A 7ª edição do concurso de fotografia "Viana e o Mar" reuniu 52 fotografias de 20 autores. Os trabalhos enviados a concurso serão agora submetidos à apreciação de um júri, da qual resultará a decisão do vencedor a anunciar publicamente no dia 19 de agosto, no Dia Mundial da Fotografia.
O concurso promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo pretende promover o Município enquanto “cidade náutica do Atlântico, apresentando um olhar documental ou artístico sobre a zona costeira e ribeirinha, atividades turísticas, culturais, desportos náuticos, atividades económicas e ainda as vivências e tradições das gentes vianenses ligadas ao mar”, explicou a autarquia, numa nota de imprensa.
Ainda de acordo com o Município, o júri que avaliará os trabalhos é constituído por um representante do Centro de Mar, da Câmara Municipal de Viana, por um representante da Associação de Produção e Animação Audiovisual (AO NORTE), por Abel Coentrão, da Associação cultural Bind’ó Peixe e David Tiago, fotógrafo profissional.
As fotografias concorrentes encontram-se disponíveis para apreciação do público nas redes sociais do Ambiente Viana do Castelo, aqui.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?