António Barbosa, acompanhado pelo cineasta Leonel Vieira e pelo criativo Fábio Alves, recebeu, ontem à noite, no Oceanogràfic, em Valência, o prémio de melhor filme de turismo do mundo, na categoria "People`s Choice" (escolha do público), para o filme "Monção Deixa Marca", na 35ª edição do World Tourism Film Awards.
Após a receção do prémio, António Barbosa não escondeu a felicidade e a imoção, realçando a “qualidade técnica e visual dos filmes em competição”, tendo agradecido o “apoio dos monçanenses e de todo o público a nível mundial nesta conquista gloriosa que orgulha, prestigia e enobrece Monção”.
“Este prémio revela a qualidade excecional do filme “Monção Deixa Marca”, cujas imagens fascinantes encantaram o mundo. É a demonstração real e inequívoca que um território de reduzidas dimensões, mas com uma identidade muito forte, pode tornar-se num destino turístico de referência mundial” acrescentou o vencedor.
O filme “Monção Deixa Marca” foi o mais votado pelo público de todo o mundo, tendo alcançado 51.799 votos, de 61 países. Lançado pelo The international Committee of Tourism Film Festivals (CIFFT), o concurso realizou-se entre os dias 2 e 20 de outubro, com a participação de 56 vídeos, de 24 países.
Recorde-se de que Monção no dia 16 de março, recebeu a medalha de ouro no Japan World’s Tourism Film Festival, em Kyoto, na categoria “Tourism Destination City” e no dia 29 de junho, a medalha de prata, no US International Awards, em Los Angeles, na mesma categoria.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.
A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.