Logo
Regional

Alunos do Colégio do Minho debateram papel e desafios do jornalismo

26 Janeiro, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

Mais de 60 alunos do 12ºano do Colégio do Minho, da diocese de Viana do Castelo, tiveram um encontro com jornalistas, sobre o papel do jornalismo nos dias de hoje e os desafios que se colocam à profissão.

Esta foi uma iniciativa que integrou o programa de apresentação da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais sobre a “Inteligência Artificial e sabedoria no coração”, promovida pela Conferência Episcopal Portuguesa.

“Estamos perante alunos do 12º ano. Eles estão a fazer as suas escolhas de futuro. E seja qual for a área onde eles vão integrar os estudos superiores, ou seja, onde quer que eles estejam no futuro, eles vão ser intervenientes na sociedade, sabendo que a comunicação social é uma realidade importantíssima, pioneira, no que é a sociedade, no que é formar a opinião pública, no que é as decisões da própria sociedade, uma sociedade plural, una sociedade democrática”, afirmou o bispo de Viana do Castelo.

D. João Lavrador congratulou-se pela realização do encontro, viabilizado pelo Secretariado Diocesano da Comunicação Social de Viana do Castelo, admitindo que é muito importante para os jovens, nesta fase da vida, poderem encontrar-se com jornalistas para reconhecerem o valor e os limites da realidade da comunicação.

“Os interesses, sejam ideológicos, sejam económicos, seja de promoções pessoais ou de grupo […] vêm adulterar um bocadinho o que deve ser uma comunicação social assente nos tais patamares de uma sociedade que se quer evoluída em progresso”, apontou.

No encontro estiveram presentes a jornalista da Lusa, Andrea Cruz, o chefe de redação da Agência Ecclesia, e o padre João Basto, diretor do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais de Viana do Castelo e o diretor do Colégio do Minho, Ricardo Sousa.

“Os alunos não devem ser ensinados a pensar, porque todos nós pensamos, têm de ser é ensinados como pensar e acho que nós podemos ajudar a que o mecanismo de pensamento seja feito de forma crítica e não unicamente emocional, que o pensamento não seja algo epidérmico, mas algo que efetivamente toque o coração como o Papa aliás salienta na mensagem para o Dia das Comunicações Sociais”, defendeu o padre João Basto.

“É importante ter a possibilidade de perceber, compreender e regulamentar instrumentos que, em mãos erradas, poderiam abrir cenários negativos”, assinalou o Papa na mensagem.

Miguel Costa e Tiago Alves são alunos do 12ºano e participaram na iniciativa que teve lugar Colégio do Minho.

Com o desejo de seguir Engenharia Física no futuro, Tiago Alves considera que com a ascensão da inteligência artificial “as fake news vão ganhar força”, ressaltando o impacto da tecnologia nas imagens.

O jovem assume que muitas vezes não tem o cuidado de verificar a fonte das notícias que lê, considerando “importantes” iniciativas como esta.

Para Miguel Costa, do curso de Línguas e Humanidades, o jornalismo “tem de se renovar”, admitindo que os jovens têm agora como meio de comunicação as redes sociais Youtube e Tik Tok.

Questionado sobre se sente a falta da perspetiva dos jovens e da forma como olham o mundo no jornalismo, o aluno afirma que os jovens têm de fazer um esforço para ouvir as gerações passadas, mas estas também têm de fazer o mesmo trabalho com os mais novos, “porque o mundo está em constante mudança”.

A finalizar o dia decorreu um debate sobre inteligência artificial e jornalismo com a participação de Andrea Cruz, jornalista da Agência Lusa em Viana do Castelo, Daniel Catalão, jornalista da RTP, e Octávio Carmo, chefe de redação da Agência ECCLESIA.

Seguiu-se a apresentação da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado a 12 de maio, por D. Nuno Brás, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 5 Março, 2024

Explicador de Matemática de Viana do Castelo volta a abusar de menores e é preso pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 48 anos de idade, residente no concelho de Viana do Castelo, suspeito da prática de crimes de abuso sexual de menores dependentes ou em situação vulnerável.

Nacional 5 Março, 2024

Portugal regista o 2.º maior consumo do mundo de fármaco para insónias

Portugal registou em 2022 o segundo maior consumo do mundo do fármaco de combate à insónia zolpidem, e um dos maiores do anestésico e sedativo cetamina, segundo o relatório do Conselho Internacional para o Controlo de Narcóticos (INCB).

Desporto 5 Março, 2024

Atleta da APPACDM conquista medalha de bronze no primeiro dia do “Virtus European Winter Games”

Jorge Miguel Sousa, atleta da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo, está a representar Portugal no Campeonato do Mundo e da Europa de Remo Indoor VIRTUS, tendo conquistado já uma medalha de bronze esta segunda-feira. A competição decorre até esta sexta-feira, 8 de março, em Zakopane, na Polónia. 

Nacional 5 Março, 2024

5G: Tecnologia em todos os concelhos e 69% das freguesias no final de dezembro

A tecnologia 5G chegava "a todos os concelhos" de Portugal e a "69% das freguesias" no final do ano passado, de acordo com dados hoje divulgados pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Nacional 5 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo na quinta-feira

Viana do Castelo está entre os dez distritos do continente sob aviso amarelo, a partir de quinta-feira, 7 de março, devido à previsão de agitação marítima. A informação foi avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Regional 5 Março, 2024

Plano de salvaguarda de branda em Monção vai para discussão pública

O Plano de Pormenor de Salvaguarda da branda de Santo António de Vale de Poldros, Riba de Mouro, Monção, entra em consulta pública, na próxima terça-feira, por 20 dias úteis, segundo o aviso hoje publicado em Diário da República.

Regional 4 Março, 2024

Município de Viana planta mais de meia centena de árvores em Cardielos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo através do Gabinete Florestal e do Horto Municipal apoiou a União de Freguesias de Cardielos e Serreleis no fornecimento e plantação de cerca de 60 árvores junto ao parque de merendas de Cardielos, contíguo ao rio Lima.