Logo
Mundial

Antigo aluno do Politécnico de Viana do Castelo desenvolve App para as JMJ 2023

3 Agosto, 2023 | 10:09
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Licenciado em Engenharia Informática, Miguel Miranda "guia" voluntários através de uma aplicação, disponível para Android e IOS, que está a ajudar os cerca de 22 mil voluntários nas tarefas que têm de desempenhar ao longo das Jornadas Mundiais da Juventude 2023.

Miguel Miranda, licenciou-se em Engenharia Informática, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, e foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da aplicação que está a ser utilizada pelos cerca de 22 mil voluntários nas Jornadas Mundiais da Juventude, que decorrem por estes dias, em Lisboa.

Trata-se da “WYD Volunteer Schedule”, App disponível para Android e IOS, e pretende ajudar os milhares de voluntários, de mais de uma centena de nacionalidades, a gerirem os seus horários de trabalho durante as Jornadas.

Através do telemóvel, os voluntários podem consultar o programa completo das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), assim como os horários e locais onde devem estar presentes, de forma simples e intuitiva.

Com voluntários de 143 países, a “WYD Volunteer Schedule” permite também uma maior interação e comunicação entre os intervenientes.

“Eles estão distribuídos por equipas e têm tarefas específicas sobre o que fazer, onde estar e horários. Temos também alertas, que são disparados para os responsáveis por cada equipa, quando há alguma alteração”, começa por descrever Miguel Miranda, natural de Barcelos.

A trabalhar na Tlantic, a empresa de software sediada no Porto e que opera, sobretudo, para o mercado a retalho, Miguel Miranda explica que o “desafio foi enorme”, porque foi necessário operacionalizar uma aplicação “capaz de responder, de forma rápida, eficaz e eficiente, a 22 mil pessoas”. “O nosso mercado são empresas de retalho com 500/600 colaboradores, por isso, este foi e continua a ser um desafio gigante, porque estamos a ligar em simultâneo com 22 mil pessoas e temos de responder em tempo útil a várias solicitações”, acrescenta Miguel Miranda.

A olhar para o futuro, o jovem de 24 anos garante que a APP tem margem de progressão e que, apesar de a “WYD Volunteer Schedule” ficar indisponível mal terminem as Jornadas, poderá ser adaptada e trabalhada para ser utilizada por grandes públicos e no mercado a retalho, nomeadamente em grandes superfícies comerciais.

Miguel Miranda terminou o curso de licenciatura de Engenharia Informática no ano letivo 2021/22, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, mas continua ligado à academia.

Recentemente, foi um dos convidados para os Open Days de Informática, iniciativa que mobilizou centenas de jovens estudantes, e falou da sua experiência no IPVC.

“A licenciatura em Engenharia Informática é muito prática. Há uma forte ligação com as empresas. Julgo que saímos muito bem preparados e adaptados ao mercado de trabalho”, remata Miguel Miranda.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.

Desporto 2 Março, 2024

Canal 11 transmite jogo do Santa Luzia em Fafe

A Liga Feminina Placard regressa este sábado, com seis jogos imperdíveis agendados para o final da tarde, e a contarem para a jornada 20.

Desporto 2 Março, 2024

Juventude Viana recebe hoje Académica de Espinho

A Juventude Viana recebe, este sábado às 21h00, no Pavilhão José Natário a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins.

Nacional 2 Março, 2024

Eleições: Mais de 200 mil inscritos para voto antecipado em mobilidade

Mais de 200 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade no domingo, uma semana antes das eleições legislativas, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).