Logo
Desporto

Advogadas de Viana do Castelo formam equipa de futsal feminina

31 Março, 2024 | 14:50
Partilhar
Eduarda Alves
6 min. leitura

Desafiada pelo Conselho Regional do Porto, a Delegação de Viana do Castelo da Ordem dos advogados, criou uma equipa de futsal composta por dez advogadas, das quais uma é a treinadora, uma funcionária da ordem, e o responsável da equipa, Luís Louro, também advogado.

Eliana Afonso, advogada e uma das responsáveis pela criação da equipa de futsal de advogadas da Delegação de Viana do Castelo, explicou à Viana TV como é que surgiu este desafio. “O Conselho Regional do Porto organizou pela primeira vez o primeiro torneio de futsal feminino e encetou contacto com as delegações no sentido de constituirmos equipa. A delegação de imediato decidiu abraçar este repto, envidamos esforços no sentido de contactar as colegas e formamos a equipa. Contrariamente às nossas expectativas, formamos a equipa de forma muito célere e tem sido uma aventura maravilhosa”.

O regulamento prevê que as equipas sejam constituídas por advogadas, advogadas estagiárias da área territorial do Conselho Regional do Porto e por funcionárias do referido conselho.

A adesão das colegas foi imediata, tendo uma equipa constituída por dez elementos.

Quando questionada, pela Viana TV, sobre a permanência da equipa na Delegação de Viana do Castelo, Eliana Afonso acredita que após o término do torneio a prática desta modalidade junto das advogadas de Viana do Castelo, irá ficar segmentado na Delegação assim como poderá ser um mote para a prática de outras modalidades e novos desafios. 

João Duarte, presidente da Delegação de Viana do Castelo admite que inicialmente, quando foi lançado este desafio o viram como “uma brincadeira”. Porém, admite que a envolvência das colegas “foi ganhando um empenho e uma seriedade que nunca imaginei que tal viesse a acontecer”. “A equipa das colegas é uma equipa maravilhosa e muito empenhada”, exprimiu.

“Evidentemente que a vida de advogado muitas vezes tem constrangimentos de trabalho que não permitem estar tão disponíveis como gostariam de estar, mas o facto é que sempre que podem comparecem e estão a levar isto muito a sério”, sustentou o presidente da Delegação de Viana.

O responsável admitiu ainda que “isto vai ser o início de qualquer coisa” porque a ideia não é que com o término do torneio a equipa pare e pelo feedback das atletas advogadas a ideia passa por continuar. “De certeza absoluta que para o ano a Delegação de Viana do Castelo vai ter uma equipa de futsal feminina, muito mais treinada e preparada para eventuais desafios que se venham a colocar”, afirmou.

A constituição desta equipa deve-se a um conjunto de apoios e “boas vontades” por parte de colegas advogados no apoio à aquisição de equipamentos, à Associação de Futebol de Viana do Castelo na entrega de bolas e equipamentos de treino e à Câmara Municipal de Viana do Castelo na disponibilização de recintos para a realização de treinos.

Este apoio já chamou a atenção da Delegação de Guimarães da Ordem dos Advogados, que comentaram que as colegas vinham “muito bem equipadas”. “Temos atletas, bem equipadas, cheias de vontade e de certeza absoluta que vão trazer alguma taça com elas no final do Torneio” garantiu o presidente da Delegação de Viana do Castelo da Ordem dos Advogados.

Para João Duarte é arriscado afirmar e garantir que a equipa de advogadas de Viana do Castelo vai vencer o Torneio. Contudo, admite que se existir uma Taça de FairPlay ou de simpatia é justo que seja entregue às vianenses.

Este tipo de iniciativas é importante porque cimenta e promove o convívio de advogadas e desafia as profissionais de justiça a “movimentarem-se” trazendo-lhes benefícios físicos e mentais.

Bruna Monteiro, também advogada e atleta federada de futsal, é a treinadora da equipa de futsal de advogadas, visto que não podia competir. A advogada admite que no início foi complicado porque os elementos que constituem a equipa feminina “nunca tinham jogado à bola”. A um mês de treinos a treinadora garante que já se nota uma evolução enorme em todas as atletas que se caracterizam pela “garra” e pela “vontade de aprender”.

A advogada que desempenha funções enquanto treinadora, reitera a opinião do presidente da Delegação e garante que “com o passar do tempo, vai surgir algo ainda mais bonito do que aquilo que nós já temos, porque acho mesmo que elas não vão largar isto e que vão continuar a treinar”.

