Logo
Desporto

Advogadas de Viana do Castelo formam equipa de futsal feminina

31 Março, 2024 | 14:50
Partilhar
Eduarda Alves
6 min. leitura

Desafiada pelo Conselho Regional do Porto, a Delegação de Viana do Castelo da Ordem dos advogados, criou uma equipa de futsal composta por dez advogadas, das quais uma é a treinadora, uma funcionária da ordem, e o responsável da equipa, Luís Louro, também advogado.

Eliana Afonso, advogada e uma das responsáveis pela criação da equipa de futsal de advogadas da Delegação de Viana do Castelo, explicou à Viana TV como é que surgiu este desafio. “O Conselho Regional do Porto organizou pela primeira vez o primeiro torneio de futsal feminino e encetou contacto com as delegações no sentido de constituirmos equipa. A delegação de imediato decidiu abraçar este repto, envidamos esforços no sentido de contactar as colegas e formamos a equipa. Contrariamente às nossas expectativas, formamos a equipa de forma muito célere e tem sido uma aventura maravilhosa”.

O regulamento prevê que as equipas sejam constituídas por advogadas, advogadas estagiárias da área territorial do Conselho Regional do Porto e por funcionárias do referido conselho.

A adesão das colegas foi imediata, tendo uma equipa constituída por dez elementos.

Quando questionada, pela Viana TV, sobre a permanência da equipa na Delegação de Viana do Castelo, Eliana Afonso acredita que após o término do torneio a prática desta modalidade junto das advogadas de Viana do Castelo, irá ficar segmentado na Delegação assim como poderá ser um mote para a prática de outras modalidades e novos desafios. 

João Duarte, presidente da Delegação de Viana do Castelo admite que inicialmente, quando foi lançado este desafio o viram como “uma brincadeira”. Porém, admite que a envolvência das colegas “foi ganhando um empenho e uma seriedade que nunca imaginei que tal viesse a acontecer”. “A equipa das colegas é uma equipa maravilhosa e muito empenhada”, exprimiu.

“Evidentemente que a vida de advogado muitas vezes tem constrangimentos de trabalho que não permitem estar tão disponíveis como gostariam de estar, mas o facto é que sempre que podem comparecem e estão a levar isto muito a sério”, sustentou o presidente da Delegação de Viana.

O responsável admitiu ainda que “isto vai ser o início de qualquer coisa” porque a ideia não é que com o término do torneio a equipa pare e pelo feedback das atletas advogadas a ideia passa por continuar. “De certeza absoluta que para o ano a Delegação de Viana do Castelo vai ter uma equipa de futsal feminina, muito mais treinada e preparada para eventuais desafios que se venham a colocar”, afirmou.

A constituição desta equipa deve-se a um conjunto de apoios e “boas vontades” por parte de colegas advogados no apoio à aquisição de equipamentos, à Associação de Futebol de Viana do Castelo na entrega de bolas e equipamentos de treino e à Câmara Municipal de Viana do Castelo na disponibilização de recintos para a realização de treinos.

Este apoio já chamou a atenção da Delegação de Guimarães da Ordem dos Advogados, que comentaram que as colegas vinham “muito bem equipadas”. “Temos atletas, bem equipadas, cheias de vontade e de certeza absoluta que vão trazer alguma taça com elas no final do Torneio” garantiu o presidente da Delegação de Viana do Castelo da Ordem dos Advogados.

Para João Duarte é arriscado afirmar e garantir que a equipa de advogadas de Viana do Castelo vai vencer o Torneio. Contudo, admite que se existir uma Taça de FairPlay ou de simpatia é justo que seja entregue às vianenses.

Este tipo de iniciativas é importante porque cimenta e promove o convívio de advogadas e desafia as profissionais de justiça a “movimentarem-se” trazendo-lhes benefícios físicos e mentais.

Bruna Monteiro, também advogada e atleta federada de futsal, é a treinadora da equipa de futsal de advogadas, visto que não podia competir. A advogada admite que no início foi complicado porque os elementos que constituem a equipa feminina “nunca tinham jogado à bola”. A um mês de treinos a treinadora garante que já se nota uma evolução enorme em todas as atletas que se caracterizam pela “garra” e pela “vontade de aprender”.

A advogada que desempenha funções enquanto treinadora, reitera a opinião do presidente da Delegação e garante que “com o passar do tempo, vai surgir algo ainda mais bonito do que aquilo que nós já temos, porque acho mesmo que elas não vão largar isto e que vão continuar a treinar”.

Bruna recorda que no primeiro jogo, frente à Delegação de Guimarães no passado sábado dia 23 de março, a equipa vianense ganhou (0-3) e que foi um conquista muito importante. “Entrar num torneio em que nunca jogaram à bola e começar com uma derrota iria ser um bocadinho complicado até para gerir emoções…” contudo a equipa de Viana do Castelo conseguiu uma vitória que acredita ter sido “merecida e justa”.

