O Salão Nobre da Assembleia da República, em Lisboa, recebe a partir desta quinta-feira a exposição “Porcelana Portuguesa: A Harmonia dos Contrários”, que presta homenagem à tradição e à arte das antigas fábricas de cerâmica e porcelana portuguesas dos séculos XVIII e XIX — entre elas, as de Viana do Castelo, reconhecidas pela qualidade e beleza das suas peças.
Organizada pela Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (FRESS), a exposição é uma homenagem ao trabalho artesanal das manufaturas que marcaram regiões como Massarelos e Carvalhinho (Porto), Alcobaça, Caldas da Rainha, Sacavém, Coimbra, Ílhavo, Águeda, Viana do Castelo e Lisboa.
Segundo a FRESS, a mostra propõe “uma recontextualização estética das peças”, revelando o seu valor artístico e técnico e promovendo um diálogo entre tradição e inovação.
A curadoria está a cargo de Gabriela Canavilhas, presidente da FRESS, com direção artística de José Nuno Silva Figueiredo, coordenador de Novos Projetos da fundação.
As composições expostas combinam porcelanas e faianças de diferentes origens, com elementos contemporâneos em materiais como bronze, ouro, pele, madeira, ferro forjado e papel, criados por artesãos da fundação.
A principal artista envolvida no projeto é Vanessa Diniz, formada em Conservação e Restauro, que já participou em trabalhos de recuperação em monumentos como o Palácio de Queluz, o Salão Árabe do Palácio da Bolsa (Porto) e o Forte de S. Julião da Barra (Oeiras).
“Tudo serviu para transformar as cerâmicas em histórias novas, reinventadas”, sublinhou Gabriela Canavilhas, aquando da estreia da mostra no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, onde esteve patente entre julho e setembro deste ano.
A exposição “Porcelana Portuguesa: A Harmonia dos Contrários” pode ser visitada até 8 de dezembro, no Salão Nobre da Assembleia da República, em Lisboa.
A Rádio Valdevez informou que a emissão na frequência 100.8 FM está temporariamente indisponível devido a problemas elétricos provocados pelo mau tempo que se tem feito sentir na região.
O Festival de Teatro de Viana do Castelo inicia-se hoje, 15 de novembro, às 21h00, com o espetáculo “Ruy, a História Devida”, protagonizado por Ruy de Carvalho. Com texto de Paulo Coelho e encenação de Paulo Sousa Costa, a produção marca a homenagem a uma das figuras mais emblemáticas do teatro português.
O Município de Viana do Castelo vai aplicar vários condicionamentos de trânsito no centro da cidade ao longo da quadra natalícia, num conjunto de medidas que se prolonga até 11 de janeiro de 2026. As restrições visam garantir a segurança e o normal decorrer das iniciativas previstas no âmbito da animação de Natal.
De 17 a 23 de novembro, o Município de Ponte de Lima vai celebrar a Semana da Floresta Autóctone com um vasto programa de atividades dedicadas à valorização e preservação do património florestal do concelho.
A dupla de humoristas Quim Roscas & Zeca Estacionâncio apresenta-se esta noite, sábado, dia 15, no Centro Cultural de Viana do Castelo, para mais um espetáculo integrado na tour que tem percorrido vários pontos do país.
A XV edição dos Jogos do Eixo Atlântico foi distinguida com o prémio “Evento Desportivo do Ano de 2024”, durante a X Gala do Desporto de Vila Nova de Famalicão, realizada no Pavilhão Municipal da cidade.
Cerca de cem delegados reúnem-se este sábado e domingo, no Hotel Axis, em Viana do Castelo, para o 14.º Congresso da Federação Nacional dos Médicos (Fnam), com o objetivo de definir o plano de ação da organização sindical para os próximos três anos.