Logo
Regional

“Aldeia Feliz” doou sorrisos e exames de rastreio a seniores valencianos

2 Setembro, 2024 | 14:43
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Entre 29 de agosto e 1 de setembro Valença recebeu “Aldeia Feliz” promovido pela Câmara Municipal e dinamizado por 22 futuros médicos, do Departamento de Ação Comunitária (DAC) do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM).

“Aldeia Feliz” proporcionou uma intervenção na saúde da população mais idosa, sobretudo na prevenção e controlo das doenças crónicas, através da realização de rastreios cardiovasculares.
O Presidente do Município, José Manuel Carpinteira acompanhou várias visitas juntamente com a vice-presidente, Ana Paula Xavier que salientou o sucesso da iniciativa: “Esta iniciativa foi um sucesso e transmitiu segurança, informação, cuidados e deixou muitos sorrisos, sobretudo, junto dos seniores que vivem, sozinhos e mais isolados”.
As ações foram dinamizadas em várias freguesias do concelho, em especial, em Fontoura, Silva, São Julião, Friestas e Verdoejo e nas IPSS’s; Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Valença, Centro Social e Cultural de São Pedro da Torre, Lar da Santa Casa da Misericórdia de Valença e Associação Social e Recreativa dos Aposentados e Reformados do Concelho de Valença.
“Aldeia Feliz” deixou mais informação sobre os cuidados básicos de saúde, sobretudo no que toca às doenças crónicas, a fim de melhorar a qualidade de vida e diminuir a prevalência que estas têm na causa de morte desta faixa etária.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 11 Julho, 2025

Teatro do Noroeste reconhecido internacionalmente

A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.

Regional 11 Julho, 2025

Estratégia Minho IN 3.0 apela ao investimento privado para impulsionar turismo regional

Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.

Desporto 11 Julho, 2025

Melgaço recebe Europeu de Mountain Bike 2025

Melgaço prepara-se para receber, de 23 a 27 de julho, o Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025. Este evento de referência no panorama desportivo internacional traz a Portugal a elite do BTT, marcando a estreia do país como anfitrião.

Regional 11 Julho, 2025

Freguesia da Montaria recebe I Jornadas de Montanha

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.

Nacional 11 Julho, 2025

Linha de Crédito de 100 milhões de euros assegura transição entre PDR2020 e PEPAC

O Ministério da Agricultura e Mar, em articulação com o Ministério das Finanças e o Banco Português  de Fomento, irá disponibilizar uma Linha de Crédito de 100 milhões de euros, com juros bonificados  a 100% e integralmente suportados pelo Orçamento do Estado para financiar os pedidos de  pagamento dos projetos do PDR 2020 que transitam para o PEPAC.

Regional 11 Julho, 2025

Politécnico de Viana do Castelo constitui centro tecnológico para valorizar o setor agroalimentar

O 3AR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do Agroalimentar será formalmente constituído esta sexta-feira, num momento simbólico que marca o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo e de um vasto conjunto de parceiros com a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos recursos endógenos da região.

Desporto 10 Julho, 2025

Aguiar-Branco destaca “trabalho de excelência” da canoagem portuguesa

O presidente da Assembleia da República (AR), José Pedro Aguiar-Branco, elogiou o "trabalho de excelência" da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), considerando que, "com mais condições", os lusos podem ombrear com os melhores do mundo.