A 33º. Edição do Festival Jazz na Praça da Erva está de regresso a Viana do Castelo, entre 24 e 27 de julho. Contracantos de Miguel Calhaz com participação especial de Mário Costa e Cantigas de Maio ocupam o palco da Praça da Erva nos dias 24 e 25 de julho, respetivamente, cabendo a Carmen Souza e aos Mezzoforte o do Teatro Municipal Sá de Miranda nos dias 26 e 27 de Julho de 2024.
O festival, hoje apresentado em conferência de imprensa pelo Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, e por David Martins, da organização, tem como ambição entrar nos circuitos dos festivais internacionais, pelo que aposta em bons artistas de jazz para os quatro dias de festival.
24 de Julho (quarta)
CONTRACANTOS
projeto a solo de Miguel Calhaz – voz e contrabaixo
Participação especial: Mário Costa/bateria (Prémio Play do Jazz em 2024)
Local: Praça da Erva
25 de Julho (quinta)
CANTIGAS DO MAIO
Bernardo Moreira/contrabaixo
Ricardo Dias/piano
André Santos/guitarras
João Neves/voz
Este projeto traz para o jazz os grandes autores musicais que marcam uma viragem da história social, política e cultural do nosso país tais como: José Afonso, Fausto Bordalo Dias, Vitorino Salomé, Sérgio Godinho, José Mário Branco, entre outros…
Local: Praça da Erva

26 de Julho (sexta)
CARMEN SOUZA (Cabo Verde)
Com ascendência de Cabo Verde, Carmen Souza trouxe para o jazz os ritmos quentes da Morna, da Coladera e do Funaná. Possuidora de uma voz impressionante é ela mesma multi-instrumentista, tocando guitarra e piano. Tem vindo a percorrer os mais importantes festivais de jazz internacionais, marcando ainda presença nos mais emblemáticos clubes de jazz europeus, tais como: o La Cigale, em Paris ou o Ronnie Scott’s em Londres onde fez enorme sucesso.
Local: Teatro Sá de Miranda
27 de Julho (sábado)
MEZZOFORTE (Islândia)
Os MEZZOFORTE vêm da Islândia, sendo constituídos por músicos deste país, da Dinamarca e da Noruega.
São uma das maiores bandas do mundo de jazz-fusão, jazz progressivo e jazz-funk.
Com 47 anos de existência e um largo palamarés são uma ESTREIA ABSOLUTA – NUNCA ATUARAM EM PORTUGAL. O Concerto do 33º Festival Jazz na Praça da Erva é a primeira atuação deste grupo no nosso país.
Local: Teatro Sá de Miranda
Bilheteira:
Bilhetes/Preços:
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.
O cantor e compositor Miguel Araújo encerrou no sábado a comemoração dos 20 anos da sua carreira com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. A noite contou com a participação especial do baterista vianense Mário Costa, que acrescentou ritmo e intensidade a cada canção.
A Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, em Viana do Castelo, vai finalmente avançar para uma intervenção profunda de conservação e valorização. A empreitada, no valor global de 480 mil euros, foi consignada esta terça-feira numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e do pároco local, Renato Oliveira.
A Juventude Viana prestou, esta sábado, uma homenagem especial ao atleta Joaquín Fernandez, reconhecendo a sua prestação de excelência no Campeonato Pan-Americano de Hóquei em Patins 2025, onde representou a Seleção do Chile e alcançou uma conquista histórica para o país.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou, por unanimidade, a abertura da discussão pública da segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), cuja versão atual data de 2005.