António Barbosa, acompanhado pelo cineasta Leonel Vieira e pelo criativo Fábio Alves, recebeu, ontem à noite, no Oceanogràfic, em Valência, o prémio de melhor filme de turismo do mundo, na categoria "People`s Choice" (escolha do público), para o filme "Monção Deixa Marca", na 35ª edição do World Tourism Film Awards.
Após a receção do prémio, António Barbosa não escondeu a felicidade e a imoção, realçando a “qualidade técnica e visual dos filmes em competição”, tendo agradecido o “apoio dos monçanenses e de todo o público a nível mundial nesta conquista gloriosa que orgulha, prestigia e enobrece Monção”.
“Este prémio revela a qualidade excecional do filme “Monção Deixa Marca”, cujas imagens fascinantes encantaram o mundo. É a demonstração real e inequívoca que um território de reduzidas dimensões, mas com uma identidade muito forte, pode tornar-se num destino turístico de referência mundial” acrescentou o vencedor.
O filme “Monção Deixa Marca” foi o mais votado pelo público de todo o mundo, tendo alcançado 51.799 votos, de 61 países. Lançado pelo The international Committee of Tourism Film Festivals (CIFFT), o concurso realizou-se entre os dias 2 e 20 de outubro, com a participação de 56 vídeos, de 24 países.
Recorde-se de que Monção no dia 16 de março, recebeu a medalha de ouro no Japan World’s Tourism Film Festival, em Kyoto, na categoria “Tourism Destination City” e no dia 29 de junho, a medalha de prata, no US International Awards, em Los Angeles, na mesma categoria.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.