Bruna recorda que no primeiro jogo, frente à Delegação de Guimarães no passado sábado dia 23 de março, a equipa vianense ganhou (0-3) e que foi um conquista muito importante. “Entrar num torneio em que nunca jogaram à bola e começar com uma derrota iria ser um bocadinho complicado até para gerir emoções…” contudo a equipa de Viana do Castelo conseguiu uma vitória que acredita ter sido “merecida e justa”.

“Eu só perspetivo daqui para a frente vitórias com elas, tenho a certeza que elas vão entrar no próximo jogo, como entraram neste, com muito vontade de ganhar. Eu tenho a certeza de que se não conseguirmos ganhar o torneio vamos ficar muito bem classificadas, disso não tenho dúvidas nenhumas!” assegurou.

A treinadora admitiu ainda que inicialmente pensou que após o primeiro treino as colegas acabariam por desistir, o que não aconteceu, e que com o tempo têm vindo a ganhar o gosto pela modalidade que ficará sedimentada em Viana do Castelo, lançando o convite às restantes colegas da Comarca.

“Espero que as restantes advogadas aqui da Comarca, que vejam o exemplo delas, que nunca tocaram numa bola, que não tiveram medo de cá vir…e espero que atraia cada vez mais advogadas”.

Pode ser uma imagem de 13 pessoas, pessoas a jogar voleibol, pessoas a jogar futebol, pessoas a jogar basquetebol e texto

O advogado Luís Louro, a ocupar o cargo de “Team Manager”, recorda que outrora a Delegação já tinha tido uma equipa masculina de futsal e como já tinha participado nos torneios masculinos de futsal do conselho regional surgiu o convite, auxiliando as atletas nas inscrições assim como a treinadora.

“Como a treinadora é jogadora, não vai poder estar em todos  os jogos, pelo menos um ou dois, eu fiquei a ajudar a treinar porque se for preciso num dia ter que orientar a equipa, também tenho de saber como é que elas jogam, como é que treinam, como é que se movimentam”, contou.

Quando questionado sobre a prestação das colegas, o “Team Manager” repete o que a treinadora, Bruna Monteiro, referiu no último jogo, após a avaliação da prestação do mesmo: “Elas nunca mais vão deixar de jogar futebol!” citando que “é fácil corrigi-las” criando envolvência das intervenientes que inicialmente viam “a bola quadrada…e que neste momento já é redonda”.

O treino terminou, como não poderia deixar de ser, com o grito de equipa: “Viana! Viana! Viana! Ganhar! Ganhar! Ganhar!”

O próximo jogo (3º jornada) está agendado para o dia 6 de abril, às 10h30, no Pavilhão Monte da Ola, em frente à Delegação de Barcelos, seguindo ainda e no mesmo pavilhão o jogo frente à Delegação de Guimarães no dia 20 de abril também às 10h30.

A 5º jornada é disputada em Barcelos no dia 27 de abril na Escola Secundária de Barcelinhos, com horário ainda por definir.

Reveja aqui a reportagem da Viana TV:

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 20 Abril, 2024

Juventude Viana perde na Póvoa de Varzim

A Juventude Viana perdeu (3-2), este sábado na Póvoa de Varzim, em jogo da 22ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa vianense mantém o 2º lugar da classificação, mas agora com o Clube Desportivo da Póvoa apenas a um ponto.

Desporto 20 Abril, 2024

Rui Pedro Silva recandidata-se à liderança do Sport Clube Vianense

Rui Pedro Silva vai recandidatar-se à liderança do Sport Clube Vianense, nas eleições marcadas para o próximo dia 24 de maio de 2024. O anúncio foi feito na última Assembleia Geral do clube e confirmado à Viana TV,

Regional 20 Abril, 2024

Câmara de Valença com 300 mil euros positivos e execução de 20,5 ME de receita em 2023

A Câmara de Valença terminou 2023 com um resultado líquido positivo próximo dos 300 mil euros e “a maior execução da receita de sempre, no valor de 20,5 milhões de euros”, revelou a autarquia.

Regional 20 Abril, 2024

Viana do Castelo entre os distritos com menor registo de incumprimentos na limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 20 Abril, 2024

Voleibol Clube de Viana eliminado da Taça Federação

O Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0), esta sexta-feira nos Açores frente à Fonte do Bastardo, o segundo jogo das meias finais da Taça Federação. A equipa vianense que já tinha perdido (1-3) o primeiro jogo em Viana do Castelo acabou eliminada da competição.

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.