Logo
Desporto

Alto nível competitivo marcou Viana Surf City Festival

6 Setembro, 2023 | 18:13
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A edição 2023 do Viana Surf City Festival (VSCF), integrada nos eventos oficiais de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto, terminou no passado dia 26 de agosto. A etapa final do Shark Series, o XXIV Luso Galaico e o III Surfing Viana d´Agonia formaram a “Triple Crown” de eventos de surfing que iluminaram a capital do surf do Norte com uma calorosa competição, na praia da Arda, em Afife, de 17 a 26 de agosto.

Estes seis dias de competição, reuniram cerca de 160 atletas portugueses e galegos. Esta amizade contabiliza mais de 24 anos, com a Federação Galega de Surf como interlocutora.

Não obstante a época quente do ano, as ondas mantiveram-se muito consistentes, o que permitiu alto nível de competição durante os três eventos.

Proporcionar desafios competitivos masculinos e femininos nas diversas modalidades de surfing − surf, bodyboard e longboard − é uma prioridade para o Surf Clube de Viana (SCV). A formação de base para a vida dos jovens através do desporto, sensibilidade para a inclusão e sustentabilidade ambiental assumem posição de destaque para este clube nortenho.

Acresce ainda que toda a organização esteve comprometida com a pegada ecológica neutra. Eliminando totalmente a utilização de plástico e papel e incluindo a disponibilização de uma plataforma digital para acesso exclusivo aos scores e seeding das provas a todos os atletas, treinadores e pais.

Em todas as etapas do circuito Shark Series (circuito interno de formação 2023), também foi desenvolvida uma campanha de sensibilização pública sobre o papel e vulnerabilidade dos tubarões nos oceanos, com destaque para as espécies “Tigre”, “Raposa”, “Cabeça-Chata” e “Frade”.

Ainda, na esteira da formação e no âmbito do programa Erasmus+, o VSCF foi também palco para experiências práticas de juízes alemães, recém-formados pela Deutscher Wellenreitverband e.V. (Federação Alemã de Surf), sob a coordenação do SCV.

O presidente do SCV João Zamith constatou que “a organização deste festival de surf e duração (seis dias) dos três campeonatos foi muito desafiante, mas possível graças à notável capacidade organizativa da equipa do clube. Estas iniciativas destinam-se a promover o fair-play, a interculturalidade e a competição entre jovens, bem como a proporcionar momentos de confraternização e amizade entre atletas, pais e treinadores”.

O SCV congratula todos os vencedores e agradece a todos os que diariamente contribuem para o sucesso do desporto e do VSCF em particular como referência nacional e internacional.

Aos patrocinadores, parceiros, voluntários e amigos do SCV um agradecimento muito especial por possibilitarem o fecho do verão com muita satisfação e mais uma missão cumprida.

Vencedores do Viana Surf City Festival 2023

Circuito Shark Series: Manuel Madruga no Surf Formação Masculino, Sofia Gil no Surf Formação Feminino e Sérgio MacManus no Bodyboard Formação.

Luso Galaico: Nas categorias Surf Open, Surf Feminino, Bodyboard Open, Longboard Open e Longboard Feminino, em primeiro lugar ficaram respetivamente Sebastian Bamonde, Teresa Pereira, Alfonso Argibay Uceda, Tomás Bogalho e Francisca Califórnia.

Surfing Viana d´Agonia: No Surf Sub 18 João Maria Pereira, Surf Sub 18 Feminino Ana Lima, Surf Sub 16 Manuel Madruga, Surf Sub 12 Xavier Neves e Surf Sub 10 Levi Hummel.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Monção: Polidesportivo da Escola da Estrada já abriu as portas

Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.

Regional 20 Maio, 2024

“Bendas de Bagageira” está de regresso a Vila Praia de Âncora

A 2ª edição da "Bendas de Bagageira" da Quinta da Quinhas e Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora acontece este domingo dia 26 de maio.

Nacional 20 Maio, 2024

Fisco alerta para mensagens falsas sobre pagamento de coimas

Alguns contribuintes estão a receber mensagens escritas (SMS) para pagarem determinada quantia a título de coimas ou contraordenações, o que levou a Autoridade Tributária e lançar um alerta avisando de que estas mensagens são falsas.

Regional 20 Maio, 2024

Palco das Artes acolhe abertura do 14º FITAVALE este sábado

Entre 25 de maio e 29 de junho, as Comédias do Minho celebram o seu 20º aniversário com um FITAVALE diferente. Os grupos de teatro amador do Vale do Minho apresentam cinco espetáculos que refletem sobre a ideia de “CASA”, desde a folha em branco à ocupação de um espaço.

Regional 20 Maio, 2024

Praça da Liberdade recebe Wine & Blues Festival este fim-de-semana

É já este fim-de-semana, dias 24 e 25 de maio, que a Praça da Liberdade de Viana do Castelo recebe o Wine & Blues Festival, numa edição que conta com várias novidades.

Nacional 20 Maio, 2024

Portugal esgota quota do carapau e pesca fecha esta terça-feira

A frota portuguesa esgotou a quota de pesca de carapau, na zona do Golfo da Biscaia Meridional, ficando estas capturas proibidas a partir de terça-feira, anunciou hoje a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Regional 20 Maio, 2024

Época balnear em Caminha arranca com mais três bandeiras Qualidade de Ouro e cinco Azuis

A época balnear 2024 no concelho de Caminha vai arrancar num patamar de elevada qualidade, com mais três bandeiras Qualidade de Ouro e cinco Bandeiras Azuis.