António Barbosa, acompanhado pelo cineasta Leonel Vieira e pelo criativo Fábio Alves, recebeu, ontem à noite, no Oceanogràfic, em Valência, o prémio de melhor filme de turismo do mundo, na categoria "People`s Choice" (escolha do público), para o filme "Monção Deixa Marca", na 35ª edição do World Tourism Film Awards.
Após a receção do prémio, António Barbosa não escondeu a felicidade e a imoção, realçando a “qualidade técnica e visual dos filmes em competição”, tendo agradecido o “apoio dos monçanenses e de todo o público a nível mundial nesta conquista gloriosa que orgulha, prestigia e enobrece Monção”.
“Este prémio revela a qualidade excecional do filme “Monção Deixa Marca”, cujas imagens fascinantes encantaram o mundo. É a demonstração real e inequívoca que um território de reduzidas dimensões, mas com uma identidade muito forte, pode tornar-se num destino turístico de referência mundial” acrescentou o vencedor.
O filme “Monção Deixa Marca” foi o mais votado pelo público de todo o mundo, tendo alcançado 51.799 votos, de 61 países. Lançado pelo The international Committee of Tourism Film Festivals (CIFFT), o concurso realizou-se entre os dias 2 e 20 de outubro, com a participação de 56 vídeos, de 24 países.
Recorde-se de que Monção no dia 16 de março, recebeu a medalha de ouro no Japan World’s Tourism Film Festival, em Kyoto, na categoria “Tourism Destination City” e no dia 29 de junho, a medalha de prata, no US International Awards, em Los Angeles, na mesma categoria.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, rejeitou esta terça-feira qualquer ilegalidade na revisão orçamental aprovada pelo executivo socialista, garantindo que o procedimento adotado respeita a lei e não desrespeita a Assembleia Municipal.
Os céus de Viana do Castelo vão ser cortados esta quarta-feira pelo som característico dos F-16M da Força Aérea Portuguesa. A passagem está marcada para as 10h28 e integra o último treino operacional do ano, que garante a qualificação dos pilotos militares.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” conta, este ano, com uma edição especial de Ano Novo, a realizar-se esta quarta-feira, 31 de dezembro, na Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, entre as 10h00 e as 20h00.
O vereador do Chega na Câmara Municipal de Viana do Castelo acusou esta terça-feira a maioria socialista de ter cometido um “grave incumprimento da lei” ao aprovar uma revisão orçamental sem a submeter à apreciação da Assembleia Municipal.