Logo
Regional

10 anos de Renascer de Areosa em exposição

30 Novembro, 2022 | 15:15
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Grupo Etnofolclórico "RENASCER" de Areosa, cumpre no dia 1 de dezembro de 2022 o seu 10º  aniversário. Neste ano especial de retoma da atividade pós-pandemia, este grupo decidiu marcar de uma  forma especial o 10º ano a longo prazo. A direção, cumprindo o desiderato estabelecido aquando o 9º  aniversário, comemorado em situação condicionada, devido às restrições que ainda se mantinham,  apresentou aos componentes e alguns amigos, a programação prevista para o 10º ano de existência, à qual se  davam forma as atividades de música, canto, dança, colóquios e exposições. 

Em janeiro, cumprindo a tradição de Janeiras, que temos vindo a manter de ano para ano, e não podendo  tocar de porta em porta, como habitualmente, fomos de porta em porta deixar na casa das pessoas com um  panfleto significativo dos nossos votos de um feliz ano.  

No mês de abril, realizou-se um colóquio, com uma abordagem sobre o futuro do folclore, em virtude da  situação pandémica vivida, o qual denominamos FOLKLORE 2.0. Este colóquio teve como convidados para o  Primeiro Painel – Presente e Futuro dos Festivais Internacionais, representando o CIOFF Portugal, Paulo  Marques, também representante do FOLK Cantanhede, para o Segundo Painel – Presente e Futuro dos Grupos  Folclóricos em Portugal, representando a Federação do Folclore Português, Dr. Daniel Café e para o Terceiro  Painel – Presente e Futuro do Folclore em Viana do Castelo, na representação da Vianafestas, Dr. Paulo  Carrança. De forma a familiarizarmos mais ainda o colóquio, concluímos esta tarde informativa com a Mesa  Redonda – Dificuldades em Pandemia e Futuro, na qual reunimos amigos de alguns Grupos Folclóricas,  nomeadamente o já mencionado Paulo Marques do Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, do Grupo  de Danças e Cantares de Perre – Manuel Arieira, do Grupo Folclórico de Viana – Francisco Vieira, e do Grupo  Etnofolclórico “RENASCER” de Areosa – Flávia Cunha, bem como da representante do Festival de Folclore  Internacional do Alto Minho – Maria José Xavier. 

Em junho, o canto foi a área desenvolvida, ao qual se juntou o Professor Vitor Lima, para fortalecer esta  componente artística, realizando uma aula de canto para os componentes e convidados do grupo, a qual foi  muito bem recebida por todos, tendo ficado o desejo para outras de continuação no futuro. 

No mês de setembro, dedicamo-nos à dança e à música ao longo de um dia inteiro, com a presença de  profissionais do vídeo e da fotografia, no qual tocamos, cantamos e dançamos, e do qual resultou o trabalho  base da exposição com inauguração marcada para o dia 1 de dezembro, data de comemoração do 10º  aniversário. 

A exposição “10 anos de Renascer de Areosa”, estará patente no Salão Ernesto Botelho da Sociedade de  Instrução e Recreio Social Areosense, entre o dia 1 de Dezembro, com abertura marcada para as 10.00h, e o  dia 14 do mesmo mês. Esta exposição, é o resultado do trabalho dos fotógrafos José Maria Barroso e Regina  Lamoroux Barroso, e do videógrafo Diogo Vale, que se juntaram ao Renascer de Areosa neste ano especial.  Fica um agradecimento enorme, em nome do Grupo Etnofolclórico “RENASCER” de Areosa, aos profissionais  da fotografia e vídeo, à SIRSA, no nome do seu Presidente da Direção Ernesto Botelho pela cedência dos  espaços de ensaios e para a realização da exposição, e a todos os que partilharam do êxito do 10º ano – componentes, amigos e colaboradores. 

Aqui fica o convite a todos para visitar a exposição 10 anos de Renascer de Areosa, no salão Ernesto Botelho  da ala sul da SIRSA em Areosa.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Julho, 2024

Construção da nova Residência Académica de Valença é “inédita”

A construção da nova residência académica de Valença está a decorrer a um bom ritmo. Situada na Avenida Pinto da Mota, a residência terá 32 quartos, num total de 56 camas.

Regional 26 Julho, 2024

Quatro homens suspeitos de roubarem 2,5 toneladas material de construção no Minho

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, constituiu arguidos quatro homens, com idades compreendidas entre os 21 e 69 anos, e recuperou diverso material furtado, nos concelhos de Viana do Castelo e Vila Verde.

Regional 26 Julho, 2024

Salva-vidas de Viana do Castelo resgatam duas pessoas à entrada da barra de Esposende

Os tripulantes da Estação Salva-vidas de Viana do Castelo resgataram, esta manhã, duas pessoas, de nacionalidade francesa, à entrada da barra de Esposende, que alegadamente foram arrastadas pela corrente que se fazia sentir, após terem caído da mota de água onde seguiam.

Desporto 26 Julho, 2024

Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris2024 tem início às 18h30

A Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos vai arrancar dentro de momentos. Este ano a cidade de Paris é a anfitriã, e promete uma cerimónia ousada, original e única.

Regional 26 Julho, 2024

Jovens monçanenses aderem ao “Voluntariado Jovem pela Natureza e Florestas”

Até ao final de agosto, vários jovens monçanenses estão a promover ações de limpeza e a identificar e remover espécies invasoras, nos troços da Ecovia junto ao rio Minho, entre as freguesias de Lapela e Bela, em Monção.

Regional 26 Julho, 2024

Viana do Castelo isenta feirantes de taxas no mês de agosto

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai isentar de taxas municipais, no mês de agosto, os feirantes da feira semanal, em virtude de o terrado ter sido cedido à Vianafestas no âmbito das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.

Nacional 26 Julho, 2024

Número de fogos rurais é o mais reduzido desde 2014

Um total de 1.812 incêndios rurais foram registados entre 01 de janeiro e 30 de junho deste ano, causando 2.964 hectares de área ardida, sendo o número de fogos mais reduzido desde 2014.