Logo
Regional

Aberto concurso público para a criação de estacionamento no Santuário de Nossa Senhora da Peneda

10 Janeiro, 2024 | 12:36
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Já foi publicado em Diário da República, a abertura do concurso público para a construção de estacionamento a norte do santuário, orçado em 5,2 milhões de euros.

Elaborado pela Câmara e pela Confraria de Nossa Senhora da Peneda, o plano visa a valorização daquele património.

“Esta é a primeira obra de valorização de um dos símbolos máximos do turismo religioso em Portugal, nomeadamente dos monumentos marianos”, referiu João Manuel Esteves, presidente da Câmara de Arcos de Valdevez.

O autarca reforçou que este trabalho em conjunto, do município e da Confraria de Nossa Senhora da Peneda, pretende encontrar junto dos ministérios da Cultura e da Coesão Territorial, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e de outros organismos do Estado “uma calendarização do financiamento para procedermos à execução das obras”.

O plano de valorização do monumento prevê ainda arranjos exteriores, intervenções no santuário e nas capelas, tendo sido lançado agora a concurso público o estacionamento pelo preço base de 321 mil euros, com prazo de execução de 240 dias.

Recorde-se que o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, integrado na área do Parque Nacional de Peneda-Gerês, foi elevado a Santuário em abril 2020, por decreto do então bispo da Diocese de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira, e classificado como monumento nacional em outubro de 2023.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.

Desporto 2 Março, 2024

Canal 11 transmite jogo do Santa Luzia em Fafe

A Liga Feminina Placard regressa este sábado, com seis jogos imperdíveis agendados para o final da tarde, e a contarem para a jornada 20.

Desporto 2 Março, 2024

Juventude Viana recebe hoje Académica de Espinho

A Juventude Viana recebe, este sábado às 21h00, no Pavilhão José Natário a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins.

Nacional 2 Março, 2024

Eleições: Mais de 200 mil inscritos para voto antecipado em mobilidade

Mais de 200 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade no domingo, uma semana antes das eleições legislativas, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).