A 33º. Edição do Festival Jazz na Praça da Erva está de regresso a Viana do Castelo, entre 24 e 27 de julho. Contracantos de Miguel Calhaz com participação especial de Mário Costa e Cantigas de Maio ocupam o palco da Praça da Erva nos dias 24 e 25 de julho, respetivamente, cabendo a Carmen Souza e aos Mezzoforte o do Teatro Municipal Sá de Miranda nos dias 26 e 27 de Julho de 2024.
O festival, hoje apresentado em conferência de imprensa pelo Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, e por David Martins, da organização, tem como ambição entrar nos circuitos dos festivais internacionais, pelo que aposta em bons artistas de jazz para os quatro dias de festival.
24 de Julho (quarta)
CONTRACANTOS
projeto a solo de Miguel Calhaz – voz e contrabaixo
Participação especial: Mário Costa/bateria (Prémio Play do Jazz em 2024)
Local: Praça da Erva
25 de Julho (quinta)
CANTIGAS DO MAIO
Bernardo Moreira/contrabaixo
Ricardo Dias/piano
André Santos/guitarras
João Neves/voz
Este projeto traz para o jazz os grandes autores musicais que marcam uma viragem da história social, política e cultural do nosso país tais como: José Afonso, Fausto Bordalo Dias, Vitorino Salomé, Sérgio Godinho, José Mário Branco, entre outros…
Local: Praça da Erva

26 de Julho (sexta)
CARMEN SOUZA (Cabo Verde)
Com ascendência de Cabo Verde, Carmen Souza trouxe para o jazz os ritmos quentes da Morna, da Coladera e do Funaná. Possuidora de uma voz impressionante é ela mesma multi-instrumentista, tocando guitarra e piano. Tem vindo a percorrer os mais importantes festivais de jazz internacionais, marcando ainda presença nos mais emblemáticos clubes de jazz europeus, tais como: o La Cigale, em Paris ou o Ronnie Scott’s em Londres onde fez enorme sucesso.
Local: Teatro Sá de Miranda
27 de Julho (sábado)
MEZZOFORTE (Islândia)
Os MEZZOFORTE vêm da Islândia, sendo constituídos por músicos deste país, da Dinamarca e da Noruega.
São uma das maiores bandas do mundo de jazz-fusão, jazz progressivo e jazz-funk.
Com 47 anos de existência e um largo palamarés são uma ESTREIA ABSOLUTA – NUNCA ATUARAM EM PORTUGAL. O Concerto do 33º Festival Jazz na Praça da Erva é a primeira atuação deste grupo no nosso país.
Local: Teatro Sá de Miranda
Bilheteira:
Bilhetes/Preços:
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.