Logo
Regional

Amor à Romaria d’Agonia leva mais de 6.000 pessoas a desfilar nas ruas de Viana do Castelo

17 Agosto, 2022 | 10:49
Partilhar
Eduarda Alves
Menos de 1 minuto de leitura

Mais de 6.000 pessoas, entre mordomas e lavradeiras, figurantes em procissões religiosas e no tradicional cortejo histórico-etnográfico, tocadores de concertinas, bombos, bandas de música, grupos folclóricos, cabeçudos e gigantones vão percorrer nos próximos cinco dias as ruas de Viana do Castelo em dez dos principais momentos da Romaria d’Agonia.

“Desde que começamos a preparação que estávamos a ver as festas deste ano a valerem por três, devido à ausência dos últimos dois anos. E o que já estamos a sentir é um entusiasmo e uma adesão das pessoas ainda maior do que já era habitual no passado, disponíveis para participarem em tudo. É um verdadeiro amor à Romaria”, conta António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia.

A festa de 2022, que se realiza no habitual formato, após dois anos de ausência devido à pandemia de covid-19, arranca esta quarta-feira, 17 de agosto, com um desses momentos, precisamente uma arruada que a partir das 15:00 deverá juntar várias dezenas de tocadores de concertina a percorrerem a cidade, o mesmo acontecendo na tarde de sexta-feira. Na quinta-feira, o Desfile da Mordomia sai à cidade a partir das 16:00, com um recorde de 709 mulheres a participarem, representando a alma vianense através da sua “chieira”, devidamente trajadas e ouradas, prometendo ser um dos grandes destaques da festa de 2022.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Setembro, 2022

João Manuel Esteves no arranque do ano letivo do IPVC em Arcos de Valdevez 

O Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, esteve nas instalações do IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Arcos de Valdevez, para dar as boas vindas e desejar um ótimo ano escolar aos alunos do ensino técnico superior do Curso Técnico Superior Profissional (CTESP) em “Mecânica Automóvel” e do de “Impressão 3D e Maquinação Automática”, sendo que este último será pela primeira vez aqui lecionado.

Regional 26 Setembro, 2022

Barcelos Cidade Medieval entre 30 de setembro e 2 de outubro

Depois de dois anos de interregno, Barcelos recua à Idade Média e vai realizar a VII edição de Barcelos Cidade Medieval, entre 30 de setembro e 2 de outubro, no Parque da Cidade.  Durante três dias – sexta, sábado e domingo - visitar o Parque da Cidade será como viajar no tempo até à Idade Média.

Regional 23 Setembro, 2022

Escola de Música de Perre volta a organizar concurso de Bandas de Garagem

A Escola de Música de Perre, associação sem fins lucrativos, com atividade anual na área do ensino da música, organiza pela oitava vez o A Escola de Música de Perre, associação sem fins lucrativos, com atividade anual na área do ensino da música, organiza pela oitava vez o concurso de Bandas de Garagem, denominado “SOUNDS OUT”.

Regional 23 Setembro, 2022

Dia do Treinador assinalado em Viana do Castelo no domingo

Viana do Castelo assinala este domingo, dia 25 de setembro, o Dia do Treinador com uma ação de formação. A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo será palco da celebração com uma ação moderada por Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, e quatro treinadores convidados.

Regional 23 Setembro, 2022

Viana do Castelo vai debater alterações climáticas e sustentabilidade do uso da água

O Comité de Geminações de Pessac e a Câmara Municipal de Viana do Castelo promovem, esta sexta-feira, 23 de setembro, uma videoconferência que visa debater as consequências das alterações climáticas e a sustentabilidade do uso da água.

Regional 23 Setembro, 2022

Viana do Castelo assinala Dia Mundial do Turismo com diversas iniciativas

O Dia Mundial do Turismo assinala-se a 27 de setembro e o Município de Viana do Castelo preparou, com os parceiros locais, uma programação variada para assinalar a efeméride com diversas iniciativas, entradas gratuitas, visitas guiadas e preços especiais.

Regional 23 Setembro, 2022

Politécnico de Viana do Castelo promove vindimas inclusivas

Cerca de uma dezena de utentes da Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana, participaram no último dia das vindimas que se encontram a decorrer na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.