A 33º. Edição do Festival Jazz na Praça da Erva está de regresso a Viana do Castelo, entre 24 e 27 de julho. Contracantos de Miguel Calhaz com participação especial de Mário Costa e Cantigas de Maio ocupam o palco da Praça da Erva nos dias 24 e 25 de julho, respetivamente, cabendo a Carmen Souza e aos Mezzoforte o do Teatro Municipal Sá de Miranda nos dias 26 e 27 de Julho de 2024.
O festival, hoje apresentado em conferência de imprensa pelo Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, e por David Martins, da organização, tem como ambição entrar nos circuitos dos festivais internacionais, pelo que aposta em bons artistas de jazz para os quatro dias de festival.
24 de Julho (quarta)
CONTRACANTOS
projeto a solo de Miguel Calhaz – voz e contrabaixo
Participação especial: Mário Costa/bateria (Prémio Play do Jazz em 2024)
Local: Praça da Erva
25 de Julho (quinta)
CANTIGAS DO MAIO
Bernardo Moreira/contrabaixo
Ricardo Dias/piano
André Santos/guitarras
João Neves/voz
Este projeto traz para o jazz os grandes autores musicais que marcam uma viragem da história social, política e cultural do nosso país tais como: José Afonso, Fausto Bordalo Dias, Vitorino Salomé, Sérgio Godinho, José Mário Branco, entre outros…
Local: Praça da Erva

26 de Julho (sexta)
CARMEN SOUZA (Cabo Verde)
Com ascendência de Cabo Verde, Carmen Souza trouxe para o jazz os ritmos quentes da Morna, da Coladera e do Funaná. Possuidora de uma voz impressionante é ela mesma multi-instrumentista, tocando guitarra e piano. Tem vindo a percorrer os mais importantes festivais de jazz internacionais, marcando ainda presença nos mais emblemáticos clubes de jazz europeus, tais como: o La Cigale, em Paris ou o Ronnie Scott’s em Londres onde fez enorme sucesso.
Local: Teatro Sá de Miranda
27 de Julho (sábado)
MEZZOFORTE (Islândia)
Os MEZZOFORTE vêm da Islândia, sendo constituídos por músicos deste país, da Dinamarca e da Noruega.
São uma das maiores bandas do mundo de jazz-fusão, jazz progressivo e jazz-funk.
Com 47 anos de existência e um largo palamarés são uma ESTREIA ABSOLUTA – NUNCA ATUARAM EM PORTUGAL. O Concerto do 33º Festival Jazz na Praça da Erva é a primeira atuação deste grupo no nosso país.
Local: Teatro Sá de Miranda
Bilheteira:
Bilhetes/Preços:
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.