aquatic sports for people with intelectual disability”, no Centro de Mar (Gil Eanes). A abertura do seminário contou com a presença de Catarina Silva, Chefe da área da Saúde da Câmara Municipal de Viana do Castelo e de Júlio Viana, Vice-presidente da direção da instituição. Avançou-se para a comunicação de Mathieu Carpentier do Conseil Départemental du Finistère, (França) seguindo-se Michalina Dulny de PSONI Koło w Elblągu. (Polónia). Pedro Fornelos, coordenador do projeto Desporto Para Todos, moderou este seminário e apresentou também a abordagem da APPACDM de Viana do Castelo às atividades aquáticas para pessoas com deficiência intelectual, no âmbito do projeto Aquality. No final, houve lugar a uma surpresa preparada pelo Curso de Atividades da Vida Hoteleira, da Formação Profissional da Unidade de Areosa.
Como não podia deixar de ser, houve ainda tempo e oportunidade de apresentar a Cidade de Viana do Castelo aos parceiros internacionais, que regressaram aos seus países com várias experiências e conhecimentos para partilhar, mas também, muita vontade de regressar.
Organizado pela Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo, a XXI edição do Viana à Noite - Crédito Agrícola do Noroeste está de regresso a Santa Marta de Portuzelo para o já habitual passeio cicloturistico noturno. O evento acontece esta sexta-feira, 18 de julho, com a concentração marcada para as 20h00 na Avenida Comendador Parente Ribeiro em Santa Marta de Portuzelo.
O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP, através de equipas do Núcleo de Armas e Explosivos, esta quarta-feira, 16 de julho, no período compreendido entre as 10h00 e as 16h00, na praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, vai realizar uma ação de atendimento móvel, com o objetivo de atender e esclarecer os munícipes de Caminha para as questões relacionadas com as armas e os explosivos.
O Grupo Etnofolclórico RENASCER de Areosa, Viana do Castelo, foi selecionado para representar Portugal e o concelho de Viana do Castelo no prestigiado festival internacional "Beskidy Highlanders' Week of Culture", que se realiza entre os dias 24 de julho e 4 de agosto de 2025, na Polónia e Chéquia.
O Município de Monção promove, até 18 de julho, a Semana Intergeracional, uma iniciativa pensada para aproximar gerações, através da realização de diversas atividades lúdicas, criativas e saudáveis.
A nova casa mortuária de Deão foi inaugurada, após um investimento de 320 mil euros. A empreitada, fruto de uma parceria entre a União de Freguesias e a Câmara Municipal, integra a aposta do município neste tipo de infraestruturas, sendo que nos últimos quatro anos foram investidos mais de cinco milhões de euros para construir 15 novas capelas e casas mortuárias em diversas freguesias do concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, na sequência do processo de descentralização de competências da administração central para as autarquias locais em matéria da Ação Social, assumiu, em 2023, competências no acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão, com especial enfoque na emergência social.
A 13ª edição do IKFEM Festival Tui – Valença contará com espetáculos de artistas de referência da música da Península Ibérica, que atuarão em dois cenários incomparáveis: a histórica Fortaleza de Valença e a Alameda de Tui.