“Eu só perspetivo daqui para a frente vitórias com elas, tenho a certeza que elas vão entrar no próximo jogo, como entraram neste, com muito vontade de ganhar. Eu tenho a certeza de que se não conseguirmos ganhar o torneio vamos ficar muito bem classificadas, disso não tenho dúvidas nenhumas!” assegurou.

A treinadora admitiu ainda que inicialmente pensou que após o primeiro treino as colegas acabariam por desistir, o que não aconteceu, e que com o tempo têm vindo a ganhar o gosto pela modalidade que ficará sedimentada em Viana do Castelo, lançando o convite às restantes colegas da Comarca.

“Espero que as restantes advogadas aqui da Comarca, que vejam o exemplo delas, que nunca tocaram numa bola, que não tiveram medo de cá vir…e espero que atraia cada vez mais advogadas”.

Pode ser uma imagem de 13 pessoas, pessoas a jogar voleibol, pessoas a jogar futebol, pessoas a jogar basquetebol e texto

O advogado Luís Louro, a ocupar o cargo de “Team Manager”, recorda que outrora a Delegação já tinha tido uma equipa masculina de futsal e como já tinha participado nos torneios masculinos de futsal do conselho regional surgiu o convite, auxiliando as atletas nas inscrições assim como a treinadora.

“Como a treinadora é jogadora, não vai poder estar em todos  os jogos, pelo menos um ou dois, eu fiquei a ajudar a treinar porque se for preciso num dia ter que orientar a equipa, também tenho de saber como é que elas jogam, como é que treinam, como é que se movimentam”, contou.

Quando questionado sobre a prestação das colegas, o “Team Manager” repete o que a treinadora, Bruna Monteiro, referiu no último jogo, após a avaliação da prestação do mesmo: “Elas nunca mais vão deixar de jogar futebol!” citando que “é fácil corrigi-las” criando envolvência das intervenientes que inicialmente viam “a bola quadrada…e que neste momento já é redonda”.

O treino terminou, como não poderia deixar de ser, com o grito de equipa: “Viana! Viana! Viana! Ganhar! Ganhar! Ganhar!”

O próximo jogo (3º jornada) está agendado para o dia 6 de abril, às 10h30, no Pavilhão Monte da Ola, em frente à Delegação de Barcelos, seguindo ainda e no mesmo pavilhão o jogo frente à Delegação de Guimarães no dia 20 de abril também às 10h30.

A 5º jornada é disputada em Barcelos no dia 27 de abril na Escola Secundária de Barcelinhos, com horário ainda por definir.

Reveja aqui a reportagem da Viana TV:

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Julho, 2024

Construção da nova Residência Académica de Valença é “inédita”

A construção da nova residência académica de Valença está a decorrer a um bom ritmo. Situada na Avenida Pinto da Mota, a residência terá 32 quartos, num total de 56 camas.

Regional 26 Julho, 2024

Quatro homens suspeitos de roubarem 2,5 toneladas material de construção no Minho

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, constituiu arguidos quatro homens, com idades compreendidas entre os 21 e 69 anos, e recuperou diverso material furtado, nos concelhos de Viana do Castelo e Vila Verde.

Regional 26 Julho, 2024

Salva-vidas de Viana do Castelo resgatam duas pessoas à entrada da barra de Esposende

Os tripulantes da Estação Salva-vidas de Viana do Castelo resgataram, esta manhã, duas pessoas, de nacionalidade francesa, à entrada da barra de Esposende, que alegadamente foram arrastadas pela corrente que se fazia sentir, após terem caído da mota de água onde seguiam.

Desporto 26 Julho, 2024

Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris2024 tem início às 18h30

A Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos vai arrancar dentro de momentos. Este ano a cidade de Paris é a anfitriã, e promete uma cerimónia ousada, original e única.

Regional 26 Julho, 2024

Jovens monçanenses aderem ao “Voluntariado Jovem pela Natureza e Florestas”

Até ao final de agosto, vários jovens monçanenses estão a promover ações de limpeza e a identificar e remover espécies invasoras, nos troços da Ecovia junto ao rio Minho, entre as freguesias de Lapela e Bela, em Monção.

Regional 26 Julho, 2024

Viana do Castelo isenta feirantes de taxas no mês de agosto

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai isentar de taxas municipais, no mês de agosto, os feirantes da feira semanal, em virtude de o terrado ter sido cedido à Vianafestas no âmbito das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.

Nacional 26 Julho, 2024

Número de fogos rurais é o mais reduzido desde 2014

Um total de 1.812 incêndios rurais foram registados entre 01 de janeiro e 30 de junho deste ano, causando 2.964 hectares de área ardida, sendo o número de fogos mais reduzido desde 2014.