Ana Lua Caiano foi a grande protagonista da abertura da rentrée cultural de Paredes de Coura, ontem à noite, ao apresentar no Centro Cultural o seu álbum de estreia Vou ficar neste quadrado.
Reconhecida pela sua capacidade única de unir a tradição musical portuguesa com a eletrónica, Ana Lua Caiano conquistou o público com uma performance que incorporou sintetizadores, drum machines e gravações de campo, criando uma identidade sonora contemporânea e inovadora.
A sua música, que parte do património nacional, tem vindo a ganhar reconhecimento tanto em Portugal como além-fronteiras, com atuações em importantes festivais como Primavera Sound, Meo Kalorama, Bons Sons e Eurosonic, entre outros.
A artista, que no próximo domingo levará a sua música a Milão, no prestigiado Godai Fest, é também nomeada para os prémios “Music Moves Europe”, um reconhecimento do impacto crescente que tem na cena musical europeia.
O concerto de ontem em Paredes de Coura não só destacou Ana Lua Caiano como uma das grandes revelações da música contemporânea portuguesa, como também prometeu uma programação cultural vibrante para o resto do mês, que inclui dança e cinema para todos os gostos.
Quatro estudantes do curso de Engenharia Mecatrónica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) transformaram uma ideia inovadora em realidade: a paragem sustentável e interativa “Energia com Propósito”, que conquistou o primeiro lugar no concurso nacional Escola da Energia | Universitários, promovido pela Fundação EDP.
O Monumento Natural Local das Chãs de Santa Luzia, em Viana do Castelo, foi recentemente alvo de uma nova intervenção ecológica no âmbito do Protocolo de Cooperação para a Reabilitação Ecológica das Áreas Classificadas do concelho.
A Biblioteca Municipal de Valença assinalou, no dia 20 de outubro, o 12.º aniversário do Clube de Leitura “Chá com Palavras”, projeto que promove há mais de uma década o gosto pelos livros e o convívio em torno da literatura.
O Salão Nobre da Assembleia da República, em Lisboa, recebe a partir desta quinta-feira a exposição “Porcelana Portuguesa: A Harmonia dos Contrários”, que presta homenagem à tradição e à arte das antigas fábricas de cerâmica e porcelana portuguesas dos séculos XVIII e XIX — entre elas, as de Viana do Castelo, reconhecidas pela qualidade e beleza das suas peças.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) passa a integrar o Digital Education Council (DEC), uma rede internacional que reúne mais de 100 instituições comprometidas com a inovação pedagógica sustentável e o uso responsável da inteligência artificial no ensino superior e na formação contínua.
Valença foi distinguida com a placa distintiva da classificação do Lanço da Cruz como Património Cultural Imaterial de Portugal, numa cerimónia que decorreu em Lisboa, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Património Cultural Imaterial.
A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo vai representar Portugal no XXVIII Certame Internacional da Federación Internacional de Cuarentunas, que decorrerá nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2025, em Cartagena, Espanha. A comitiva vianense contará com a presença especial do seu Tuno Honorário, Augusto Canário, um dos nomes mais reconhecidos da música popular portuguesa.