O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) passa a integrar o Digital Education Council (DEC), uma rede internacional que reúne mais de 100 instituições comprometidas com a inovação pedagógica sustentável e o uso responsável da inteligência artificial no ensino superior e na formação contínua.
A adesão será formalmente assinalada na DEC Global Summit 2025, nos dias 4 e 5 de novembro, em Hong Kong, com a presença da pró-presidente do IPVC para a Inovação Pedagógica e Flexibilidade Curricular, Ana Teresa Oliveira, e do docente Pedro Moreira, membro do consórcio EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação.
O DEC reúne universidades, empresas e organizações internacionais para promover a colaboração e o intercâmbio de conhecimento na educação digital, incentivando práticas inovadoras e responsáveis no uso da tecnologia.
Sob o tema “When Change Is the Only Constant”, a cimeira vai reunir líderes de mais de 30 países para debater políticas e estratégias que reforcem a utilização responsável da tecnologia no ensino superior e a capacitação de profissionais. A edição de 2025 da DEC Global Summit divide-se em quatro áreas: compreender as mudanças no ensino superior, transformar estratégias em ação, preparar estudantes e educadores para o futuro e medir o impacto institucional e social.
Para Ana Teresa Oliveira, a participação do IPVC na rede internacional representa “um passo importante na consolidação da estratégia do Politécnico em inovação pedagógica e integração tecnológica no ensino”.
Durante a viagem, os representantes do IPVC vão visitar o Centro de Ensino e Aprendizagem Holística da Universidade Batista de Hong Kong, considerado um dos mais avançados do mundo, bem como a Universidade Católica de Macau e a Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, com vista ao estabelecimento de protocolos de cooperação.
A entrada do Politécnico de Viana do Castelo no DEC reforça o posicionamento da instituição na linha da frente da transformação digital na educação, promovendo uma aprendizagem inclusiva, sustentável e orientada para o futuro.
O humorista Joel Ricardo Santos sobe ao palco do Auditório Municipal de Esposende no próximo dia 20 de novembro para apresentar o seu novo espetáculo de stand-up comedy, “OVERBOOKING”, uma iniciativa promovida pela CLAP.
Alunos do 1.º ciclo de várias escolas do distrito de Viana do Castelo vão participar no programa “Já Chegámos”, uma iniciativa do Grupo Brisa que pretende ensinar, de forma divertida, as principais regras de segurança rodoviária e mobilidade sustentável.
A árbitra internacional Filipa Cunha, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi nomeada pela UEFA para dirigir dois encontros da fase de grupos da Ronda 1 de qualificação do Campeonato da Europa Sub-17 Feminino 2025/26.
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre a exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, incluindo em Viana do Castelo.
O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.