Logo
Regional

10 anos de Renascer de Areosa em exposição

30 Novembro, 2022 | 15:15
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Grupo Etnofolclórico "RENASCER" de Areosa, cumpre no dia 1 de dezembro de 2022 o seu 10º  aniversário. Neste ano especial de retoma da atividade pós-pandemia, este grupo decidiu marcar de uma  forma especial o 10º ano a longo prazo. A direção, cumprindo o desiderato estabelecido aquando o 9º  aniversário, comemorado em situação condicionada, devido às restrições que ainda se mantinham,  apresentou aos componentes e alguns amigos, a programação prevista para o 10º ano de existência, à qual se  davam forma as atividades de música, canto, dança, colóquios e exposições. 

Em janeiro, cumprindo a tradição de Janeiras, que temos vindo a manter de ano para ano, e não podendo  tocar de porta em porta, como habitualmente, fomos de porta em porta deixar na casa das pessoas com um  panfleto significativo dos nossos votos de um feliz ano.  

No mês de abril, realizou-se um colóquio, com uma abordagem sobre o futuro do folclore, em virtude da  situação pandémica vivida, o qual denominamos FOLKLORE 2.0. Este colóquio teve como convidados para o  Primeiro Painel – Presente e Futuro dos Festivais Internacionais, representando o CIOFF Portugal, Paulo  Marques, também representante do FOLK Cantanhede, para o Segundo Painel – Presente e Futuro dos Grupos  Folclóricos em Portugal, representando a Federação do Folclore Português, Dr. Daniel Café e para o Terceiro  Painel – Presente e Futuro do Folclore em Viana do Castelo, na representação da Vianafestas, Dr. Paulo  Carrança. De forma a familiarizarmos mais ainda o colóquio, concluímos esta tarde informativa com a Mesa  Redonda – Dificuldades em Pandemia e Futuro, na qual reunimos amigos de alguns Grupos Folclóricas,  nomeadamente o já mencionado Paulo Marques do Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, do Grupo  de Danças e Cantares de Perre – Manuel Arieira, do Grupo Folclórico de Viana – Francisco Vieira, e do Grupo  Etnofolclórico “RENASCER” de Areosa – Flávia Cunha, bem como da representante do Festival de Folclore  Internacional do Alto Minho – Maria José Xavier. 

Em junho, o canto foi a área desenvolvida, ao qual se juntou o Professor Vitor Lima, para fortalecer esta  componente artística, realizando uma aula de canto para os componentes e convidados do grupo, a qual foi  muito bem recebida por todos, tendo ficado o desejo para outras de continuação no futuro. 

No mês de setembro, dedicamo-nos à dança e à música ao longo de um dia inteiro, com a presença de  profissionais do vídeo e da fotografia, no qual tocamos, cantamos e dançamos, e do qual resultou o trabalho  base da exposição com inauguração marcada para o dia 1 de dezembro, data de comemoração do 10º  aniversário. 

A exposição “10 anos de Renascer de Areosa”, estará patente no Salão Ernesto Botelho da Sociedade de  Instrução e Recreio Social Areosense, entre o dia 1 de Dezembro, com abertura marcada para as 10.00h, e o  dia 14 do mesmo mês. Esta exposição, é o resultado do trabalho dos fotógrafos José Maria Barroso e Regina  Lamoroux Barroso, e do videógrafo Diogo Vale, que se juntaram ao Renascer de Areosa neste ano especial.  Fica um agradecimento enorme, em nome do Grupo Etnofolclórico “RENASCER” de Areosa, aos profissionais  da fotografia e vídeo, à SIRSA, no nome do seu Presidente da Direção Ernesto Botelho pela cedência dos  espaços de ensaios e para a realização da exposição, e a todos os que partilharam do êxito do 10º ano – componentes, amigos e colaboradores. 

Aqui fica o convite a todos para visitar a exposição 10 anos de Renascer de Areosa, no salão Ernesto Botelho  da ala sul da SIRSA em Areosa.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Junho, 2024

CIM Alto Minho promove sessão de esclarecimento sobre apoios na área da inovação social

Decorreu em Viana do Castelo, uma sessão de esclarecimento dedicada ao Aviso NORTE2030-2024-8 "Parcerias para a Inovação Social", aberto no âmbito do Norte 2030 – Programa Operacional Regional do Norte 2021-2027, para apoiar projetos inovadores com impactos sociais positivos.

Regional 14 Junho, 2024

Projeto para demolir habitações em risco na costa de Esposende concluído até dezembro

O projeto de execução para demolição das construções em risco em Cedovém, em Esposende, cuja conclusão esteve prevista para final de 2023, vai avançar, após aval do novo Governo, prevendo-se a sua conclusão até dezembro, foi hoje revelado.

Regional 14 Junho, 2024

APA defende interesse público de linha de Alta Tensão contestada por autarcas do Alto Minho

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que invocou em tribunal o interesse público para impedir o adiamento do licenciamento e avanço da linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza), contestada por autarcas do Alto Minho.

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.

Nacional 13 Junho, 2024

Governo vai auditar conselhos de administração dos hospitais

O Governo vai criar uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais, anunciou a ministra da Saúde, que considerou esta medida importante para aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde.