A 7ª edição do concurso de fotografia "Viana e o Mar" reuniu 52 fotografias de 20 autores. Os trabalhos enviados a concurso serão agora submetidos à apreciação de um júri, da qual resultará a decisão do vencedor a anunciar publicamente no dia 19 de agosto, no Dia Mundial da Fotografia.
O concurso promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo pretende promover o Município enquanto “cidade náutica do Atlântico, apresentando um olhar documental ou artístico sobre a zona costeira e ribeirinha, atividades turísticas, culturais, desportos náuticos, atividades económicas e ainda as vivências e tradições das gentes vianenses ligadas ao mar”, explicou a autarquia, numa nota de imprensa.
Ainda de acordo com o Município, o júri que avaliará os trabalhos é constituído por um representante do Centro de Mar, da Câmara Municipal de Viana, por um representante da Associação de Produção e Animação Audiovisual (AO NORTE), por Abel Coentrão, da Associação cultural Bind’ó Peixe e David Tiago, fotógrafo profissional.
As fotografias concorrentes encontram-se disponíveis para apreciação do público nas redes sociais do Ambiente Viana do Castelo, aqui.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.