Logo
Regional

Animação e horário alargado garantem isenção de taxas a esplanadas de Viana do Castelo

19 Março, 2024 | 9:05
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

As esplanadas de Viana do Castelo que funcionem todos os dias da semana, preferencialmente entre as 09h00 e as 24h00, e que garantam animação ficam isentas do pagamento de taxas, cujo valor varia consoante a sua dimensão.

A medida integra as alterações ao regulamento de liquidação e cobrança de taxas municipais, hoje aprovado pela maioria PS, pelo vereador do PSD e pelo independente Eduardo Teixeira.

A vereadora do CDS-PP, Ilda Araújo Novo, votou contra e a vereadora da CDU, Cláudia Marinho, absteve-se.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião ordinária, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, explicou que se um agente económico “ocupa espaço público requalificado, com recursos de todos, é natural que assuma essa ocupação numa perspetiva positiva”.

Entre os critérios para a isenção do pagamento de taxas, o autarca socialista apontou a animação, o funcionamento alargado aos fins de semana e até mais tarde.

“Quem tiver maior proatividade na animação do espaço público tem um benefício em detrimento de quem tem uma atitude mais passiva. Quem só quer beneficiar do período de verão e não assume compromissos com o período de inverno, com os fins de semana ou com períodos alargados não pode ter o mesmo tratamento”, destacou.

Segundo o autarca, o regulamento em vigor já isenta “grande parte” das esplanadas do centro histórico da cidade do pagamento de taxas, “dentro do compromisso de animação que praticamente nem sempre acontece”.

“Esse compromisso já existe e nem sempre é cumprido. Há poucos agentes económicos a promover a animação das esplanadas. Vai haver um acompanhamento mais exigente. Não podemos querer pessoas na cidade ao domingo e termos as esplanadas, na sua grande maioria, fechadas. Esta dinâmica tem de ser nos dois sentidos. Se dou um benefício tenho de receber um benefício. Neste caso o benefício é animar o espaço público”, referiu.

Luís Nobre adiantou também que o documento hoje aprovado adequa o valor das taxas ao local onde está localizada a esplanada.

“Uma coisa é ter uma esplanada no centro histórico, outra é ter na periferia ou em territórios de baixa densidade. É um mecanismo que não existia e que vai passar a ser aplicado como incentivo à criação de esplanadas e de outros meios de ocupação do espaço público”, especificou.

O autarca acrescentou que as alterações ao regulamento de liquidação e cobrança de taxas municipais preveem ainda “uma diferenciação entre uma esplanada com mesas e protetores solares e estruturas físicas que são autênticas ampliações do espaço ‘in door’”.

“Casa solução tem um compromisso com o interesse público”, frisou.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 16 Janeiro, 2025

Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo comemorar os 85 anos

O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo, Instituição fundada no ano de 1940 está a comemorar os 85 anos de atividade no que "consideramos ser a representatividade dos usos e costumes dos nossos antepassados procurando contribuir para a defesa da nossa identidade", destaca a direção do grupo.

Desporto 16 Janeiro, 2025

Portugal vence Estados Unidos na estreia no Mundial de andebol

Portugal iniciou com um triunfo a caminhada no Mundial de andebol, ao bater os Estados Unidos (EUA) por 30-21, no jogo de abertura do Grupo E, disputado em Oslo.

Regional 16 Janeiro, 2025

ULS Alto Minho ativa plano de contingência mas mantém normalidade em cirurgia

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) ativou no dia 04 o nível 1 do plano de contingência, mas os serviços assistenciais ligados à consulta, à cirurgia e ao internamento estão a funcionar com normalidade.

Regional 15 Janeiro, 2025

Espetáculo Rottweiler vs Chihuahua do Teatro do Noroeste sobe ao palco em Castro Daire

O espetáculo Rottweiler vs Chihuahua do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana sobe à cena do Teatro do Montemuro, na aldeia de Campo Benfeito, Castro Daire, no próximo domingo 19 de janeiro, às 16h00, iniciando uma digressão nacional da nova criação companhia de Viana do Castelo que vai passar por várias cidades ao longo do ano.

Regional 15 Janeiro, 2025

Sessão Solene de elevação de Viana do Castelo a cidade realiza-se a 20 de janeiro

A 20 de Janeiro de 1848, D. Maria II elevou à categoria de cidade a Vila de Viana da Foz do Lima, atribuindo-lhe o nome de Viana do Castelo, como reconhecimento da coragem e lealdade da guarnição do Castelo de Santiago da Barra.

Regional 15 Janeiro, 2025

E-REDES inaugurou novo posto de transformação na freguesia da Montaria

A E-REDES, empresa do grupo EDP responsável pela operação da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal continental, instalou, na terça-feira, um novo posto de transformação (PTD), na freguesia da Montaria. no concelho de Viana do Castelo.

Música 15 Janeiro, 2025

Marisa Liz já esgotou Centro Cultural de Paredes de Coura

O aguardado concerto de Marisa Liz, no grande auditório do Centro Cultural, tem a lotação completamente esgotada. Agendado para o próximo sábado, dia 18 de janeiro, pelas 21h30, bastou apenas 1 dia para que a lotação da sala esgotasse completamente, tanto na venda de ingressos ao balcão como na bilheteira online.