Logo
Desporto

APPACDM de Viana do Castelo promove encontro internacional sobre desportos aquáticos para pessoas com deficiência intelectual 

24 Setembro, 2023 | 15:20
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A APPACDM de Viana do Castelo dinamizou, com parceiros internacionais de França e Polónia, uma semana de desenvolvimento e partilha de práticas de desportos aquáticos para pessoas com deficiência intelectual, para o encontro transnacional do projeto Aquality Erasmus+Sport. 

A semana iniciou-se com uma visita às instalações da Unidade de Areosa da APPACDM de Viana do Castelo, onde foi possível dar a conhecer as dinâmicas da Escola de Educação Especial, do Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão, do Centro de Formação Profissional e do Centro de Emprego Protegido, entre outras, que se realizam na instituição.

A prática de desportos náuticos passou pelo Stand Up Paddle, com uma sessão de SUP Para Todos, dinamizada pela equipa Desporto Para Todos da instituição, seguindo-se o Remo com colaboração do clube Viana Remadores do Lima, mais o Surf em articulação com o Clube Náutico e Ambiental do Neiva e ainda a Canoagem com o apoio do Darque Kayak Clube. Nestas sessões promoveu-se a partilha de práticas mas também o convívio internacional entre pessoas com deficiência que são apoiadas por instituições de países diferentes, tendo sido muito importante a participação dos técnicos e utentes das unidades e delegações da APPACDM de Viana do Castelo.

No dia 21 de setembro a APPACDM de Viana do Castelo realizou, com os parceiros internacionais e apoio de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto, o Seminário Internacional “Aquality: Aquatic sports for people with intelectual disability”, no Centro de Mar (Gil Eanes). A abertura do seminário contou com a presença de Catarina Silva, Chefe da área da Saúde da Câmara Municipal de Viana do Castelo e de Júlio Viana, Vice-presidente da direção da instituição. Avançou-se para a comunicação de Mathieu Carpentier do Conseil Départemental du Finistère, (França) seguindo-se Michalina Dulny de PSONI Koło w Elblągu. (Polónia)Pedro Fornelos, coordenador do projeto Desporto Para Todos, moderou este seminário e apresentou também a abordagem da APPACDM de Viana do Castelo às atividades aquáticas para pessoas com deficiência intelectual, no âmbito do projeto Aquality. No final, houve lugar a uma surpresa preparada pelo Curso de Atividades da Vida Hoteleira, da Formação Profissional da Unidade de Areosa.

Como não podia deixar de ser, houve ainda tempo e oportunidade de apresentar a Cidade de Viana do Castelo aos parceiros internacionais, que regressaram aos seus países com várias experiências e conhecimentos para partilhar, mas também, muita vontade de regressar. 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.