Logo
Regional

André Ventura reeleito em Viana do Castelo presidente do Chega com 98,9% dos votos

14 Janeiro, 2024 | 9:20
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

André Ventura foi reeleito, no sábado, presidente do Chega com 98,9% dos votos na 6.ª Convenção Nacional do partido, que decorre em Viana do Castelo.

O anúncio foi feito pelo presidente da Mesa da reunião magna, Jorge Galveias, segundo o qual André Ventura, candidato único, teve 98,9% dos votos, tendo sido registados também 1% de votos brancos e 0,1% de votos nulos.

“Temos, portanto, o nosso presidente eleito, doutor André Ventura”, afirmou, sem referir o número de votos, apenas as percentagens.

Poucos minutos depois, a assessoria do partido divulgou os resultados. Ventura teve 733 votos, e foram registados também sete votos brancos e um voto nulo.

Após o anúncio, os delgados começaram a aplaudir de pé e a gritar “Ventura, Ventura”, que entrou na sala pouco tempo depois.

O resultado foi exibido nos dois painéis eletrónicos colocados no palco do Centro Cultural de Viana do Castelo, onde decorre a convenção.

André Ventura foi eleito para um mandato de três anos, que pode ser prolongado, de acordo com os estatutos de 2019 que vigoram no partido.

Na última reunião do órgão máximo do partido, há um ano, reuniu 98,3% dos votos.

A votação decorreu por voto secreto. As urnas foram abertas pelas 15:15 e os delegados votaram durante a tarde. Após uma pausa nos trabalhos para contagem dos votos, os resultados foram anunciados a partir do palco.

Depois de cumprimentar alguns apoiantes enquanto percorria a sala, Ventura subiu ao palco da convenção, acenando sempre, e abraçou os membros da Mesa, tendo depois assinado a ata da tomada de posse.

Ouviu-se depois o cântico “pouco importa, pouco importa se eles falam bem ou mal, queremos o André Ventura a mandar em Portugal”.

Ventura foi buscar depois a bandeira nacional, que exibiu enquanto os presentes gritavam “Portugal, Portugal”, e sentou-se no lugar onde tem estado a assistir aos trabalhos, numa mesa em cima do palco.

Líder do Chega desde a sua oficialização, em 2019, o antigo militante e dirigente do PSD teve sempre vitórias esmagadoras, na casa dos 90%.

Na primeira vez que se apresentou a votos, na convenção fundadora do partido, em junho de 2019, teve 94% dos votos.

Em abril de 2020 demitiu-se do cargo, tendo sido foi reeleito em eleições diretas em setembro desse ano, com um resultado de 99,1%.

Em 06 de março de 2021, o partido volta a eleger Ventura em novas diretas, com 97,3%, na sequência da sua demissão por, nas eleições presidenciais de 24 de janeiro, nas quais foi o terceiro mais votado, ter falhado os objetivos de ficar à frente da antiga eurodeputada do PS Ana Gomes e forçar o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, a uma segunda volta.

André Ventura apenas foi desafiado nas eleições diretas de novembro de 2021. Nessas diretas, alcançou 94,78% dos votos, enquanto o seu adversário, o empresário Carlos Natal, obteve 5,22%.

Em 2023 voltou a ser eleito em convenção, como estabelecem os estatutos de 2019, os quais o Chega decidiu voltar a adotar na sequência do chumbo pelo Tribunal Constitucional dos estatutos mais recentes.

A 6.ª Convenção Nacional do Chega arrancou na sexta-feira e decorre até domingo, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 29 Abril, 2024

Governo vai rever lei da Taxa de Ocupação do Subsolo que distribuidoras cobram aos clientes

O Governo vai rever a atual lei da Taxa de Ocupação do Subsolo (TOS), que determina que esta é paga pelas distribuidoras de gás mas muitas continuam a cobrar aos consumidores, para "garantir proporcionalidade na aplicação".

Regional 29 Abril, 2024

Alunos de Arcos de Valdevez plantam 30 árvores para assinalar o Dia Mundial da Terra

O Município de Arcos de Valdevez assinalou o Dia Mundial da Terra com os jovens estudantes do Agrupamento de Escolas de Valdevez. O objetivo da iniciativa era relembrar o compromisso com a proteção e a necessidade de preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade do planeta.

Regional 29 Abril, 2024

Ponte de Lima aposta numa nova identidade territorial

O Município de Ponte de Lima lançou uma nova imagem territorial para reforçar a identidade e o reconhecimento da vila limiana. 

Nacional 29 Abril, 2024

Mensagens fraudulentas com propostas de trabalho preocupam operadoras e ameaçam utilizadores

O envio de mensagens fraudulentas com propostas de trabalho, alegadamente associadas a empresas como a Meta ou TikTok, tem vindo a preocupar as operadoras, que estão a trabalhar com as autoridades e a sensibilizar os clientes para os perigos.

Desporto 29 Abril, 2024

Gyökeres ‘empata’ FC Porto e deixa Sporting a cinco pontos do título

O líder Sporting colocou-se, este domingo, a cinco pontos do 20.º título de campeão português de futebol, ao empatar 2-2 no reduto do FC Porto, com um 'bis' de Viktor Gyokeres a acabar, na 31.ª jornada da I Liga.

Desporto 28 Abril, 2024

Vianense empata na casa da Sanjoanense e fica a uma vitória da manutenção na Liga 3

Um empate (1-1) muito suado foi o bastante para a Sanjoanense assegurar a manutenção na Liga 3, mas a derrota (1-0) do Canelas na casa do Anadia deixou o Vianense a depender de si na última jornada. A equipa de Rogério Brito tem que ganhar para garantir a manutenção na Liga 3.

Política 28 Abril, 2024

Orlando Antunes reeleito presidente da Concelhia do PSD de Viana do Castelo

Orlando Antunes foi reconduzido como Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Viana do Castelo, numa eleição em que participaram 398 militantes, num universo de 531, em condições de votar neste ato eleitoral que se realizou este sábado.