Logo
Opinião

OPINIÃO: “Agonia no Coração”

25 Agosto, 2023 | 17:11
Partilhar
Paulo Gomes
2 min. leitura

Eu sei que ninguém me perguntou nada, mas mesmo assim, não sendo eu nem mais nem menos do que ninguém, mais do que ouvir, tenho sempre alguma coisa a dizer, então nas redes sociais, confesso, é um “instantinho”.

Em jeito de “résumé”, palavra chique para demonstrar que mesmo sendo oriundo de um lugar, vulgarmente conhecido como os “Cabeços”, uso práticas linguísticas reconhecidamente eruditas, a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia é do melhor que há no mundo. Época festiva de excelência, única altura do ano em que os Vianenses, mais conhecidos pelo nome fofinho de “Bianetas”, não falam mal da sua linda cidade de Viana do Castelo. A dizer mal de alguém, que seja dos de fora que não se sabem comportar, homessa.

A festa é da nossa cidade. A festa é da “nossa Ribeira”. A festa é nossa, é minha e tua, a festa é muito, mas mesmo muito, de quem a vive e aprecia até ficar sem energia.

O caos provocado por mais de 1 milhão de pessoas é tremendo, dirão alguns. Estacionamento selvagem, barulho até altas horas da noite, qual NeoPop, transito insuportável, cheiros nauseabundos de algumas ruas, atropelos físicos e sobretudo linguísticos constantes. Poderia fazer um outro texto a descrever os aspetos negativos que advém da Romaria. Mas não sou e dificilmente serei “Bianeta”, poderei ser noutros assuntos, mas a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia eleva a região, a cidade, os seus orgulhosos habitantes, ainda que por escasso tempo, ao topo do mundo das festas populares.

Este ano, dei por mim a refletir, (sim já tenho idade para isso) em toda esta euforia festiva e, principalmente, no orgulho tremendo nas minhas raízes.

As “nossas” Minhotas, são das mulheres mais belas do mundo, deitando por terra, toda a mitologia ancestral da “mulher de bigode, nem o diabo pode”. Portanto, para os comediantes de pé descalço, que não perdem a oportunidade de fazer a graçola, já deixou de fazer sentido há, pelo menos, 100 anos.

Os sempre nossos “Bombos São Sebastião Darque” estão a elevar muito o seu nível de atuação, simultaneamente, a elevar o nível de um espetáculo que apaixona e anima multidões, do miúdo ao graúdo, enchendo-nos a nós “bairristas cá do bairro” (desculpem o pleonasmo) de orgulho.

Ano após ano, o número de visitantes, de figurantes e, já agora, de figurinhas, aumenta a olhos vistos. Uns por religião e por devoção, muitos outros pela diversão e por distração, fazem desta, a maior Romaria Nacional. Que seja assim por muitos e bons anos.

Todas as entidades envolvidas na organização e segurança, sobretudo, esta última, que é muitas vezes esquecida, com a agravante de este ano a Volta a Portugal em Bicicleta terminar em Viana, em pleno dia 20 feriado municipal, estão todos de parabéns. Receber tamanha multidão numa cidade pequena de tamanho, não é tarefa para amadores.

Parabéns para a nossa amada “Ribeira” que se embeleza para agradar o festeiro apesar de, para mim, ser bela o ano inteiro.

Para o ano há mais, “é pro menino e prá menina”, já assim cantavam os míticos “Salada de Fruta”, não sem apreciarmos a bela Serenata no nosso Rio Lima, que este ano não foi à chuva. Mesmo sabendo como irá terminar, ficaremos eternamente surpreendidos com o sempre belíssimo slogan “VIANA É AMOR”.

Um bem-haja a todos até mesmo para os nossos fofinhos Bianetas.

Paulo Gomes

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita.