Há dez anos, a enfermeira Liliana Lourenço, formada no Politécnico de Viana do Castelo, aceitou o desafio de levar os cuidados de saúde a Resende, em Paredes de Coura, numa iniciativa inovadora promovida pela Junta de Freguesia local. Desde então, o momento reservado à missa transformou-se numa oportunidade para unir a comunidade em torno do cuidado, criando laços que vão além da medicina.
Na freguesia de Resende, em Paredes de Coura, a tradição de passar a manhã de domingo com a comunidade ganhou um novo significado há cerca de uma década. Durante aquele que seria habitualmente o horário da missa, muitos residentes reúnem-se para um momento especial: as consultas de enfermagem da responsabilidade de Liliana Lourenço, enfermeira formada no Politécnico de Viana do Castelo.
O projeto, iniciado há já uma década, teve início com um convite do presidente de Junta da altura, que viu na proximidade da enfermeira à comunidade uma oportunidade de promover a saúde de forma acessível e contínua. Ao longo de todos estes anos, a relação entre enfermeira e paciente sofreu muitas alterações e as consultas transformaram-se num ponto de encontro de confiança e de cuidado, criando laços que vão além da medicina.
Liliana concluiu o curso de licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo, em 2008, tendo também já feito o mestrado em Enfermagem de Saúde Comunitária e pós-graduação em Cuidados Paliativos e Oncologia, tudo na ESS-IPVC. Hoje, além da profissão que a ocupa de forma integral na Unidade de Saúde Familiar de Paredes de Coura, ainda, dedica tempo, e espaço, duas horas por mês às consultas na Junta de Freguesia de Resende, atendendo uma média de dez utentes. “Inicialmente, as consultas realizavam-se no primeiro domingo de cada mês, depois da missa. E as pessoas aderiram logo. Hoje, posso dizer que há uma relação quase familiar com os utentes que se mantêm assíduos”, descreve Liliana Lourenço, de 38 anos, natural de Paredes de Coura.
Os horários da missa foram alterados após o falecimento do pároco local, mas as sessões com a enfermeira Liliana mantêm-se. “Estas consultas são muito mais do que cuidar da saúde física. São momentos de conversa, de partilha e de ensino sobre estilos de vida mais saudáveis. Falamos sobre alimentação, gestão do regime terapêutico ou até de exercício físico. É uma experiência muito gratificante”, remata Liliana.
A dedicação e o compromisso de Liliana Lourenço refletem a excelência da formação no Politécnico de Viana do Castelo, mostrando que o cuidar vai além do hospital ou do consultório. A sua história inspira uma abordagem humana e próxima, onde a saúde e a comunidade se encontram.
Realizaram-se, no domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na primeira divisão cumpriu-se a 16ª jornada, na segunda a 17ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (5-1) do Desportivo de Monção frente ao Lanheses.
Realizou-se, este domingo, a 14.ª jornada do Campeonato de Portugal. O grande destaque vai para a vitória (1-0) do Vianense frente ao Bragança. Um golo solitário de Ricardo Bouças logo aos 3 minutos, resolveu o jogo a favor da equipa de Viana do Castelo.
O Santa Luzia Futebol Clube deslocou-se, no sábado, a Oeiras, para defrontar o Leões de Porto Salvo, em jogo da 15ª jornada da Liga Feminina Placard Futsal. A equipa vianense realizou uma excelente exibição e venceu (2-4) no terreno do 3º classificado.
Dos jogos referentes aos 16 avos de final da Taça de Portugal de seniores masculinos, em hóquei em patins, o destaque vai para a vitória (6-7) da Juventude Viana nos Carvalhos, frente ao líder da Zona Norte da 2ª divisão nacional.
Em jogo da 15.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado este sábado no Pavilhão de Santa Maria Maior, o Voleibol Clube de Viana derrotou (3-2) na negra, o Clube Atlântico da Madalena, com parciais de 25-22, 18-25, 22-25, 25-20 e 15-7.
O Benfica conquistou a Taça da Liga de futebol pela oitava vez, ao vencer na final o Sporting por 7-6 no desempate por grandes penalidades, depois do 1-1 no final do tempo regulamentar.
No próximo dia 18 de janeiro, às 21h30, o Auditório Municipal de Ponte da Barca será palco da recriação histórica da "Sopa dos Pobres", assinalando o centenário desta tradição local.