Logo
Regional

Ana Paula Vale considera Escola Superior de Educação “um farol de sabedoria, formação e investigação”

9 Novembro, 2023 | 18:13
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Ana Paula Vale, Vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo considera a Escola Superior de Educação "um farol de sabedoria, formação e investigação".

Desafios relacionados com a inovação pedagógica, com a consolidação do corpo docente, dos espaços e dos recursos humanos, assim como a internacionalização marcaram os discursos do 43.º aniversário da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, que reuniu, esta quinta-feira, a comunidade académica.

Educação e formação de professores, gerontologia, artes e tecnologias artísticas. São estes os três pilares que alicerçam a Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo. Uma instituição que celebrou, hoje, o seu 43.º aniversário, numa cerimónia que começou com um momento performativo, dinamizado pela comunidade académica.

Numa sessão carregada de simbolismo e homenagens, foram feitas análises às quatro décadas passadas e projetado o futuro de uma Escola comprometida com a “excelência da formação de profissionais”, que trabalha para o “desenvolvimento de investigação e inovação científica”, mas também uma instituição “capaz de catapultar para a outorga de doutoramentos” e, simultaneamente, “capaz de estimular os estudantes e futuros profissionais a encontrar soluções criativas e tecnológicas para os desafios da atualidade”, defendeu a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale.

Definindo a Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) como um “farol de sabedoria, formação e investigação”, Ana Paula Vale continuou a olhar para o futuro e para o “enorme desafio” que a Escola tem enquanto entidade responsável pela formação de professores, homens e mulheres que terão um papel fundamental em toda uma sociedade. “Estes profissionais terão de ser capazes de encontrar formas inovadoras de transmitir conhecimento e competências, terão de ser capazes de saber lidar com problemas comportamentais e emocionais dos alunos e capazes de estar continuamente atualizados nas novas tecnologias educacionais”.

“Nós, docentes do ensino superior, temos de dar um salto significativo e trabalhar arduamente na inovação pedagógica e na mudança do paradigma educacional” | Ana Paula Vale, vice-presidente do IPVC.

E porque o conhecimento, a inovação, a investigação, mas também a transformação social e o desenvolvimento educacional têm de caminhar lado a lado com o ensino superior e a missão dos docentes, a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo falou de uma forma geral na classe docente, dizendo que esta terá de ser capaz de “dar um salto significativo e trabalhar arduamente na inovação pedagógica e na mudança do paradigma educacional, tendo em conta as novas tecnologias, a diversidade das necessidades dos nossos estudantes e as mudanças culturais e societais”.

São 43 anos guiados por um corpo docente altamente qualificado, que tem contribuído fortemente para a formação de profissionais comprometidos. E a confiança dos estudantes está comprovada no preenchimento total de vagas no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Tratou-se de “um grande feito”, que demonstra o reconhecimento da qualidade do ensino oferecido pela Escola e o empenho dos seus docentes, colaboradores e estudantes”, mas também a confiança que estes alunos depositam na “na excelência académica” da ESE-IPVC.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 13 Julho, 2024

Ministra do Trabalho admite mudanças no subsídio de desemprego

A ministra do Trabalho disse no parlamento, que as mudanças que defende são no subsídio social de desemprego, mas admitiu que também mudanças no subsídio de desemprego poderão acontecer após discussão em concertação social.

Música 13 Julho, 2024

Escola do Rock em Paredes de Coura arranca com mais de 40 alunos de todo o país

Mais de 40 'alunos' de vários pontos do país, de norte a sul, e até da vizinha Galiza participam na Escola do Rock, que tem a primeira chamada no próximo domingo, 14 de julho, em Paredes de Coura, e fecha o período letivo na sexta-feira seguinte com o habitual concerto final de apresentação do resultado da residência intensiva.

Opinião 13 Julho, 2024

OPINIÃO: Benefícios, desafios e impacto na vida dos doentes renais

Várias décadas de evolução na hemodiálise proporcionaram uma mudança radical no acesso ao tratamento e várias evoluções técnicas que permitiram um aumento significativo da qualidade dos tratamentos e da qualidade de vida dos doentes renais crónicos com necessidade de tratamento substitutivo renal. Longe vão os tempos em que apenas um grupo selecionado de doentes tinha acesso à diálise e, mesmo esses, tinham uma qualidade de vida bastante sofrível.

Regional 12 Julho, 2024

Melhor festival de cerveja artesanal da Península Ibérica já está a bombar em Caminha

O Artbeerfest Caminha já está a bombar e promete encher o coração da Vila, até domingo, não apenas de saborosas cervejas, mas também de música, dança, cor e alegria.

Nacional 12 Julho, 2024

DECO PROteste insiste na redução do IVA da eletricidade para todos os consumidores

A DECO PROteste considerou insuficiente o alargamento do IVA da eletricidade a 6% a mais famílias, aprovado em junho, e insistiu que aquela taxa deve ser aplicada na luz e no gás para todos os consumidores.

Regional 12 Julho, 2024

Participação prévia na alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a Área Marginal ao Rio Lima até 1 de agosto

Na sequência da decisão da Câmara Municipal de Viana do Castelo, de 14 de maio do presente ano, de iniciar o procedimento de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a área marginal ao Rio Lima, entre a Ponte Eiffel e a Ponte do IC 1, em Darque, decorrem, entre 12 de julho e 1 de agosto, os períodos de participação prévia.

Regional 11 Julho, 2024

Notícias de Viana apresenta nova imagem e linha editorial

O jornal Notícias de Viana, que é propriedade da Diocese de Viana do Castelo, promoveu um evento de lançamento da sua nova imagem e linha editorial. A informar desde 1916, o título passa a ser mensal e pretende também apostar no digital.